Governo Trump quer pedir senhas dos celulares de turistas que forem aos Estados Unidos

O governo do presidente Donald Trump pode adotar medidas ainda mais rigorosas quanto ao porte de produtos eletrônicos em voos e aeroportos. De acordo com o Wall Street Journal, a administração do magnata está desenvolvendo novos procedimentos de segurança que podem obrigar turistas a fornecer senhas e contatos guardados em dispositivos como tablets, notebooks e smartphones.

Com base na “medida extrema” que está em discussão, o governo americano teria o direito de examinar quaisquer informações armazenadas nos telefones de todo turista que planeja visitar os Estados Unidos.

Atualmente, apenas oficiais das fronteiras de países que fazem divisa com os EUA podem inspecionar os gadgets dos usuários – isso apenas em casos isolados, e mesmo assim sem precisar vasculhar todo o conteúdo guardado nesses aparelhos.

A partir de medidas mais rígidas, os visitantes, além de terem os dispositivos eletrônicos confiscados, participariam de entrevistas em que teriam de responder perguntas pessoais e invasivas sobre crenças e ideologias.

“Se houver qualquer suspeita sobre as intenções de uma pessoa vir aos EUA, então ela terá de comprovar que está vindo por motivos legítimos”, disse Gene Hamilton, conselheiro sênior do general John Kelly, da secretaria de segurança interna.

O número de aeroportos que contariam com essa restrição seria ampliado, e não apenas refugiados seriam abordados, mas também imigrantes de qualquer local do globo.

As mudanças afetariam inclusive os países que fazem parte do programa de Isenção de Vistos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que oferece admissões mais rápidas sem a necessidade de visto para moradores de 38 nações, entre elas França, Austrália, Japão e Grã-Bretanha.

As novas regras entrariam como complemento de uma proibição anunciada em março pelo governo americano, em que os passageiros cujo o embarque seja em dez aeroportos – quase todos em países de maioria muçulmana – não podem levar para as cabines dos aviões nenhum dispositivo eletrônico maior do que um smartphone.

Qualquer outro aparelho maior do que isso precisa ser verificado e enviado como bagagem despachada.

Segundo os Estados Unidos, a proibição é para evitar ameaças terroristas, já que o governo afirma ter recebido relatos de que integrantes do grupo extremista Estado Islâmico (ISIS) desenvolveram bombas que podem ser instaladas em aparelhos eletrônicos, e o pior: não podem ser identificadas pelos scanners e seguranças dos aeroportos.

Após os EUA anunciarem a restrição, o Reino Unido optou por adotar medidas parecidas em voos com destino ou procedente da Turquia, Líbano, Jordânia, Egito, Tunísia e Arábia Saudita. O Canadá também estuda o impacto da nova regra caso ela seja implementada no país.

A senadora Claire McCaskill criticou a possibilidade de ampliar a proibição dizendo que medidas tão rígidas como esta podem prejudicar o turismo nos Estados Unidos.

“Eu vou te dizer que, se me dissessem que, para entrar no país eu tenho de responder perguntas sobre minhas crenças, então eu não iria. Parece que estamos sinalizando para o mundo algo que é muito antiamericano”, afirmou.

Relatórios recentes apontam que o número de celulares vasculhados nas fronteiras americanas cresceu nos últimos dois anos: de 4 mil em 2015 para 23 mil em 2016.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …