Espanha multa Facebook em 1,2 milhão de euros por usar dados sem permissão

A Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD) multou o Facebook em 1,2 milhão de euros por violar as normas locais, ao constatar que a rede social recopila, armazena e usa dados com fins de publicidade sem o consentimento dos usuários.

A AEPD informou nesta segunda-feira (11) que os dados sobre ideologia, sexo, crenças religiosas, gostos pessoais e navegação são recolhidos diretamente, mediante a interação dos usuários com os serviços da rede social ou a partir de páginas de terceiros sem informar claramente sobre o uso e a finalidade dada a essas informações.

O Facebook não obtém um consentimento “inequívoco, específico e informado” dos usuários para tratar seus dados, já que as informações que oferece não são adequadas, diz a agência.

Além disso, a rede social filtra informações “especialmente protegidas” com fins de publicidade sem obter o consentimento expresso dos usuários e esses dados não são cancelados totalmente quando deixam de ser úteis ao fim para o qual foram recolhidos, nem quando o usuário solicita explicitamente sua eliminação.

A agência determinou que foram cometidas duas infrações graves e uma muito grave da Lei de Proteção de Dados e impôs ao Facebook duas sanções que somam um total de 1,2 milhão de euros.

Segundo a AEPD, a rede social recolhe outros dados derivados da interação dos usuários na plataforma e em sites de terceiros sem que estes percebam claramente as informações que o Facebook recolhe sobre eles nem com que finalidade vai utilizá-las, além de outras irregularidades.

O órgão confirmou que os usuários não são informados que suas informações serão obtidas mediante o uso de “cookies” quando navegam por páginas que não são do Facebook e que contêm o botão “curtir”.

Esta situação também ocorre quando os usuários não são membros da rede social, mas visitaram alguma vez uma de suas páginas, bem como quando usuários que estão registrados no Facebook navegam por páginas de terceiros, inclusive sem iniciar sessão no Facebook.

Segundo a AEPD, a rede social faz referência de forma imprecisa ao uso que faz dos dados que recolhe, de modo que um usuário do Facebook com um conhecimento médio sobre as novas tecnologias não chega a ser consciente da coleta de dados, nem do seu armazenamento e posterior tratamento.

Por isso, a agência concluiu que o Facebook não solicita de forma adequada o consentimento nem dos seus usuários nem daqueles que não o são, o que constitui uma infração considerada “grave”.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nokia é a marca de Android mais durável e segura, aponta pesquisa

A Counterpoint Research divulgou um novo relatório sobre o índice de confiabilidade das fabricantes de smartphones e destacou o desempenho da HMD/Nokia, que liderou o ranking pelo segundo ano. Em resumo, a empresa foi a …

Rejeição à França aumenta no mundo islâmico

Após governo Macron sair em defesa do secularismo e iniciar ofensiva contra o islã radical, líderes como o presidente turco Erdogan passam a insuflar suas populações como forma de distração de problemas internos. Na esteira do …

Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de …

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …

NASA descobre grandes quantidades de água em cratera iluminada na Lua

Nesta segunda-feira (26), a NASA revelou os resultados de dois estudos que trouxeram novas descobertas sobre a Lua: dados obtidos pelo observatório aéreo Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA) confirmam, pela primeira vez, que existe …

Ciclone no litoral brasileiro pode causar tempestades em 9 estados

Um ciclone no litoral brasileiro já está causando graves chuvas em diversas regiões do Brasil e seus impactos podem causar tempestades em 9 estados. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu sinal de alerta para diversas …

Processo contra o Google nos EUA pode afetar o modo como você usa seu celular

Na última terça-feira (23), o Departamento de Justiça dos EUA entregou um "presente de Halloween" pouco agradável ao Google: um gigantesco processo antitruste, acusando a empresa de práticas que eliminam a competição nos mercados de …