As placas tectônicas foram essenciais para a vida na Terra

O esfriamento rápido no interior do manto da Terra através das placas tectônicas teve um papel fundamental no desenvolvimento das primeiras formas de vida e da oxigenação da atmosfera.

Cientistas das Universidades de Curtin e Adelaide, na Austrália, e da Universidade da Califórnia em Riverside, recolheram e analisaram dados sobre rochas ígneas de repositórios de dados geológicos e geoquímicos na Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Suécia e EUA, informa a Europa Press.

A equipe de pesquisadores descobriu que, durante os 4,5 bilhões de anos de desenvolvimento da Terra, rochas ricas em fósforo se acumularam na crosta terrestre e, assim, ligaram esta acumulação com a do oxigênio na atmosfera.

O fósforo é essencial para a vida assim como a conhecemos. Os fosfatos, que são compostos que contêm fósforo e oxigênio, fazem parte das redes tronco do DNA e RNA, assim como das membranas das células.

Para descobrir como os níveis do fósforo na crosta terrestre aumentaram com o tempo, os cientistas estudaram como se formou a rocha à medida que o manto da Terra esfriava. Para isso, fizeram modelos para descobrir como as rochas derivadas do manto mudaram a composição como consequência do esfriamento a longo prazo.

Os resultados do estudo, publicado em maio nas Earth and Planetary Science Letters, sugerem que, durante um período inicial e mais quente na história da Terra, isto é, entre 4 e 2,5 bilhões de anos atrás, havia uma maior quantidade de manto fundido. O fósforo estava muito diluído nas rochas.

No entanto, com o passar do tempo, a Terra esfriou o suficiente, auxiliada pelo aparecimento das placas tectônicas, fazendo com que a crosta exterior mais fria do planeta fosse subduzida de novo pelo manto mais quente. Com esse arrefecimento, o manto parcial derreteu e ficou menor.

O fósforo se concentrou e cristalizou em um mineral chamado apatita, que se transformou em parte das rochas ígneas que foram criadas a partir do manto frio. Eventualmente, escreve o mesmo site, essas rochas alcançaram a superfície da Terra e formaram uma grande proporção da crosta.

Quando os minerais de fósforo derivados da crosta se misturaram com a água em lagos, rios e oceanos, a apatita se decompôs em fosfatos, que ficaram disponíveis para o desenvolvimento e nutrição da vida primitiva.

Os cientistas estimaram então a mistura dos elementos da crosta terrestre com a água do mar ao longo do tempo e descobriram que os níveis mais altos dos elementos bioessenciais são paralelos aos mais antigos aumentos da oxigenação da atmosfera terrestre: o Grande Evento de Oxigenação (GOE), há 2,4 bilhões de anos e o Proterozoico, há 800 milhões, depois dos quais se supõem níveis de oxigênio suficientemente altos para suportar a vida multicelular.

Para entender como essas reações afetaram os níveis de oxigênio na atmosfera durante um período de 4 bilhões de anos, os pesquisadores mediram as quantidades de enxofre e ferro nas rochas ígneas, descobrindo que as diminuições destes elementos e o aumento do fósforo eram paralelos aos dois eventos citados acima.

“É intrigante pensar que o oxigênio de que dependemos deve a sua origem às diminuições seculares na temperatura do manto terrestre, que se acredita terem caído cerca de 1550ºC há cerca de 3 bilhões de anos para os 1350ºC da atualidade”, afirma Peter Cawood, da Universidade Monash, em Melbourne, à Astrobiology Magazine.

“Poderia ocorrer um cenário semelhante em um exoplaneta?”, questiona a Europa Press.

Grant Cox, cientista da Universidade de Adelaide e coautor do estudo, diz que “essa relação (entre o aumento dos níveis de oxigênio e o esfriamento do manto) tem implicações em qualquer planeta terrestre. Todos os planetas esfriaram, e aqueles com convecção tectônica de placas eficiente esfriaram ainda mais rapidamente”.

“Podemos concluir que a velocidade deste esfriamento pode afetar a velocidade e o padrão da evolução biológica em qualquer planeta potencialmente habitável“.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …