As placas tectônicas foram essenciais para a vida na Terra

O esfriamento rápido no interior do manto da Terra através das placas tectônicas teve um papel fundamental no desenvolvimento das primeiras formas de vida e da oxigenação da atmosfera.

Cientistas das Universidades de Curtin e Adelaide, na Austrália, e da Universidade da Califórnia em Riverside, recolheram e analisaram dados sobre rochas ígneas de repositórios de dados geológicos e geoquímicos na Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Suécia e EUA, informa a Europa Press.

A equipe de pesquisadores descobriu que, durante os 4,5 bilhões de anos de desenvolvimento da Terra, rochas ricas em fósforo se acumularam na crosta terrestre e, assim, ligaram esta acumulação com a do oxigênio na atmosfera.

O fósforo é essencial para a vida assim como a conhecemos. Os fosfatos, que são compostos que contêm fósforo e oxigênio, fazem parte das redes tronco do DNA e RNA, assim como das membranas das células.

Para descobrir como os níveis do fósforo na crosta terrestre aumentaram com o tempo, os cientistas estudaram como se formou a rocha à medida que o manto da Terra esfriava. Para isso, fizeram modelos para descobrir como as rochas derivadas do manto mudaram a composição como consequência do esfriamento a longo prazo.

Os resultados do estudo, publicado em maio nas Earth and Planetary Science Letters, sugerem que, durante um período inicial e mais quente na história da Terra, isto é, entre 4 e 2,5 bilhões de anos atrás, havia uma maior quantidade de manto fundido. O fósforo estava muito diluído nas rochas.

No entanto, com o passar do tempo, a Terra esfriou o suficiente, auxiliada pelo aparecimento das placas tectônicas, fazendo com que a crosta exterior mais fria do planeta fosse subduzida de novo pelo manto mais quente. Com esse arrefecimento, o manto parcial derreteu e ficou menor.

O fósforo se concentrou e cristalizou em um mineral chamado apatita, que se transformou em parte das rochas ígneas que foram criadas a partir do manto frio. Eventualmente, escreve o mesmo site, essas rochas alcançaram a superfície da Terra e formaram uma grande proporção da crosta.

Quando os minerais de fósforo derivados da crosta se misturaram com a água em lagos, rios e oceanos, a apatita se decompôs em fosfatos, que ficaram disponíveis para o desenvolvimento e nutrição da vida primitiva.

Os cientistas estimaram então a mistura dos elementos da crosta terrestre com a água do mar ao longo do tempo e descobriram que os níveis mais altos dos elementos bioessenciais são paralelos aos mais antigos aumentos da oxigenação da atmosfera terrestre: o Grande Evento de Oxigenação (GOE), há 2,4 bilhões de anos e o Proterozoico, há 800 milhões, depois dos quais se supõem níveis de oxigênio suficientemente altos para suportar a vida multicelular.

Para entender como essas reações afetaram os níveis de oxigênio na atmosfera durante um período de 4 bilhões de anos, os pesquisadores mediram as quantidades de enxofre e ferro nas rochas ígneas, descobrindo que as diminuições destes elementos e o aumento do fósforo eram paralelos aos dois eventos citados acima.

“É intrigante pensar que o oxigênio de que dependemos deve a sua origem às diminuições seculares na temperatura do manto terrestre, que se acredita terem caído cerca de 1550ºC há cerca de 3 bilhões de anos para os 1350ºC da atualidade”, afirma Peter Cawood, da Universidade Monash, em Melbourne, à Astrobiology Magazine.

“Poderia ocorrer um cenário semelhante em um exoplaneta?”, questiona a Europa Press.

Grant Cox, cientista da Universidade de Adelaide e coautor do estudo, diz que “essa relação (entre o aumento dos níveis de oxigênio e o esfriamento do manto) tem implicações em qualquer planeta terrestre. Todos os planetas esfriaram, e aqueles com convecção tectônica de placas eficiente esfriaram ainda mais rapidamente”.

“Podemos concluir que a velocidade deste esfriamento pode afetar a velocidade e o padrão da evolução biológica em qualquer planeta potencialmente habitável“.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …