Turistas pagam 100 euros a morador de rua para fazer tatuagem na testa na Espanha

(dr)

Tomek, o morador de rua que recebeu 100 euros de turistas ingleses para fazer uma tatuagem na testa

Tomek, um morador de rua polonês de 34 anos, recebeu 100 euros (cerca R$ 435) de um grupo de turistas ingleses que comemoravam uma despedida de solteiro em Benidorm, na Espanha, para fazer uma tatuagem na testa com detalhes sobre o noivo.

“Jamie Blake, North Shields, N28”. Foi esta a frase que Tomek, um morador de rua polonês vivendo em Benidorm, na Espanha, tatuou na testa em troca de 100 euros. De acordo com o The Guardian, a proposta foi feita por um grupo de turistas britânicos que festejavam uma despedida de solteiro.

Em declarações ao jornal, Karen Maling Cowles, presidente da Benidorm British Business Association, afirma que o mendigo de 34 anos tatuou o nome e a nova morada do noivo, embora a tatuagem não tenha sido acabada porque Tomek estava com muitas dores.

O estúdio que fez a tatuagem compartilhou a fotografia do momento no Facebook, que entretanto foi apagada, causando a revolta dos residentes dessa região turística. Cowles conseguiu, entretanto, encontrar o polonês depois de ver a foto na rede social.

“Fiquei chocada. Em nível humano, isso é repugnante, esse rapaz podia ser meu filho. A comunidade está revoltada e muitos turistas também. É horrível, pegar na situação de uma pessoa vulnerável e pensar que, desperdiçando algum dinheiro, se pode ter um pouco de diversão”, disse ao diário inglês.

Cowles explicou que o morador de rua tem icterícia, tremores e problemas com o álcool, acrescentando ainda que teria chegado a Benidorm depois de andar 2.700 quilômetros, após ter terminado com a namorada.

Depois de ter ficado com os 100 euros, Tomek admitiu que gastou parte do dinheiro e que o restante, cerca de 17 euros (R$ 74), lhe acabou por ser roubado quando foi atacado na praia.

“Claro que quando alguém oferece 100 euros a um morador de rua, essa pessoa aceita”, afirma Cowles, cujo marido é tatuador. “Infelizmente, isso é o que acontece com pessoas que estão vulneráveis. Ficou envergonhado quando me aproximei dele porque estava coberto de areia por estar dormindo na praia. Eu disse: ‘Vou fazer alguma coisa para tentar te ajudar’ e ele pegou na minha mão, a beijou e respondeu: ‘Você é um anjo’“.

Inicialmente, Maling Cowles planejava angariar dinheiro para que o morador de rua conseguisse remover a tatuagem, no entanto, depois de conhecer Tomek, decidiu fazer mais por ele.

“Remover a tatuagem é importante porque mostra que não aceitamos isso, mas o resto da sua vida também é muito importante”, disse. “Quero dar a ele a ajuda que precisa”.

Perante o sucedido, Cowles acredita que é necessário existir um diálogo mais amplo sobre o comportamento de alguns turistas britânicos no estrangeiro. “Temos que entender por que esse tipo de comportamento acontece e porque é que supostamente não há problema em fazer o que lhes bem apetece quando estão de férias”.

O município de Benidorm, que passou anos tentando mudar o estigma de ser uma zona de festas e álcool para se tornar um resort de luxo, já tinha emitido avisos em abril contra os turistas envolvidos em “comportamentos não-cívicos”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 9 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de realizada a necropsia, a causa da morte foi determinada: …

Misteriosa minilua vai entrar na órbita da Terra em outubro e ficará por meio ano

Corpo celeste tem uma velocidade muito baixa, o que é atípico para asteroides. Cientistas suspeitam que a minilua afinal seja lixo espacial do século passado. Astrônomos descobriram o corpo celeste 2020 SO, que está em uma …

Na ONU, Bolsonaro diz ser vítima de campanha de desinformação

Presidente defende política ambiental do governo e afirma que Amazônia e Pantanal sofrem campanha de desinformação internacional. Ele também elogia sua gestão da epidemia de covid-19, que já matou 137 mil. No discurso de abertura da …

CDC faz alerta sobre transmissão da COVID-19 através do ar, mas volta atrás

Não é segredo que pesquisadores ainda buscam consenso sobre a ação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no organismo humano. Nesse cenário, até o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos gerou polêmica nesta …