Terremotos podem desencadear tremores no outro lado do mundo

Uma estudo recente descobriu que um grande terremoto pode causar tremores secundários não só perto do epicentro, como no lado oposto do planeta.

Os terremotos secundários são uma característica bastante comum nos grandes tremores, mas, normalmente, ocorrem relativamente perto do epicentro do abalo sísmico.

Agora, e pela primeira vez, pesquisadores descobriram evidências de que os terremotos desencadeiam outros eventos sísmicos no outro lado do mundo, sugerindo um efeito em cascata que, no futuro, pode ser utilizado para prever catástrofes. As conclusões foram publicadas na quinta-feira (2) nos Nature Scientific Reports.

Cientistas da Oregon State University analisaram quase meio século de dados sobre terremotos e chegaram a uma conclusão surpreendente: quando grandes terremotos assolam uma região, há uma boa probabilidade de ocorrer outro sismo, no outro lado do planeta nos dias seguintes.

“Os casos em estudo mostraram um claro e detectável aumento nas taxas” relacionadas com a ocorrência desses fenômenos geológicos, disse o cientista Robert O’Malley.

Os pesquisadores concluíram que quando um terremoto de magnitude igual ou superior 6,5 na Escala Richter ocorre, é muito provável que outro tremor de magnitude 5,0 ou mais aconteça até três dias depois.

A maioria dos eventos sísmicos são causados por fragmentos da crosta terrestre que colidem entre si, enquanto são puxados e empurrados pela agitação gradual das “entranhas” derretidas do planeta.

De vez em quando, se a tensão supera a fricção entre essas placas gigantes, há uma súbita liberação de energia, que muitas vezes pode originar uma série de pequenos tremores de terra em cascata.

“Os terremotos são parte do ciclo de acumulação e liberação de tensão das placas tectônicas. Como resultado, as falhas das placas podem ser alcançadas, desencadeando um sismo”, explicou O’Malley.

Essas ondas de energia podem sacudir a superfície da terra, mas também podem direcionar ondas de pressão para o manto terrestre. Por isso, estas ondas são muitas vezes utilizadas como uma espécie de sonar gigante, permitindo estudar a estrutura interna do planeta.

Vários estudos têm sido realizados sobre a atividade sísmica. Um deles, publicado em 2011 na Nature, estudou as mudanças na frequência dos terremotos meses após o fenômeno. A pesquisa então contradiz o estudo recentemente liderado por O’Malley, defendendo que não há muitos terremotos desencadeados além do epicentro.

No entanto, os cientistas dizem que o novo estudo pode ser mais “sensível”, ressaltando, no entanto, que é necessário fazer novas pesquisas antes de estabelecer uma ligação direta entre os eventos sísmicos.

Identificar exatamente onde e quando terremotos catastróficos vão sacudir o solo, pode, apesar de muito difícil, ajudar a salvar milhares de vidas. Por isso, qualquer estudo que possa ajudar a calcular a probabilidade de um evento sísmico acontecer é extremamente útil.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …