O negócio dos videogames movimenta muito dinheiro, não só para as produtoras, mas também para os diversos jogadores profissionais e youtubers que divertem seus fãs ao compartilharem suas aventuras virtuais. Mas o jogo Fortnite tem elevado a situação a outro nível.
Já havia diversas formas de ganhar dinheiro com o Fortnite, por exemplo através da venda de contas, ajuda e proteção no jogo. Mas os próprios pais das crianças entrarem diretamente no negócio, é realmente levar o jogo a um novo nível.
A notícia acaba não surpreendendo os mais atentos, já que o jogo da Epic Games é um sucesso a nível mundial e envolve, cada vez mais, jogadores – e dinheiro. A própria Epic Games anunciou que durante 2018 iria investir 100 milhões de dólares em torneios, ajudando a aumentar o alcance do Fortnite.
A procura por parte dos jogadores desse jogo não é nova, mas o vício e o envolvimento que os jovens têm neste caso, bem como o seu sucesso, eleva a franquia da forma como olhamos para a sociedade e como ela reage.
Para os especialistas, há duas razões que levam os pais norte-americanos a pagar explicações de Fortnite para seus filhos. Um dos principais motivos é evitar a exclusão social devido ao jogo.
Com o sucesso que o jogo atingiu, ser bom jogador dita a popularidade dos jogadores na vida real – nas escolas e na sociedade –, contam o USA Today e o Wall Street Journal, os próprios pais, preocupados com o bem-estar, imagem social e a inserção dos filhos na sociedade, pagam explicações sobre o jogo.
Segundo é possível pesquisar em sites de classificados, como o Craigslist ou o eBay, e nas redes sociais, as explicações variam entre os 10 e os 25 dólares por hora.
Mas o outro grande motivo que tem levado os pais norte-americanos a pagar explicações de Fortnite, se baseia na nova tendência das faculdades dos EUA, cujas propinas são normalmente caras, que oferecem bolsas de estudo para equipes de eSports – sendo o Fortnite um dos jogos mais populares.
Algumas faculdades têm já equipes de eSports em competição, oferecendo milhares de dólares em bolsas de estudo e prêmios para os estudantes.
Ciberia // ZAP