(dr) Yuri Orlov Palaeontological Museum

O crânio do wetlugasaurus encontrado em Samara, na Rússia
Os pesquisadores nunca pensaram que, em um simples pedaço de rocha, iam fazer uma descoberta com um significado tão importante.
Cientistas da Universidade Estatal Técnica de Samara, na Rússia, descobriram o crânio mais completo já encontrado de um wetlugasaurus, um estranho animal pré-histórico.
Trata-se de um gênero extinto do anfíbio Temnospondyli, que viveu no planeta Terra durante o Triássico Inferior, ou seja, entre 247 e 252 milhões de anos atrás. Tinha um crânio de 22 centímetros de comprimento e alcançava um comprimento total de um metro.
Inicialmente, os paleontólogos pensaram que os ossos, encontrados em um pedaço de rocha no sudeste da região russa de Samara, em junho, não era muito valioso.
No entanto, uma pesquisa mais detalhada, com a ajuda de paleontólogos da Academia de Ciências da Rússia, mostrou que se tratava do crânio mais completo já encontrado da criatura com dentes e orifícios nasais posteriores. “A notícia foi completamente inesperada para nós”, admitiu a cientista russa Aliona Mórova à mídia russa.
Os restos do animal foram encontrados pela primeira vez nas margens do rio Vetluga, nos anos 1920.