Mistério dos dinossauros com espigões no crânio é finalmente desvendado

(cv)

Reconstituição de um dinossauro Akainacephalus johnsoni

Em 2018, paleontólogos encontraram um fóssil de um anquilossauro com espigões no crânio em Utah, nos EUA. A maioria dos dinossauros encontrados na área tinha uma armadura óssea suave no crânio, o que intrigou os cientistas que só agora conseguiram desvendar o mistério. 

Depois de dez anos de pesquisa, a pesquisa foi finalmente publicada na quinta-feira (20) na revista PeerJ, confirmando que esses fósseis estranhos são, na verdade, um novo tipo de dinossauro, atualmente representado por uma espécie – Akainacephalus johnsoni.

O nome do gênero Akainacephalus descreve o crânio único do animal, pois as palavras gregas “akaina” e “cephalus” significam, respectivamente, “ponta” e “cabeça”.

Ankylosaurids é uma família de dinossauros “blindados” que viveu durante o período Cretáceo – entre 100 e 66 milhões de anos. Na maioria, esses animais eram herbívoros e passavam seus dias se arrastando, dando, por vezes, cabeçadas em outros animais.

Existem muitos tipos diferentes de ankylosaurids, mas a maioria desses animais são oriundos do oeste da América do Norte durante o Cretáceo Superior e tinham uma armadura óssea suave nas cabeças.

A espécie de dinossauros de cabeça “espetada” foi descoberta há 76 milhões de anos, mas os cientistas perceberam, desde cedo, que os vestígios encontrados em Utah não eram exatamente como os restantes – e levou bastante tempo até enquadrar esses animais na árvore genealógica dos dinossauros.

Ao contrário do que seria de se esperar, esse novo tipo de dinossauro encontrado nos EUA não se relacionava com os anquilossauros encontrados no oeste da América do Norte. A equipe de pesquisa descobriu que a espécie akainacephalus johnsoni estava mais ligada aos anquilossauros asiáticos, como a Saichania e a Tarchia.

“Uma hipótese razoável seria que os anquilossauros de Utah estivessem relacionados com os animais encontrados em outros lugares no oeste da América do Norte, por isso ficamos surpreendidos ao descobrir que Akainacephalus está relacionada com espécies da Ásia”, disse Randall Irmis, curador de Paleontologia no Museu de História Natural de Utah.

Essa diferença geográfica significa que houve, pelo menos, dois movimentos migratórios durante o Cretáceo Superior. E, como Akainacephalus e um parente próximo de Nodocephalosaurus acabaram ambos no norte da América, tiveram que, em algum momento, vagar por terras asiáticas.

“É sempre excitante fazer a taxonomia de um novo fóssil. Mas é igualmente empolgante se esse táxon também fornecer informações sobre a pintura geral da sua vida, como sua dieta alimentar, seu comportamento ou o ambiente em que viveu”, explicou um dos autores do estudo, Jelle Wiersma.

“Esse não é o primeiro dinossauro Akainacephalus do Cretáceo Superior descrito e identificado em Utah, mas esse animal único também fortalece a evidência de que existiam diferentes origens de norte a sul durante o período da antiga Laramidia”.

O esqueleto encontrado é o anquilossauro mais completo do Cretáceo Superior da região. Inclui um crânio completo, um conjunto de vértebras, uma cauda completa e até algumas partes dos membros anteriores e posteriores.

O dinossauro foi encontrado em 2008, mas só quatro anos depois é que foi possível remover todos os fósseis da rocha e dos escombros que estavam à sua volta.

“É extremamente fascinante e importante para a ciência da paleontologia que possamos ler tanta informação do registro fóssil, nos permitindo entender melhor os organismos extintos e os ecossistemas dos quais faziam parte”, concluiu Jelle Wiersma.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Freiras desviam 500 mil de escola católica para jogar em Las Vegas

Duas freiras norte-americanas admitiram terem desviado fundos escolares estimados em 500 mil de dólares para realizarem viagens aos cassinos de Las Vegas, anunciou esta semana a arquidiocese de Los Angeles. O desvio de fundos destinados a …

Uma selfie em meio aos protestos em Paris: “metáfora do nosso tempo”

Uma foto do jornalista russo Ilya Varlamov está correndo o mundo, sendo considerada por muitos internautas como um documento que “capta de forma precisa o espírito da nossa era”. A imagem de uma jovem tirando uma selfie …

Experiências de quase-morte: luz no fim do túnel pode ter explicação

Pessoas que estiveram à beira da morte afirmam ter visto uma luz branca brilhante no fim de um túnel e encontrado familiares ou animais de estimação. Apesar do tom sobrenatural, a ciência consegue explicar o …

Setenta anos depois, teste de DNA reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que sua bebê recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que mentiu sobre suas origens. Agora, mãe e filha se conheceram graças a um teste de …

“Lobisomem da Sibéria”: maior assassino em série da Rússia era policial e matou 78 mulheres

Um ex-policial russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado nesta segunda-feira (10) na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história …

Pacto Global para Migração da ONU é aprovado por mais de 150 países

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular das Nações Unidas (ONU) foi aprovado nesta segunda-feira (10) por mais de 150 países presentes na conferência intergovernamental da organização na cidade marroquina de Marraquexe. A …

Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social

O secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Abi-Ramia Caetano, foi eleito para o cargo de secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social (2019-2024). Ele será o primeiro brasileiro a ocupar a posição. Em …

Professora diz aos alunos que o Papai Noel não existe (e é demitida)

Uma professora substituta, em uma cidade norte-americana, já não vai voltar a ser chamada para dar aulas – além do Papai Noel, ela também “matou” o Coelhinho da Páscoa e a Fada do Dente. Por todo …

Maior quebra-cabeças do mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …