Cientistas que descobriram que uma volta em uma montanha-russa pode ser uma forma eficaz de curar pedras nos rins foram alguns do vencedores dos prêmios Ig Nobel deste ano.
Os prêmios Ig Nobel, organizados pela revista norte-americana Annals of Improbable Research, celebram pesquisas improváveis, estranhas, mas com veracidade científica.
Em 2018, conta o Independent, os vencedores na categoria da Medicina foram dois cientistas que provaram: montanhas-russas podem ajudar a remover pedras nos rins mais rapidamente.
O médico e professor da Michigan State University, nos EUA, David Wartinger, começou a explorar a questão quando um de seus pacientes verificou que uma das pedras que tinha foi expelida depois de ter andado na Big Thunder Mountain Coaster, uma montanha-russa no Disney World, na Flórida (que pode ver no vídeo abaixo).
Assim, com a ajuda do também médico Marc Mitchell, construiu um modelo do sistema renal e o testou em uma série de viagens em atrações de parques de diversões para provar a teoria. Agora, o médico recomenda montanhas-russas “rápidas e com vários movimentos” para todos aqueles que sofrem com pedras nos rins.
“A montanha-russa literalmente sacode a pedra solta”, explicou Wartinger ao programa Today da BBC Radio 4. “Qualquer pessoa que esteja tentando tirar proveito da nossa pesquisa deve procurar uma montanha-russa, que não precisa ser extremamente rápida, mas que seja rápida e com muitos movimentos para cima e para baixo e para os dois lados”, acrescenta.
“De fato, as montanhas-russas muito rápidas, que andam a 100 mph e caem por centenas de metros, não funcionam muito bem”, acrescenta. “Não posso falar em um consenso geral, mas posso dizer que, na última década estamos cientes dessa pesquisa, a recomendamos aos nossos pacientes com grande sucesso“.
O estudo dos dois médicos foi publicado, em outubro de 2016, no Journal of the American Osteopathic Association.
Os prêmios Ig Nobel, que geralmente distinguem pesquisas que “primeiro fazem as pessoas rir, e depois pensar”, também têm outras categorias como Antropologia, Biologia, Química, Educação Médica, Literatura, Nutrição, Paz, Medicina Reprodutiva e Economia.
Ciberia // ZAP