A DARPA acaba de reinventar a roda

A roda acaba de ser reinventada pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), que desenvolveu um mecanismo que permite melhorar a mobilidade e, logo, a capacidade de sobrevivência de veículos de combate.

Cientistas da DARPA conseguiram criar, através de alta tecnologia, uma trilha de roda reconfigurável que permite passar da forma redonda para a triangular, e voltar novamente à forma original, com o veículo sempre em movimento.

Trata-se de “uma abordagem radicalmente diferente, evitando o uso de blindagem e desenvolvendo opções para se mover depressa e ser ágil em todos os terrenos“, explica a major Amber Walker, diretora do Programa Ground X-Vehicle Technologies (GXV-T) da DARPA.

No comunicado de divulgação da roda reconfigurável, Amber Walker diz que próximo passo é fazer “a transição” da tecnologia para “veículos terrestres do futuro”.

Essa roda reconfigurável é uma grande vantagem para os Humvee, os caminhões militares que são amplamente utilizados pelo Exército dos EUA, e também pelas Forças Armadas de outros países.

A nova tecnologia aumenta a capacidade de manobra dos Humvee em 95% em terrenos irregulares, segundo a DARPA. O único problema é se o mecanismo falhar em meio a um combate, já que sua reparação pode ser uma tarefa complexa.

Os Humvee têm enfrentado alguns problemas e estão em processo de substituição pelos chamados Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) ou Veículos Tácticos Leves.

Mas, apesar disso, a tecnologia pode ter outras aplicações práticas, para além dos Humvee, surgindo no âmbito do Programa GXV-T como uma opção para “melhorar a mobilidade, a sobrevivência, a segurança e a eficácia de futuros veículos de combate sem acumular blindagem”, como explica a DARPA.

“Estamos vendo como melhorar a capacidade de sobrevivência, ‘abotoando’ o cockpit e aumentando a tripulação através da ajuda de um assistente de direção”, nota a major Amber Walker, notando que esta é uma das tecnologias potencialmente inovadoras que a DARPA tem desenvolvido.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …

Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno. Pesquisadores de universidades do Japão e …

Hackers russos são acusados de planejarem ataques contra as Olímpiadas do Japão

Hackers russos estariam planejando uma nova onda de ataques contra a organização das Olímpiadas de 2020, que aconteceriam neste ano, no Japão, e foram transferidas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Mais uma …

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …