A roda acaba de ser reinventada pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), que desenvolveu um mecanismo que permite melhorar a mobilidade e, logo, a capacidade de sobrevivência de veículos de combate.
Cientistas da DARPA conseguiram criar, através de alta tecnologia, uma trilha de roda reconfigurável que permite passar da forma redonda para a triangular, e voltar novamente à forma original, com o veículo sempre em movimento.
Trata-se de “uma abordagem radicalmente diferente, evitando o uso de blindagem e desenvolvendo opções para se mover depressa e ser ágil em todos os terrenos“, explica a major Amber Walker, diretora do Programa Ground X-Vehicle Technologies (GXV-T) da DARPA.
No comunicado de divulgação da roda reconfigurável, Amber Walker diz que próximo passo é fazer “a transição” da tecnologia para “veículos terrestres do futuro”.
Essa roda reconfigurável é uma grande vantagem para os Humvee, os caminhões militares que são amplamente utilizados pelo Exército dos EUA, e também pelas Forças Armadas de outros países.
A nova tecnologia aumenta a capacidade de manobra dos Humvee em 95% em terrenos irregulares, segundo a DARPA. O único problema é se o mecanismo falhar em meio a um combate, já que sua reparação pode ser uma tarefa complexa.
Os Humvee têm enfrentado alguns problemas e estão em processo de substituição pelos chamados Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) ou Veículos Tácticos Leves.
Mas, apesar disso, a tecnologia pode ter outras aplicações práticas, para além dos Humvee, surgindo no âmbito do Programa GXV-T como uma opção para “melhorar a mobilidade, a sobrevivência, a segurança e a eficácia de futuros veículos de combate sem acumular blindagem”, como explica a DARPA.
“Estamos vendo como melhorar a capacidade de sobrevivência, ‘abotoando’ o cockpit e aumentando a tripulação através da ajuda de um assistente de direção”, nota a major Amber Walker, notando que esta é uma das tecnologias potencialmente inovadoras que a DARPA tem desenvolvido.
Ciberia // ZAP