A DARPA acaba de reinventar a roda

A roda acaba de ser reinventada pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), que desenvolveu um mecanismo que permite melhorar a mobilidade e, logo, a capacidade de sobrevivência de veículos de combate.

Cientistas da DARPA conseguiram criar, através de alta tecnologia, uma trilha de roda reconfigurável que permite passar da forma redonda para a triangular, e voltar novamente à forma original, com o veículo sempre em movimento.

Trata-se de “uma abordagem radicalmente diferente, evitando o uso de blindagem e desenvolvendo opções para se mover depressa e ser ágil em todos os terrenos“, explica a major Amber Walker, diretora do Programa Ground X-Vehicle Technologies (GXV-T) da DARPA.

No comunicado de divulgação da roda reconfigurável, Amber Walker diz que próximo passo é fazer “a transição” da tecnologia para “veículos terrestres do futuro”.

Essa roda reconfigurável é uma grande vantagem para os Humvee, os caminhões militares que são amplamente utilizados pelo Exército dos EUA, e também pelas Forças Armadas de outros países.

A nova tecnologia aumenta a capacidade de manobra dos Humvee em 95% em terrenos irregulares, segundo a DARPA. O único problema é se o mecanismo falhar em meio a um combate, já que sua reparação pode ser uma tarefa complexa.

Os Humvee têm enfrentado alguns problemas e estão em processo de substituição pelos chamados Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) ou Veículos Tácticos Leves.

Mas, apesar disso, a tecnologia pode ter outras aplicações práticas, para além dos Humvee, surgindo no âmbito do Programa GXV-T como uma opção para “melhorar a mobilidade, a sobrevivência, a segurança e a eficácia de futuros veículos de combate sem acumular blindagem”, como explica a DARPA.

“Estamos vendo como melhorar a capacidade de sobrevivência, ‘abotoando’ o cockpit e aumentando a tripulação através da ajuda de um assistente de direção”, nota a major Amber Walker, notando que esta é uma das tecnologias potencialmente inovadoras que a DARPA tem desenvolvido.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

No deserto mais seco do mundo, a chuva mata

No deserto mais seco e mais antigo da Terra, as coisas não funcionam da mesma maneira que em outros lugares. A água, por exemplo, não é uma bênção. No deserto do Atacama, no Chile, as …

CIA pensou em usar “soro da verdade” nos interrogatórios do 11 de setembro

O “Projeto Medicação” foi posto de lado em 2003, mas, até lá, os médicos da CIA estudaram a hipótese de substituir as violentas técnicas de interrogatório pelo uso de um “soro da verdade” que fizesse …

Distração de professora provoca ferimentos em 40 crianças na China

A distração de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta em uma escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou nesta sexta-feira a imprensa …

Hábito diário pode ajudar a prever morte prematura

A velocidade com que caminhamos fornece muitas pistas sobre o nosso estado de saúde e pode mesmo ajudar a prever uma morte prematura.  Segundo um novo estudo, realizado o por cientistas da Universidade do Sul …

Assassino de John Lennon sente “mais vergonha” a cada dia que passa

Mark David Chapman, que assassinou John Lennon em 1980, disse a um conselho de condicional que se sente “mais e mais envergonhado” a cada ano que passa por ter assassinado o ex-Beatle. “Há 30 anos, eu …

Submarino argentino ARA San Juan é achado um ano após ter desaparecido com 44 tripulantes

A carcaça do submarino argentino Ara San Juan, desaparecido desde 15 de novembro de 2017 com 44 tripulantes a bordo, foi localizada no fundo do oceano Atlântico, a 800 metros de profundidade, a leste da …

Cientistas determinam qual foi o pior período na história da humanidade

Cientistas americanos chegaram à conclusão de que em 536 d.C., "um dos períodos mais terríveis" começou na história da humanidade. Segundo o historiador medieval Michael McCormick, arqueólogo da Universidade de Harvard, um "nevoeiro misterioso" caiu sobre a …

Quadro é leiloado por valor recorde para artista vivo

Obra do pintor britânico David Hockney, de 81 anos, é vendida por mais de 90 milhões de dólares em Nova York. Recorde anterior era de escultura do americano Jeff Koons, vendida em 2013 por 58,4 …

Brasileiro que matou família na Espanha é condenado à prisão perpétua

Um tribunal espanhol condenou o brasileiro Patrick Nogueira à prisão perpétua nesta quinta-feira (15), por esquartejar seus dois tios e assassinar dois primos de um e três anos, em 2016, um crime que chocou a …

Kim Jong-un tem uma “nova arma tática ultramoderna”

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, supervisionou testes de uma nova arma de alta tecnologia, noticiou a agência oficial da Coreia do Norte, quando as negociações entre Washington e Pyongyang para a desnuclearização estão …