A DARPA acaba de reinventar a roda

A roda acaba de ser reinventada pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), que desenvolveu um mecanismo que permite melhorar a mobilidade e, logo, a capacidade de sobrevivência de veículos de combate.

Cientistas da DARPA conseguiram criar, através de alta tecnologia, uma trilha de roda reconfigurável que permite passar da forma redonda para a triangular, e voltar novamente à forma original, com o veículo sempre em movimento.

Trata-se de “uma abordagem radicalmente diferente, evitando o uso de blindagem e desenvolvendo opções para se mover depressa e ser ágil em todos os terrenos“, explica a major Amber Walker, diretora do Programa Ground X-Vehicle Technologies (GXV-T) da DARPA.

No comunicado de divulgação da roda reconfigurável, Amber Walker diz que próximo passo é fazer “a transição” da tecnologia para “veículos terrestres do futuro”.

Essa roda reconfigurável é uma grande vantagem para os Humvee, os caminhões militares que são amplamente utilizados pelo Exército dos EUA, e também pelas Forças Armadas de outros países.

A nova tecnologia aumenta a capacidade de manobra dos Humvee em 95% em terrenos irregulares, segundo a DARPA. O único problema é se o mecanismo falhar em meio a um combate, já que sua reparação pode ser uma tarefa complexa.

Os Humvee têm enfrentado alguns problemas e estão em processo de substituição pelos chamados Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) ou Veículos Tácticos Leves.

Mas, apesar disso, a tecnologia pode ter outras aplicações práticas, para além dos Humvee, surgindo no âmbito do Programa GXV-T como uma opção para “melhorar a mobilidade, a sobrevivência, a segurança e a eficácia de futuros veículos de combate sem acumular blindagem”, como explica a DARPA.

“Estamos vendo como melhorar a capacidade de sobrevivência, ‘abotoando’ o cockpit e aumentando a tripulação através da ajuda de um assistente de direção”, nota a major Amber Walker, notando que esta é uma das tecnologias potencialmente inovadoras que a DARPA tem desenvolvido.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos descobrem “Vulcano”, o planeta de Spock

Astrônomos norte-americanos descobriram um exoplaneta com características muito semelhantes às de “Vulcano”, o planeta de origem de Spock, o inesquecível personagem da famosa série Star Trek. Localizado a 16 anos-luz da Terra, o novo planeta orbita …

Trump ameaça paralisar governo se não houver dinheiro para o muro

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira (21) travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por não prever financiamento para construir o desejado muro na fronteira com …

Bolsonaro passa por cirurgia para drenagem de líquido no abdômen

O candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, internado em unidade semi-intensiva, passou por um procedimento para drenagem de líquido que estava ao lado do intestino, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, em …

Temer, Moreira e Padilha devem depor em processo sobre suposta organização criminosa

O juiz Vallisney de Oliveira, juiz da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, convocou o presidente Michel Temer como testemunha em um processo que investiga se uma suposta organização criminosa agiu na Petrobras. Além do …

TSE pretende tornar público o código fonte das urnas eletrônicas

Durante um evento de segurança que ocorreu em São Paulo na quarta-feira (19), Rodrigo Coimbra, chefe da seção de voto informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou que faz parte do planejamento do órgão tornar …

Brasileiros poderão receber remessas do exterior diretamente em reais

A partir de 1º de novembro, os brasileiros poderão receber, em reais, remessas enviadas do exterior por parentes e amigos, definiu o Banco Central (BC). Em circular publicada nesta quinta-feira (20), a autoridade monetária regulamentou as …

Detergentes podem contribuir para excesso de peso em crianças

Os produtos habitualmente utilizados na limpeza da casa podem promover alterações na microbiota intestinal (antes conhecida por flora intestinal) e provocar o excesso de peso em crianças. A conclusão é de um novo estudo realizado …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e teve muito amor envolvido)

O que acontece quando um polvo consome drogas, mais precisamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de descobrir. De acordo com o Science Alert, a equipe de pesquisadores deu MDMA, substância psicoativa também conhecida por ecstasy, …

Companhia austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou nesta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico (material fabricado a partir desse recurso natural). A inovadora tecnologia, batizada de ReOil, …

Múmias e amuletos divinos são descobertos no Egito

Um grupo de arqueólogos descobriu várias múmias antigas no Egito – incluindo os restos de um misterioso indivíduo extremamente bem conservado – em uma sepultura comum na margem oeste do Rio Nilo.  A tumba foi encontrado …