Montanha-russa ajuda você a se livrar de pedras nos rins

lhbrizzante / Flickr

Big Thunder Mountain Railroad no Walt Disney World

Big Thunder Mountain Railroad no Walt Disney World

Pesquisadores norte-americanos descobriram que andar na montanha-russa do Walt Disney World, na Flórida, pode ajudar na extração de pedras nos rins através do sistema urinário.

O tratamento pouco convencional foi estudado em detalhe por Marc Mitchell e David Wartinger, da Universidade do Estado do Michigan, depois de vários relatos de pacientes que disseram ter resolvido o problema após andarem na montanha-russa Big Thunder Mountain Railroad.

“Basicamente, tive pacientes que me disseram que, depois de andarem na montanha-russa, foram capazes de expelir as pedras nos rins. Um dos pacientes disse que libertou três pedras diferentes depois de andar três vezes”, afirmou Wartinger.

Para comprovar a veracidade das histórias, os pesquisadores criaram um rim 3D que continha urina e três pedras, de tamanhos diferentes, alojadas na parte superior, média e inferior.

Os autores da pesquisa publicada no Journal of The American Osteopathic Association andaram 20 vezes na montanha-russa da Disney e descobriram que as pedras colocadas na parte superior do rim movimentaram-se mais facilmente do que as pedras da zona inferior.

As voltas realizadas na parte de trás da montanha-russa tiveram 64% de sucesso na remoção das pedras nos rins, referem Mitchell e Wartinger, enquanto as voltas em que os pesquisadores se sentaram em lugares da frente tiveram apenas 17% de sucesso.

A ocupação dos assentos terá feito toda a diferença, já que os carrinhos no final da Big Thunder Mountain Railroad balançam mais – fazendo com que as pedras nos rins se libertem melhor.

Os pesquisadores recomendam – seriamente – que as pessoas com tendência a pedras nos rins experimentem andar em montanhas-russas como forma de prevenção.

“A montanha-russa ideal deve ser rápida, com algumas voltas, mas não de cabeça para baixo ou com movimentos invertidos”, disse Wartinger.

Esse tratamento funciona com pedras até 5mm, que são facilmente expelidas através da corrente urinária. A partir dos 6mm poderá ser necessária cirurgia para remoção das pedras.

O co-autor do estudo adiantou que “a expulsão de uma pedra nos rins antes de atingir um tamanho obstrutivo pode evitar cirurgias e atendimentos de emergência”.

BZR, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mark Zuckberg abre guerra contra seus funcionários ao não banir posts de Trump

E eis que Mark Zuckerberg terá semanas agitadas pela frente no que se refere à administração de seus funcionários. Isso porque o CEO e co-fundador do Facebook afirmou na última terça-feira que não fará nada …

Em 24 horas ocorrem 11 terremotos na área do Parque de Yellowstone

O parque nos EUA, conhecido por suas características geotérmicas e vida selvagem, está situado em cima de um supervulcão que, se entrar em erupção, pode causar enorme devastação na Terra. Em 24 horas, em uma área …

Mais uma vez os Simpsons previram tudo que está acontecendo nos EUA agora

Os roteiristas de “Os Simpsons ” ficaram conhecidos por prever diversos acontecimentos mundiais, da eleição de Donald Trump ao final de Game of Thrones. Parece que a bola de cristal da animação voltou a funcionar …

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por covid-19

Em novo recorde, país registra 1.262 óbitos em um dia, elevando total para 31.199. Casos confirmados em 24 horas passam de 28 mil, chegando a 555.383. Apenas Reino Unido, Itália e EUA contabilizam mais de …

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …

Trump ameaça acionar Forças Armadas para conter protestos

No 7.º dia de manifestações antirracismo, Presidente dos EUA critica inação de governadores e promete enviar milhares de soldados para pôr fim a distúrbios. Visita de Trump a igreja é criticada como tentativa de autopromoção. O …

Não é apenas o coronavírus: surto de ebola retorna ao Congo

Foi confirmada, pelo ministro da Saúde do Congo, a descoberta de novos casos de Ebola na província de Équateur. O último surto do vírus altamente mortal ocorreu em 2018 e matou 33 pessoas no país. O …

Coronavírus: São Paulo se prepara para reabertura com 70% de leitos ocupados

O governo estadual de São Paulo ordenou a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais a partir dessa terça-feira (2). A gestão diz se basear no índice de infecções do novo coronavírus por cidade. Mesmo com 70% …