Montanha-russa ajuda você a se livrar de pedras nos rins

lhbrizzante / Flickr

Big Thunder Mountain Railroad no Walt Disney World

Big Thunder Mountain Railroad no Walt Disney World

Pesquisadores norte-americanos descobriram que andar na montanha-russa do Walt Disney World, na Flórida, pode ajudar na extração de pedras nos rins através do sistema urinário.

O tratamento pouco convencional foi estudado em detalhe por Marc Mitchell e David Wartinger, da Universidade do Estado do Michigan, depois de vários relatos de pacientes que disseram ter resolvido o problema após andarem na montanha-russa Big Thunder Mountain Railroad.

“Basicamente, tive pacientes que me disseram que, depois de andarem na montanha-russa, foram capazes de expelir as pedras nos rins. Um dos pacientes disse que libertou três pedras diferentes depois de andar três vezes”, afirmou Wartinger.

Para comprovar a veracidade das histórias, os pesquisadores criaram um rim 3D que continha urina e três pedras, de tamanhos diferentes, alojadas na parte superior, média e inferior.

Os autores da pesquisa publicada no Journal of The American Osteopathic Association andaram 20 vezes na montanha-russa da Disney e descobriram que as pedras colocadas na parte superior do rim movimentaram-se mais facilmente do que as pedras da zona inferior.

As voltas realizadas na parte de trás da montanha-russa tiveram 64% de sucesso na remoção das pedras nos rins, referem Mitchell e Wartinger, enquanto as voltas em que os pesquisadores se sentaram em lugares da frente tiveram apenas 17% de sucesso.

A ocupação dos assentos terá feito toda a diferença, já que os carrinhos no final da Big Thunder Mountain Railroad balançam mais – fazendo com que as pedras nos rins se libertem melhor.

Os pesquisadores recomendam – seriamente – que as pessoas com tendência a pedras nos rins experimentem andar em montanhas-russas como forma de prevenção.

“A montanha-russa ideal deve ser rápida, com algumas voltas, mas não de cabeça para baixo ou com movimentos invertidos”, disse Wartinger.

Esse tratamento funciona com pedras até 5mm, que são facilmente expelidas através da corrente urinária. A partir dos 6mm poderá ser necessária cirurgia para remoção das pedras.

O co-autor do estudo adiantou que “a expulsão de uma pedra nos rins antes de atingir um tamanho obstrutivo pode evitar cirurgias e atendimentos de emergência”.

BZR, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Eduardo Bolsonaro desiste de ser embaixador nos EUA

Filho do presidente anuncia decisão após conquistar liderança do PSL na Câmara e em meio à incerteza sobre apoio de senadores à sua indicação à embaixada. Deputado diz que fica no Brasil para defender pauta …

Após coletes amarelos, Macron enfrenta crise e onda de suicídios no meio rural

Agricultores franceses protestaram nesta terça-feira em toda a França contra o que chamam de “agribashing”, ou, em tradução livre da expressão em inglês, uma "agressão violenta" (“bashing”) contra o setor. O fenômeno se repetiu na Alemanha, …

Sujar-se de terra é o mais moderno e eficaz antidepressivo de acordo com este estudo

Com a depressão já diagnosticada como a doença do século XXI, em um mundo cada vez mais tomado por medicamentos como a agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetine – entre tantos outros – , a …

Patenteado material que permite ocultar objetos e é chamado capa de invisibilidade

A empresa canadense fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionado ao Quantum Stealth. O material também é chamado de “capa de invisibilidade”. O inventor dos quatro pedidos …

Netanyahu desiste de formar governo em Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, renunciou, nesta segunda-feira (21), à tarefa de formar um novo governo. O presidente Reuven Rivlin informou que entregará a missão ao opositor Benny Gantz. O primeiro-ministro anunciou a decisão nas redes …

'Nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder', diz Joice sobre governo

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) declarou nesta segunda-feira (22) que "nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder" como existe no governo do presidente Jair Bolsonaro. Após ser retirada da função de …

"Táxis de cocaína" são problema crescente em Berlim

Aumento do número de veículos que entregam drogas diretamente na casa dos usuários preocupa a polícia berlinense. A cocaína perde apenas para a heroína como causa de mortes relacionadas a drogas na capital alemã. A polícia …

A casa da Barbie existe na vida real – e você pode se hospedar lá

Possivelmente a mais célebre e vendida boneca do mundo, a Barbie costumava sugerir uma vida de luxo e deleite ao imaginário da criançada que cresceu – e ainda cresce – inventando uma vida enquanto brinca …

Eleição na Bolívia: Resultados parciais indicam 2º turno inédito entre Evo Morales e Carlos Mesa

Com quase 90% dos votos contabilizados, resultados parciais da eleição realizada neste domingo na Bolívia indicam que o atual presidente Evo Morales não teve votos suficientes para garantir já sua vitória, caminhando para disputar com …

Voo mais longo e sem escalas da história pousou em Sydney

O voo mais longo e sem escalas da história pousou nesse domingo (20) em Sydney, 19 horas e 16 minutos após a decolagem, em Nova York. Foi um teste da companhia australiana Qantas, que pretende …