NASA não consegue explicar buraco gigantesco em Marte

Uma fotografia capturada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) intriga os cientistas. A imagem mostra camadas de dióxido de carbono congelado, fenômeno batizado de “terreno de queijo suíço”, e um misterioso buraco muito profundo, com centenas de metros de diâmetro.

A sonda MRO está na órbita de Marte desde 2006 e, ao longo desses anos, já nos ajudou a fazer descobertas incríveis sobre o Planeta Vermelho. No entanto, uma fotografia tirada do polo sul do planeta, no ano passado, intriga os cientistas.

Na foto, aparece um buraco diferente de outros observados até agora, que deixou os astrônomos curiosos para tentar descobrir o que houve. Porém, ainda não há nenhuma resposta para a pergunta.

Embora toda a superfície do Planeta Vermelho esteja repleta de crateras e depressões pelos mais variados motivos (como meteoritos, lava e antiga atividade vulcânica), esse grande buraco chamou a atenção dos especialistas por parecer um pouco mais fundo do que um buraco marciano médio.

O buraco se encontra na região chamada de “terreno de queijo suíço”, um local marcado pelo derretimento de dióxido de carbono congelado.

Na época em que a fotografia foi captada pela sonda, era verão no polo sul de Marte, pelo que o Sol estava baixo o suficiente para acentuar as sobras, fazendo com que as características mais sutis fossem destacadas, como o gelo no fundo do buraco.

Em volta dos poços, é possível observar o dióxido de carbono congelado. Os cientistas acreditam que esses círculos no gelo são os locais nos quais o gelo seco sublimou em gás, no verão, formando o que os astrônomos denominaram de “terreno de queijo suíço“.

A imagem foi feita com recurso a um sistema de imagens de alta resolução da sonda MRO, que permite os pesquisadores verem objetos em Marte com mais de um metro, estando entre 200 e 400 quilômetros acima.

Isso significa que o buraco é enorme, já que cada pixel da imagem representa 50 centímetros. Assim, estamos olhando provavelmente para um buraco de centenas de metros de diâmetro.

A sonda MRO envia para a Terra imagens detalhadas da superfície do Planeta Vermelho que revelam um ambiente dinâmico com ventos, dunas de areia e pedaços ocasionais de tecnologia terrestre abandonados.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …

Noruega acusa Pequim de ciberataque contra serviços do governo

Pela primeira vez na história, o Serviço de Segurança Policial da Noruega (PST, na sigla em inglês) identificou a China como sendo responsável por um ataque hacker contra as autoridades do país nórdico. A agência de …

China supera marca de 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 aplicadas

Quantia representa mais de um terço das doses aplicadas no mundo. Após início lento da imunização, autoridades chinesas querem vacinar completamente 40% da população até o final de junho. O número de doses de vacinas contra …

Brasileiros protestam no exterior contra Bolsonaro e gestão da epidemia

Dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de várias capitais brasileiras neste sábado para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro e sua gestão da pandemia, que já deixou mais de meio milhão de …

Relíquia do Jurássico: descoberto animal marinho cuja espécie vive há 180 milhões de anos

Um grupo de pesquisadores descreveu uma nova espécie de ofíuros – um animal marinho parecido com as estrelas-do-mar, que recebeu o nome de Ophiojura, informou nesta quinta-feira (17) Tim O’Hara, curador dos Museus Victoria (Austrália) …