NASA não consegue explicar buraco gigantesco em Marte

Uma fotografia capturada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) intriga os cientistas. A imagem mostra camadas de dióxido de carbono congelado, fenômeno batizado de “terreno de queijo suíço”, e um misterioso buraco muito profundo, com centenas de metros de diâmetro.

A sonda MRO está na órbita de Marte desde 2006 e, ao longo desses anos, já nos ajudou a fazer descobertas incríveis sobre o Planeta Vermelho. No entanto, uma fotografia tirada do polo sul do planeta, no ano passado, intriga os cientistas.

Na foto, aparece um buraco diferente de outros observados até agora, que deixou os astrônomos curiosos para tentar descobrir o que houve. Porém, ainda não há nenhuma resposta para a pergunta.

Embora toda a superfície do Planeta Vermelho esteja repleta de crateras e depressões pelos mais variados motivos (como meteoritos, lava e antiga atividade vulcânica), esse grande buraco chamou a atenção dos especialistas por parecer um pouco mais fundo do que um buraco marciano médio.

O buraco se encontra na região chamada de “terreno de queijo suíço”, um local marcado pelo derretimento de dióxido de carbono congelado.

Na época em que a fotografia foi captada pela sonda, era verão no polo sul de Marte, pelo que o Sol estava baixo o suficiente para acentuar as sobras, fazendo com que as características mais sutis fossem destacadas, como o gelo no fundo do buraco.

Em volta dos poços, é possível observar o dióxido de carbono congelado. Os cientistas acreditam que esses círculos no gelo são os locais nos quais o gelo seco sublimou em gás, no verão, formando o que os astrônomos denominaram de “terreno de queijo suíço“.

A imagem foi feita com recurso a um sistema de imagens de alta resolução da sonda MRO, que permite os pesquisadores verem objetos em Marte com mais de um metro, estando entre 200 e 400 quilômetros acima.

Isso significa que o buraco é enorme, já que cada pixel da imagem representa 50 centímetros. Assim, estamos olhando provavelmente para um buraco de centenas de metros de diâmetro.

A sonda MRO envia para a Terra imagens detalhadas da superfície do Planeta Vermelho que revelam um ambiente dinâmico com ventos, dunas de areia e pedaços ocasionais de tecnologia terrestre abandonados.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …