NASA não consegue explicar buraco gigantesco em Marte

Uma fotografia capturada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) intriga os cientistas. A imagem mostra camadas de dióxido de carbono congelado, fenômeno batizado de “terreno de queijo suíço”, e um misterioso buraco muito profundo, com centenas de metros de diâmetro.

A sonda MRO está na órbita de Marte desde 2006 e, ao longo desses anos, já nos ajudou a fazer descobertas incríveis sobre o Planeta Vermelho. No entanto, uma fotografia tirada do polo sul do planeta, no ano passado, intriga os cientistas.

Na foto, aparece um buraco diferente de outros observados até agora, que deixou os astrônomos curiosos para tentar descobrir o que houve. Porém, ainda não há nenhuma resposta para a pergunta.

Embora toda a superfície do Planeta Vermelho esteja repleta de crateras e depressões pelos mais variados motivos (como meteoritos, lava e antiga atividade vulcânica), esse grande buraco chamou a atenção dos especialistas por parecer um pouco mais fundo do que um buraco marciano médio.

O buraco se encontra na região chamada de “terreno de queijo suíço”, um local marcado pelo derretimento de dióxido de carbono congelado.

Na época em que a fotografia foi captada pela sonda, era verão no polo sul de Marte, pelo que o Sol estava baixo o suficiente para acentuar as sobras, fazendo com que as características mais sutis fossem destacadas, como o gelo no fundo do buraco.

Em volta dos poços, é possível observar o dióxido de carbono congelado. Os cientistas acreditam que esses círculos no gelo são os locais nos quais o gelo seco sublimou em gás, no verão, formando o que os astrônomos denominaram de “terreno de queijo suíço“.

A imagem foi feita com recurso a um sistema de imagens de alta resolução da sonda MRO, que permite os pesquisadores verem objetos em Marte com mais de um metro, estando entre 200 e 400 quilômetros acima.

Isso significa que o buraco é enorme, já que cada pixel da imagem representa 50 centímetros. Assim, estamos olhando provavelmente para um buraco de centenas de metros de diâmetro.

A sonda MRO envia para a Terra imagens detalhadas da superfície do Planeta Vermelho que revelam um ambiente dinâmico com ventos, dunas de areia e pedaços ocasionais de tecnologia terrestre abandonados.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Manaus suspende campanha de vacinação contra covid-19

Segundo prefeitura, medida visa redefinir a prioridade dentro de grupo que deve receber primeiras doses. Paralisação temporária ocorre em meio a suspeitas de desvios do imunizante para parentes de empresários. A vacinação contra a covid-19 foi …

"Estupendamente grandes": cientistas descobrem buracos negros maiores que os supermassivos

Estudo sugere a possível existência de "buracos negros estupendamente grandes", ainda maiores do que os buracos negros supermassivos já observados no centro das galáxias. Os astrônomos já estudam há algum tempo os buracos negros supermassivos (SMBHs, …

União Europeia quer acelerar vacinação contra Covid-19 em todo o bloco

Líderes europeus se reúnem em videoconferência nesta quinta-feira (21) para discutir como acelerar a campanha de imunização contra a Covid-19 nos países-membros. Na agenda, os dirigentes da União Europeia também devem debater a cooperação …

Britânico não pode entrar na Holanda com sanduíche e ouve: ‘Bem-vindo ao Brexit’

Um simples sanduíche de presunto, feito em casa e devidamente embrulhado em papel alumínio, foi motivo suficiente para que um motorista britânico fosse parado, interrogado e por fim perdesse o alimento na alfândega localizada na …

Inclinação de Saturno pode ser explicada pela migração de suas luas; entenda

Em um novo estudo, cientistas do French National Centre for Scientific Research (CNRS) e da Sorbonne University perceberam que a inclinação de Saturno pode ser causada pela influência da migração de suas luas — principalmente …

A verdade sobre as pessoas que "ouvem" os mortos: estudo

Cientistas identificaram os traços que podem tornar uma pessoa mais propensa a afirmar que ouve as vozes dos mortos. De acordo com novas pesquisas, uma predisposição a altos níveis de absorção em tarefas, experiências auditivas incomuns …

OMS diz não ter conhecimento de mortes relacionadas ao uso da vacina da Pfizer

A OMS não tem conhecimento de qualquer morte relacionada ao uso da vacina contra a COVID-19 produzida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech, disse hoje (20) a diretora-geral adjunta da organização, a brasileira Mariângela Simão. "Temos uma …

QAnon ganha cada vez mais força na Alemanha

O ataque ao Capitólio nos EUA ilustrou o perigo que teorias da conspiração podem representar. Na Alemanha, o movimento tem cada vez mais adeptos – que se mantêm fiéis ao agora ex-presidente americano Donald Trump. A …

Coronavírus em Manaus: "Meu irmão morreu de covid em hospital particular, e a conta é de R$ 180 mil"

A tragédia familiar vivida pelo advogado Amaury Andreoletti ilustra o impacto emocional e também financeiro do colapso no sistema de saúde de Manaus (AM). Andreoletti, que chegou a ficar quatro dias internado e se recuperou, viu …

Biden reverte medidas de Trump e volta ao Acordo do Clima de Paris; entidades comemoram

Horas depois de assumir a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumpriu a promessa de reverter uma série de medidas tomadas pelo antecessor, Donald Trump. No total, foram 17 decretos assinados …