NASA não consegue explicar buraco gigantesco em Marte

Uma fotografia capturada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) intriga os cientistas. A imagem mostra camadas de dióxido de carbono congelado, fenômeno batizado de “terreno de queijo suíço”, e um misterioso buraco muito profundo, com centenas de metros de diâmetro.

A sonda MRO está na órbita de Marte desde 2006 e, ao longo desses anos, já nos ajudou a fazer descobertas incríveis sobre o Planeta Vermelho. No entanto, uma fotografia tirada do polo sul do planeta, no ano passado, intriga os cientistas.

Na foto, aparece um buraco diferente de outros observados até agora, que deixou os astrônomos curiosos para tentar descobrir o que houve. Porém, ainda não há nenhuma resposta para a pergunta.

Embora toda a superfície do Planeta Vermelho esteja repleta de crateras e depressões pelos mais variados motivos (como meteoritos, lava e antiga atividade vulcânica), esse grande buraco chamou a atenção dos especialistas por parecer um pouco mais fundo do que um buraco marciano médio.

O buraco se encontra na região chamada de “terreno de queijo suíço”, um local marcado pelo derretimento de dióxido de carbono congelado.

Na época em que a fotografia foi captada pela sonda, era verão no polo sul de Marte, pelo que o Sol estava baixo o suficiente para acentuar as sobras, fazendo com que as características mais sutis fossem destacadas, como o gelo no fundo do buraco.

Em volta dos poços, é possível observar o dióxido de carbono congelado. Os cientistas acreditam que esses círculos no gelo são os locais nos quais o gelo seco sublimou em gás, no verão, formando o que os astrônomos denominaram de “terreno de queijo suíço“.

A imagem foi feita com recurso a um sistema de imagens de alta resolução da sonda MRO, que permite os pesquisadores verem objetos em Marte com mais de um metro, estando entre 200 e 400 quilômetros acima.

Isso significa que o buraco é enorme, já que cada pixel da imagem representa 50 centímetros. Assim, estamos olhando provavelmente para um buraco de centenas de metros de diâmetro.

A sonda MRO envia para a Terra imagens detalhadas da superfície do Planeta Vermelho que revelam um ambiente dinâmico com ventos, dunas de areia e pedaços ocasionais de tecnologia terrestre abandonados.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …