O advento da internet permitiu o surgimento de um modelo empresarial que não seria possível pouco tempo atrás: dividir os setores de desenvolvimento da empresa em diferentes cidades, já não sendo necessário que todas as pessoas que participam da elaboração de produtos estejam presentes no mesmo prédio.
E uma das ferramentas mais usadas para esse tipo de trabalho é o Autodesk Fusion 360, uma plataforma de desenvolvimento de produtos que combina design, engenharia e fabricação em um único ambiente conectado, o que permite que diversas pessoas em diferentes locais possam contribuir para o desenvolvimento de um mesmo projeto de forma ordenada e flexível.
Entre as empresas que utilizam o Fusion 360 está a Mobilis, uma startup de Santa Catarina que anunciou o Li, o primeiro carro elétrico feito totalmente no Brasil. A empresa não disse oficialmente quando as vendas começam, mas, segundo o Baguete, isso pode acontecer já em 2020.
De acordo com Paulo Bosquieiro Zanetti, um dos fundadores da Mobilis, a escolha pelo Fusion 360 facilitou muito o trabalho da empresa, pois não só permitiu que os funcionários desenhassem o que fosse preciso independente de onde estivessem, mas também tornou a integração de arquivos muito mais rápida.
Além disso, o fato de o Fusion 360 juntar todas as ferramentas necessárias para o design de um produto num único lugar também ajudou a empresa a economizar dinheiro, já que não foi necessário comprar licenças para vários softwares diferentes para executar todas as funções possíveis com o software da Autodesk.
Ciberia // CanalTech