Assassino em série de coelhos aterroriza cidades do noroeste da França

Um assassino em série de coelhos domésticos, que segue um padrão na hora de cometer os crimes, semeou o pânico na Bretanha, no noroeste da França, especialmente entre os aposentados.

Na tranquila Minihy-Tréguier, de 1.320 habitantes, a Gendarmaria iniciou uma investigação para localizar o autor de “uma série de atos cruéis contra coelhos domésticos”. Cerca de 100 coelhos, que pertenciam a 12 pessoas, foram assassinados a pauladas nos últimos seis meses nesse povoado e nos arredores.

“É um ato odioso e lamentável que está criando uma verdadeira psicose. As pessoas estão com medo de encontrar o assassino em casa. Não sabemos se ele anda armado. Eu também estou preocupado”, reconheceu Jean-Yves Fenvarc’h, prefeito de Minihy-Tréguier, em declarações à Efe.

De acordo com ele, o criminoso espanca os animais dentro das residências e depois deixa os corpos na porta dos donos. Segundo o prefeito, o misterioso assassino se aproveita do fato de grande parte dos moradores terem uma idade avançada, a maioria aposentado.

Para Fenvarc’h, o autor das ações conhece bem a região, já que de vez em quando age durante o dia. “Ele espera escondido os proprietários saírem de casa para agir”, contou.

Uma das vítimas foi o casal L’Hévéder. Marie-Françoise e Eugène, de 77 e 80 anos, tiveram vários coelhos mortos.

“Já é a quarta vez. Isso é uma catástrofe. Outro dia saímos de casa às 9h. Antes demos comida aos coelhos. Voltamos às 11h e encontramos todos mortos. São vários. Eu não acho que uma pessoa só consiga fazer isso”, afirmou Eugène à Agência Efe, que suspeita que o autor dos crimes tenha cúmplices.

O idoso, está abatido. Ele cria coelhos há 55 anos e afirmou nunca ter visto por nada parecido. “Nos perguntamos quem pode fazer algo assim“, lamentou.

O criminoso usa métodos particularmente brutais. Conforme análises, os animais são pisoteados e sacolejados antes de serem colocados na porta dos donos. As autoridades acreditam que o agressor já tenha “atuado em 15 ocasiões”, sendo a mais recente na terça-feira passada.

A Gendarmaria, que enviou um dispositivo especial para a cidadezinha, ainda está na fase inicial das investigações. Uma das poucas pistas é o relato de que ele foi visto rapidamente no jardim de uma casa, com um casaco impermeável e um chapéu, antes de fugir, segundo o prefeito.

Sylvie Corlouer é a pessoa que viu o suspeito e se tornou a heroína regional. Ela cria coelhos em Langoat e esteve a ponto de desmascarar o indivíduo na última quinta-feira. “Fiz o flagrante por volta das 9h30, mas ele conseguiu escapar“, explicou ao jornal “Ouest-France”.

Ela também está na longa lista de vítimas. Sylvie percebeu que algo errado estava acontecendo quando seis coelhos sumiram entre junho e setembro, incluindo duas fêmeas cujos filhotes também morreram sem qualquer ação da mãe.

O campo de atuação do criminoso parece estar em expansão. Além de Minihy-Tréguier e Langoat, recentemente foram detectados crimes semelhantes em La Roche-Derrien e Coatréven e todos a uma distância máxima de 10 km um do outro.

O prefeito da La Roche-Derrien, Jean-Louis Even, recebeu o alerta da Gendarmaria na terça-feira passada. No início, custou a acreditar, mas logo constatou a gravidade e alertou os moradores. “Registramos um caso até o momento. Não consigo entender como alguém pode fazer uma crueldade assim”, declarou o governante ao “Ouest-France.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …