DNA ajuda a capturar assassino que aterrorizou a Califórnia nos anos 70 e 80

John G. Mabanglo / EPA

Joseph James DeAngelo foi capturado mais de 40 anos depois de ter aterrorizado a Califórnia

As autoridades da Califórnia anunciaram na quarta-feira (25) a prisão de um homem suspeito de ser o “assassino do estado dourado”, responsável por assassinatos e violações em massa na Califórnia nas décadas de 1970 e 1980.

“Na terça-feira [24], um mandado de prisão foi emitido” contra Joseph James DeAngelo, acusado de assassinato e violação, com circunstâncias agravantes, e identificado após 40 anos de pesquisa através de análise de DNA, anunciou a procuradora de Sacramento, Anne Marie Schubert, em coletiva de imprensa.

Uma análise de DNA comparada nos últimos seis dias relacionou um ex-policial a alguns dos crimes cometidos por um assassino em série californiano responsável por pelo menos 12 homicídios e 45 estupros em todo o estado nos anos 70 e 80, informaram as autoridades na quarta.

O homem de 72 anos, demitido do Departamento de Polícia de Auburn, foi preso depois de uma amostra de seu DNA ter coincidido com o do chamado “Golden State Killer” (assassino do estado dourado”), disse a procuradora.

As autoridades afirmaram que DeAngelo tinha sido preso sob suspeita de ter cometido quatro assassinatos nos condados de Sacramento e Ventura e acabou acusado de dois homicídios no caso de Ventura.

“Sabíamos que estávamos procurando uma agulha no palheiro, mas também sabíamos que a agulha estava lá”, disse Schubert. “Encontramos a agulha no palheiro e estava bem aqui, em Sacramento. A resposta esteve sempre no DNA“, acrescentou.

Armado, o criminoso mascarado dos anos 70 e 80 aterrorizou as comunidades, invadindo casas enquanto mulheres solteiras ou casais dormiam.

Por vezes, amarrava o homem e empilhava pratos nas costas dele, estuprando depois a mulher, enquanto ameaçava matar os dois se os pratos caíssem. Muitas vezes, levou recordações das casas, principalmente moedas e joias das vítimas, que tinham entre 13 e 41 anos.

DeAngelo foi demitido do Departamento de Polícia de Auburn em 1979, depois de ter sido preso por roubar um repelente e um martelo de uma farmácia, de acordo com artigos da época publicados no Auburn Journal.

O FBI diz que tinha uma equipe reunindo provas em uma casa da região de Sacramento ligada a DeAngelo.

Jane Carson-Sandler, que foi sexualmente agredida na Califórnia em 1976 por um homem que se acredita ser o “assassino do estado dourado”, disse ter recebido uma mensagem por e-mail de uma detetive aposentada, que trabalhou no caso, informando que tinham identificado o estuprador e que ele estaria sob custódia.

“Acabo de ficar alegre, em êxtase. É uma montanha-russa emocional agora“, disse a vítima, que mora perto de Hilton Head, na Carolina do Sul, em entrevista por telefone à Associated Press. “Sinto que estou no meio de um sonho e vou acordar e não vai ser verdade. É tão bom ter um encerramento do caso e saber que ele está preso”.

Autoridades do FBI e da Califórnia retomaram em 2016 a busca pelo criminoso e anunciaram uma recompensa de 50 mil dólares caso ele fosse preso e condenado. Ao assassino, foram atribuídos mais de 175 crimes entre 1976 e 1986.

Como o suspeito cometeu crimes em todo o estado, as autoridades o identificavam por nomes diferentes: Foi apelidado de “estuprador da área leste”, após o início desses crimes no norte da Califórnia; “violador da noite”, após uma série de assassinatos no sul da Califórnia; e também como “estuprador do nó de diamante”, por usar um elaborado método de ligação em duas das vítimas. Mais recentemente, foi apelidado de “assassino do estado dourado”.

As autoridades decidiram divulgar o caso novamente em 2016, antes do 40º aniversário do primeiro ataque conhecido, no condado de Sacramento.

O vizinho Kevin Tapia, de 36 anos, disse que quando era adolescente DeAngelo o acusou falsamente de atirar objetos pela cerca compartilhada, provocando uma troca de insultos acalorada entre DeAngelo e o pai de Kevin. “Ninguém acha que vive ao lado de um serial killer”, disse.

“Mas, ao mesmo tempo, era um cara estranho. Sempre sozinho. Quando começamos a pensar sobre isso, até imaginamos fazendo algo assim, mas eu nunca suspeitaria”, acrescentou.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …