DNA ajuda a capturar assassino que aterrorizou a Califórnia nos anos 70 e 80

John G. Mabanglo / EPA

Joseph James DeAngelo foi capturado mais de 40 anos depois de ter aterrorizado a Califórnia

As autoridades da Califórnia anunciaram na quarta-feira (25) a prisão de um homem suspeito de ser o “assassino do estado dourado”, responsável por assassinatos e violações em massa na Califórnia nas décadas de 1970 e 1980.

“Na terça-feira [24], um mandado de prisão foi emitido” contra Joseph James DeAngelo, acusado de assassinato e violação, com circunstâncias agravantes, e identificado após 40 anos de pesquisa através de análise de DNA, anunciou a procuradora de Sacramento, Anne Marie Schubert, em coletiva de imprensa.

Uma análise de DNA comparada nos últimos seis dias relacionou um ex-policial a alguns dos crimes cometidos por um assassino em série californiano responsável por pelo menos 12 homicídios e 45 estupros em todo o estado nos anos 70 e 80, informaram as autoridades na quarta.

O homem de 72 anos, demitido do Departamento de Polícia de Auburn, foi preso depois de uma amostra de seu DNA ter coincidido com o do chamado “Golden State Killer” (assassino do estado dourado”), disse a procuradora.

As autoridades afirmaram que DeAngelo tinha sido preso sob suspeita de ter cometido quatro assassinatos nos condados de Sacramento e Ventura e acabou acusado de dois homicídios no caso de Ventura.

“Sabíamos que estávamos procurando uma agulha no palheiro, mas também sabíamos que a agulha estava lá”, disse Schubert. “Encontramos a agulha no palheiro e estava bem aqui, em Sacramento. A resposta esteve sempre no DNA“, acrescentou.

Armado, o criminoso mascarado dos anos 70 e 80 aterrorizou as comunidades, invadindo casas enquanto mulheres solteiras ou casais dormiam.

Por vezes, amarrava o homem e empilhava pratos nas costas dele, estuprando depois a mulher, enquanto ameaçava matar os dois se os pratos caíssem. Muitas vezes, levou recordações das casas, principalmente moedas e joias das vítimas, que tinham entre 13 e 41 anos.

DeAngelo foi demitido do Departamento de Polícia de Auburn em 1979, depois de ter sido preso por roubar um repelente e um martelo de uma farmácia, de acordo com artigos da época publicados no Auburn Journal.

O FBI diz que tinha uma equipe reunindo provas em uma casa da região de Sacramento ligada a DeAngelo.

Jane Carson-Sandler, que foi sexualmente agredida na Califórnia em 1976 por um homem que se acredita ser o “assassino do estado dourado”, disse ter recebido uma mensagem por e-mail de uma detetive aposentada, que trabalhou no caso, informando que tinham identificado o estuprador e que ele estaria sob custódia.

“Acabo de ficar alegre, em êxtase. É uma montanha-russa emocional agora“, disse a vítima, que mora perto de Hilton Head, na Carolina do Sul, em entrevista por telefone à Associated Press. “Sinto que estou no meio de um sonho e vou acordar e não vai ser verdade. É tão bom ter um encerramento do caso e saber que ele está preso”.

Autoridades do FBI e da Califórnia retomaram em 2016 a busca pelo criminoso e anunciaram uma recompensa de 50 mil dólares caso ele fosse preso e condenado. Ao assassino, foram atribuídos mais de 175 crimes entre 1976 e 1986.

Como o suspeito cometeu crimes em todo o estado, as autoridades o identificavam por nomes diferentes: Foi apelidado de “estuprador da área leste”, após o início desses crimes no norte da Califórnia; “violador da noite”, após uma série de assassinatos no sul da Califórnia; e também como “estuprador do nó de diamante”, por usar um elaborado método de ligação em duas das vítimas. Mais recentemente, foi apelidado de “assassino do estado dourado”.

As autoridades decidiram divulgar o caso novamente em 2016, antes do 40º aniversário do primeiro ataque conhecido, no condado de Sacramento.

O vizinho Kevin Tapia, de 36 anos, disse que quando era adolescente DeAngelo o acusou falsamente de atirar objetos pela cerca compartilhada, provocando uma troca de insultos acalorada entre DeAngelo e o pai de Kevin. “Ninguém acha que vive ao lado de um serial killer”, disse.

“Mas, ao mesmo tempo, era um cara estranho. Sempre sozinho. Quando começamos a pensar sobre isso, até imaginamos fazendo algo assim, mas eu nunca suspeitaria”, acrescentou.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …