DNA ajuda a capturar assassino que aterrorizou a Califórnia nos anos 70 e 80

John G. Mabanglo / EPA

Joseph James DeAngelo foi capturado mais de 40 anos depois de ter aterrorizado a Califórnia

As autoridades da Califórnia anunciaram na quarta-feira (25) a prisão de um homem suspeito de ser o “assassino do estado dourado”, responsável por assassinatos e violações em massa na Califórnia nas décadas de 1970 e 1980.

“Na terça-feira [24], um mandado de prisão foi emitido” contra Joseph James DeAngelo, acusado de assassinato e violação, com circunstâncias agravantes, e identificado após 40 anos de pesquisa através de análise de DNA, anunciou a procuradora de Sacramento, Anne Marie Schubert, em coletiva de imprensa.

Uma análise de DNA comparada nos últimos seis dias relacionou um ex-policial a alguns dos crimes cometidos por um assassino em série californiano responsável por pelo menos 12 homicídios e 45 estupros em todo o estado nos anos 70 e 80, informaram as autoridades na quarta.

O homem de 72 anos, demitido do Departamento de Polícia de Auburn, foi preso depois de uma amostra de seu DNA ter coincidido com o do chamado “Golden State Killer” (assassino do estado dourado”), disse a procuradora.

As autoridades afirmaram que DeAngelo tinha sido preso sob suspeita de ter cometido quatro assassinatos nos condados de Sacramento e Ventura e acabou acusado de dois homicídios no caso de Ventura.

“Sabíamos que estávamos procurando uma agulha no palheiro, mas também sabíamos que a agulha estava lá”, disse Schubert. “Encontramos a agulha no palheiro e estava bem aqui, em Sacramento. A resposta esteve sempre no DNA“, acrescentou.

Armado, o criminoso mascarado dos anos 70 e 80 aterrorizou as comunidades, invadindo casas enquanto mulheres solteiras ou casais dormiam.

Por vezes, amarrava o homem e empilhava pratos nas costas dele, estuprando depois a mulher, enquanto ameaçava matar os dois se os pratos caíssem. Muitas vezes, levou recordações das casas, principalmente moedas e joias das vítimas, que tinham entre 13 e 41 anos.

DeAngelo foi demitido do Departamento de Polícia de Auburn em 1979, depois de ter sido preso por roubar um repelente e um martelo de uma farmácia, de acordo com artigos da época publicados no Auburn Journal.

O FBI diz que tinha uma equipe reunindo provas em uma casa da região de Sacramento ligada a DeAngelo.

Jane Carson-Sandler, que foi sexualmente agredida na Califórnia em 1976 por um homem que se acredita ser o “assassino do estado dourado”, disse ter recebido uma mensagem por e-mail de uma detetive aposentada, que trabalhou no caso, informando que tinham identificado o estuprador e que ele estaria sob custódia.

“Acabo de ficar alegre, em êxtase. É uma montanha-russa emocional agora“, disse a vítima, que mora perto de Hilton Head, na Carolina do Sul, em entrevista por telefone à Associated Press. “Sinto que estou no meio de um sonho e vou acordar e não vai ser verdade. É tão bom ter um encerramento do caso e saber que ele está preso”.

Autoridades do FBI e da Califórnia retomaram em 2016 a busca pelo criminoso e anunciaram uma recompensa de 50 mil dólares caso ele fosse preso e condenado. Ao assassino, foram atribuídos mais de 175 crimes entre 1976 e 1986.

Como o suspeito cometeu crimes em todo o estado, as autoridades o identificavam por nomes diferentes: Foi apelidado de “estuprador da área leste”, após o início desses crimes no norte da Califórnia; “violador da noite”, após uma série de assassinatos no sul da Califórnia; e também como “estuprador do nó de diamante”, por usar um elaborado método de ligação em duas das vítimas. Mais recentemente, foi apelidado de “assassino do estado dourado”.

As autoridades decidiram divulgar o caso novamente em 2016, antes do 40º aniversário do primeiro ataque conhecido, no condado de Sacramento.

O vizinho Kevin Tapia, de 36 anos, disse que quando era adolescente DeAngelo o acusou falsamente de atirar objetos pela cerca compartilhada, provocando uma troca de insultos acalorada entre DeAngelo e o pai de Kevin. “Ninguém acha que vive ao lado de um serial killer”, disse.

“Mas, ao mesmo tempo, era um cara estranho. Sempre sozinho. Quando começamos a pensar sobre isso, até imaginamos fazendo algo assim, mas eu nunca suspeitaria”, acrescentou.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Superterra gelada vizinha do nosso planeta pode abrigar vida primitiva

Edward Guinan e Scott Engle, cientistas da Universidade de Villanova, no estado norte-americano da Pensilvânia, anunciaram que pode existir vida primitiva em GJ 699b, a Superterra gelada que orbita a estrela de Barnard, localizada a apenas …

China faz história: pela primeira vez, nasce uma semente de algodão na Lua

A missão espacial chinesa conseguiu fazer brotar uma semente de algodão na Lua, informou nesta terça-feira (15) a imprensa estatal, em um feito inédito, alcançado pelo Chang'e 4, a primeira sonda a pousar no lado …

Submarinos russos serão equipados com “torpedos do Juízo Final”

Os submarinos das frotas do Norte e do Pacífico da Marinha russa deverão brevemente contar com 32 drones nucleares Poseidon, conhecidos como “torpedos do Juízo Final”, capazes de destruir completamente cidades costeiras. Segundo revela o portal Russkoe …

Universidade egípcia expulsa aluna por abraçar o noivo (fora do campus)

A aluna abraçou o noivo quando o rapaz a pediu em casamento, mas o gesto, que não aconteceu no interior do campus, foi o suficiente para a jovem ser expulsa pela universidade. A universidade egípcia de Al …

Escultura “McJesus” provoca protestos em Israel

Uma escultura representando a figura de Ronald McDonald (da cadeia de fast food McDonald’s) crucificado, em uma exposição de arte em Israel, está provocando protestos da minoria cristã árabe no país. Centenas de cristãos árabes pediram …

Há uma espiral misteriosa na atmosfera de Vênus

A nave espacial não tripulada Akatsuki, do Japão, encontrou gigantescas estruturas espirais na atmosfera de Vênus, formadas por ventos polares e pela rápida rotação do planeta. A atmosfera de Vênus ganha atenção de astrônomos há quase …

Tem “barriga de cerveja”? Seu cérebro pode estar encolhendo

Uma equipe de pesquisadores britânicos concluiu que quem acumula mais gordura na zona do abdômen apresenta uma maior probabilidade de redução do cérebro e de aparecimento de demência. Com a linha da cintura em expansão, surgem …

Até os antigos egípcios faziam tarefa de casa

Uma tarefa de casa, escrita por uma criança do Antigo Egito, ficou preservada desde o segundo século a.C. – e as palavras podem parecer familiares até nos dias de hoje. Uma lição antiga preservada em uma …

Dinamarca avança com plano ambicioso de criar 9 ilhas na costa de Copenhague

O governo dinamarquês e a prefeitura de Copenhague, em conjunto com um gabinete de arquitectura e planejamento urbano, vão avançar com um ambicioso plano de criar nove ilhas na costa da capital do país. Um grandioso …

(cv) Euronews

Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial aparece na costa da França

Os destroços de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial emergiram em uma praia de Wissant, no norte da França. Há décadas enterrada na areia, a carcaça enferrujada da embarcação naufragada em 1917 agora pode …