DNA ajuda a capturar assassino que aterrorizou a Califórnia nos anos 70 e 80

John G. Mabanglo / EPA

Joseph James DeAngelo foi capturado mais de 40 anos depois de ter aterrorizado a Califórnia

As autoridades da Califórnia anunciaram na quarta-feira (25) a prisão de um homem suspeito de ser o “assassino do estado dourado”, responsável por assassinatos e violações em massa na Califórnia nas décadas de 1970 e 1980.

“Na terça-feira [24], um mandado de prisão foi emitido” contra Joseph James DeAngelo, acusado de assassinato e violação, com circunstâncias agravantes, e identificado após 40 anos de pesquisa através de análise de DNA, anunciou a procuradora de Sacramento, Anne Marie Schubert, em coletiva de imprensa.

Uma análise de DNA comparada nos últimos seis dias relacionou um ex-policial a alguns dos crimes cometidos por um assassino em série californiano responsável por pelo menos 12 homicídios e 45 estupros em todo o estado nos anos 70 e 80, informaram as autoridades na quarta.

O homem de 72 anos, demitido do Departamento de Polícia de Auburn, foi preso depois de uma amostra de seu DNA ter coincidido com o do chamado “Golden State Killer” (assassino do estado dourado”), disse a procuradora.

As autoridades afirmaram que DeAngelo tinha sido preso sob suspeita de ter cometido quatro assassinatos nos condados de Sacramento e Ventura e acabou acusado de dois homicídios no caso de Ventura.

“Sabíamos que estávamos procurando uma agulha no palheiro, mas também sabíamos que a agulha estava lá”, disse Schubert. “Encontramos a agulha no palheiro e estava bem aqui, em Sacramento. A resposta esteve sempre no DNA“, acrescentou.

Armado, o criminoso mascarado dos anos 70 e 80 aterrorizou as comunidades, invadindo casas enquanto mulheres solteiras ou casais dormiam.

Por vezes, amarrava o homem e empilhava pratos nas costas dele, estuprando depois a mulher, enquanto ameaçava matar os dois se os pratos caíssem. Muitas vezes, levou recordações das casas, principalmente moedas e joias das vítimas, que tinham entre 13 e 41 anos.

DeAngelo foi demitido do Departamento de Polícia de Auburn em 1979, depois de ter sido preso por roubar um repelente e um martelo de uma farmácia, de acordo com artigos da época publicados no Auburn Journal.

O FBI diz que tinha uma equipe reunindo provas em uma casa da região de Sacramento ligada a DeAngelo.

Jane Carson-Sandler, que foi sexualmente agredida na Califórnia em 1976 por um homem que se acredita ser o “assassino do estado dourado”, disse ter recebido uma mensagem por e-mail de uma detetive aposentada, que trabalhou no caso, informando que tinham identificado o estuprador e que ele estaria sob custódia.

“Acabo de ficar alegre, em êxtase. É uma montanha-russa emocional agora“, disse a vítima, que mora perto de Hilton Head, na Carolina do Sul, em entrevista por telefone à Associated Press. “Sinto que estou no meio de um sonho e vou acordar e não vai ser verdade. É tão bom ter um encerramento do caso e saber que ele está preso”.

Autoridades do FBI e da Califórnia retomaram em 2016 a busca pelo criminoso e anunciaram uma recompensa de 50 mil dólares caso ele fosse preso e condenado. Ao assassino, foram atribuídos mais de 175 crimes entre 1976 e 1986.

Como o suspeito cometeu crimes em todo o estado, as autoridades o identificavam por nomes diferentes: Foi apelidado de “estuprador da área leste”, após o início desses crimes no norte da Califórnia; “violador da noite”, após uma série de assassinatos no sul da Califórnia; e também como “estuprador do nó de diamante”, por usar um elaborado método de ligação em duas das vítimas. Mais recentemente, foi apelidado de “assassino do estado dourado”.

As autoridades decidiram divulgar o caso novamente em 2016, antes do 40º aniversário do primeiro ataque conhecido, no condado de Sacramento.

O vizinho Kevin Tapia, de 36 anos, disse que quando era adolescente DeAngelo o acusou falsamente de atirar objetos pela cerca compartilhada, provocando uma troca de insultos acalorada entre DeAngelo e o pai de Kevin. “Ninguém acha que vive ao lado de um serial killer”, disse.

“Mas, ao mesmo tempo, era um cara estranho. Sempre sozinho. Quando começamos a pensar sobre isso, até imaginamos fazendo algo assim, mas eu nunca suspeitaria”, acrescentou.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …