Bolsonaro admite “desconhecimento” e deixa economia com ministro Paulo Guedes

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agencia Brasil

Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro voltou a admitir nesta segunda-feira (7) o seu “desconhecimento” em economia e finanças, e reiterou que estas estarão sob responsabilidade do ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Reconhecer o meu desconhecimento em muitas áreas é um sinal de humildade. Tenho certeza que conheço um pouco mais de política que o Paulo Guedes e ele, com certeza, conhece muito mais de economia do que eu“, disse Bolsonaro na cerimônia em que os novos presidentes dos três principais bancos públicos do país – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (Caixa) e Banco do Brasil (BB) – assumiram seus cargos.

“Guedes teve liberdade para escolher toda a sua equipe”, ressaltou o presidente, que disse que, desta maneira, começa a estabelecer uma diferença em relação aos “governos anteriores”, nos quais havia uma “briga (…) de qual partido ia ficar com essa ou aquela pasta dos bancos”.

Na cerimônia, assumiram os seus cargos os novos presidentes da Caixa, Pedro Guimarães; BB, Rubem Novaes; e BNDES, Joaquim Levy, todos alinhados com o ideário liberal de Guedes, economista formado na Escola de Chicago.

Em seu discurso, Bolsonaro só exigiu aos novos funcionários que trabalhem “com transparência acima de tudo“, porque o novo governo “não pode errar”, sobretudo em matéria econômica.

“Se a economia for bem, teremos mais empregos, o índice de violência diminuirá, a satisfação estará presente junto ao nosso povo e nós viveremos dias melhores”, declarou o presidente.

Bolsonaro também reiterou que seu governo vai revisar a distribuição dos recursos destinados à publicidade oficial na imprensa, a fim de que esta seja mais “democrática” e deixe de favorecer um ou outro meio.

“A imprensa livre é a garantia de nossa democracia” e a intenção é distribuir os recursos publicitários sem favorecer nenhum meio, a fim de que “a imprensa possa cada vez mais fazer um bom trabalho no Brasil”.

Além disso, Bolsonaro reiterou que será revisto e fiscalizado o dinheiro que o governo destina ao apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs).

“Parece que isso não tem importância, mas tem sim, por isso os recursos que foram liberados para ONGs sofrerão um rígido controle para que nós possamos fazer com que os recursos públicos sejam bem utilizados“, afirmou o presidente.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …