Neste domingo (17), o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, embarcou para os EUA a fim de se reunir com seu homólogo norte-americano, Donald Trump. O encontro está agendado para a terça-feira (19), comunicou o portal G1.
De acordo com o portal, Jair Bolsonaro decolou às 7h59 da Base Aérea de Brasília. O presidente é acompanhado, entre outros, pelos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.
Durante o encontro, o Brasil e os EUA devem assinar acordos em diferentes áreas, inclusive no que diz respeito ao uso comercial da base espacial de Alcântara. O acordo prevê que os EUA poderão lançar satélites, foguetes e mísseis da base brasileira, embora o território continue sob jurisdição brasileira.
Além dos assuntos bilaterais, os presidentes deverão ainda tratar a questão venezuelana, sendo que os dois não reconhecem a legitimidade de Nicolás Maduro, mas sim o líder da oposição Juan Guaidó como presidente interino do país.
O encontro entre os dois presidentes será privado, de acordo com o governo brasileiro.
Em seguida, Jair Bolsonaro e Donald Trump farão uma declaração à imprensa na Casa Branca e, ainda na terça, Bolsonaro deve fazer uma visita ao Cemitério Nacional de Arlington, onde se encontra o Túmulo do Soldado Desconhecido. Bolsonaro deve regressar a Brasília na terça-feira (19) à noite.
Trata-se do primeiro encontro bilateral entre Jair Bolsonaro e Donald Trump. Antes disso, os dois só tiveram uma conversa telefônica no ano passado, quando o presidente dos EUA parabenizou Bolsonaro pela vitória nas eleições presidenciais.
A viagem de Bolsonaro a Washington ocorre em um momento em que o governo brasileiro expressa desejo de uma maior aproximação aos EUA.
// SputnikNews