O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, está vendendo casas por 1 euro, visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos.
A pequena cidade, cheia de história, está localizada no topo de uma colina, a partir da qual é possível ter uma vista privilegiada sobre o Mediterrâneo. Apesar da vista deslumbrante, muitos moradores têm abandonado a região, procurando cidades maiores para viver.
Essa não é a primeira vez que a região faz ofertas de investimento atrativas, mas na nova iniciativa o processo de compra é ainda mais facilitado para os compradores interessados, uma vez que a Prefeitura de Sambuca é o proprietário de todas as casas que estão à venda por apenas 1 euro.
“Nós não somos intermediários que agem como um elo entre os antigos e os novos donos, se quiser aquela casa, terá, sem demora”, disse o presidente do município de Sambuca, Giuseppe Cacioppo, em declarações à CNN.
No entanto, existem condições: os novos proprietários devem se comprometer a restaurar a casa escolhida dentro de três anos. Além disso, os compradores têm que fazer um depósito de segurança, uma espécie de caução de 5 mil euros.
As obras de restauração poderão implicar despesas mais significativas, com valores a rondar os 15 mil euros, uma vez que as residÊncias têm entre 40 a 150 metros quadrados e estão bastante degradadas. No fim da restauração, o município garante devolver a quantia que foi depositada como caução.
Cacioppo assegura que os compradores não ficarão desapontados com o investimento, porque Sambuca “é conhecida como a Cidade do Esplendor“. “Essa terra fértil é apelidada de Paraíso Terrestre, estamos localizados dentro de uma reserva natural, cheia de história, cercada por belas praias, florestas e montanhas, é silenciosa e pacífica, um retiro idílico para uma estadia de desintoxicação”, acrescentou.
Até agora, foram vendidas dez casas, mas há ainda dezenas de habitações disponíveis, “que precisam de uma reforma”.
O prefeito revela ter recebido muitos pedidos de compra, em particular de outros países. “Os estrangeiros estão vindo para cá, maravilhados com toda essa beleza”, disse Cacioppo, esperando que os novos moradores ajudem a dar uma nova vida à pequena cidade, impulsionando a economia local e preservando as joias arquitetônicas locais.
Ciberia // ZAP