Cidade de SC será a primeira do Brasil a incluir programa de educação emocional na grade

Seduc / RPA

Enquanto a grade curricular da maioria das escolas aposta em disciplinas como matemática, português, química e história, novos paradigmas apontam que há outras coisas com as quais deveríamos aprender a lidar desde cedo: as nossas emoções.

No Brasil, um município de pouco mais de 10 mil habitantes em Santa Catarina é pioneiro nesse sentido. A cidade de Luiz Alves é a primeira do país a incluir um programa de educação emocional na grade das escolas públicas. Até então, apenas algumas escolas particulares ofereciam o programa em sua grade.

Trata-se do “Passaporte: Habilidades para Vida”, disponibilizado pela ASEC (Associação pela Saúde Emocional de Crianças). O projeto busca ajudar os estudantes a lidar melhor com emoções e dificuldades que a vida apresenta. A novidade entrará em vigor nas escolas do município, beneficiando alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Um total de 789 crianças e adolescentes devem participar do programa, composto por 18 aulas com atividades lúdicas. De acordo com a Prefeitura de Luiz Alves, as aulas são apoiadas em uma história em quadrinhos e focam na cooperação, comunicação e no desenvolvimento emocional dos estudantes.

Desde 2009, as escolas municipais já desenvolvem um projeto de saúde emocional com crianças de 6 a 7 anos, conhecido como Amigos do Zippy. Desde a implementação, não foi registrado nenhum caso de tentativa de suicídio ou de automutilação na cidade envolvendo crianças e jovens atendidos pelo programa.

Ao perceber o sucesso da iniciativa, veio a vontade de fortalecer emocionalmente jovens a partir dos 11 anos, para ajudá-los a lidar com essa fase particularmente vulnerável da vida. Por isso, o município decidiu implementar o programa, que será oferecido pelos próprios professores da rede municipal, após uma capacitação oferecida pela ASEC.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA e Reino Unido teriam dado 'luz verde' a Israel para retaliar Irã após ataque a petroleiro

Irã rejeitou o envolvimento do país no ataque contra o petroleiro Mercer Street no mar Arábico que ocorreu na quinta-feira (29), condenando as acusações lançadas pelo governo israelense. Tel Aviv teria recebido "luz verde" de Washington …

Incêndios causam mortes e devastação no sul da Europa

A União Europeia EU) enviou ajuda para a Turquia nesta segunda-feira (02/08), e voluntários se juntaram a bombeiros na luta contra fortes incêndios que já duram seis dias e mataram oito pessoas no país. Em …

Golpe militar em Mianmar completa seis meses e já resultou em quase mil mortes de civis

Aterrorizados pela repressão da junta militar e pela propagação do coronavírus, poucos birmaneses se atreviam a ir às ruas para protestar neste domingo (1º), quando completam-se seis meses do golpe de Estado que mergulhou …

Governo italiano vende casas a 2 euros na região da Sicília

Mais uma vez o governo italiano está vendendo casas em áreas rurais da Itália, após o sucesso da campanha para repovoamento de áreas abandonadas. Além de promover a ocupação por meio de incentivos para jovens e …

Bolsonaro admite não ter provas de fraudes eleitorais

Em live para a qual convocou veículos de imprensa, Bolsonaro exibiu uma série de teorias falsas, cálculos equivocados e vídeos antigos, já verificados e desmentidos, mas que ainda circulam na internet, como supostas evidências de …

A incrível civilização antiga que mumificava os mortos 2 mil anos antes dos egípcios

"As mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos", segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estão presentes na América do Sul, na costa árida …

Delta pode causar covid-19 mais grave, alerta agência americana

Documento interno do órgão de prevenção de doenças dos EUA indica que a variante delta do coronavírus é tão contagiosa quanto a catapora e pode ser transmitida mesmo por indivíduos vacinados. "A guerra mudou", diz …

Vendas de vacinas anticovid impulsionam lucros de laboratórios

A empresa farmacêutica AstraZeneca anunciou nesta quinta-feira (28) que as vendas de sua vacina contra a Covid-19 alcançaram US $ 1,17 bilhão no primeiro semestre do ano. Este número corresponde à entrega de aproximadamente …

Cientistas transformaram água pura em metal pela primeira vez

Cientistas transformaram, pela primeira vez, água pura em metal. A pesquisa poderia permitir um estudo detalhado das condições de extrema alta pressão dentro de grandes planetas. A água pura é um isolante quase perfeito. Sim, a …

Imagens do satélite Amazonia-1 já estão disponíveis — e qualquer um pode acessar

O Ministério da Ciência e Tecnologia comunicou, nesta semana, que as imagens do Amazonia-1 já podem ser acessadas pelo público. O satélite Amazonia-1 foi lançado em fevereiro de 2021 e, desde então, já avançou por etapas importantes, …