Depois de copiar na cara dura alguns recursos do Snapchat, agora o Facebook praticamente clonou todo o aplicativo de mensagens efêmeras e lançou o Flash.
O novo app funciona independentemente do Facebook e tem como principal recurso o envio de fotos e vídeos que se apagam automaticamente depois de um determinado tempo. Como se isso não fosse suficiente, o usuário também pode aplicar máscaras nas capturas.
Para “despistar” a inevitável semelhança com o Snapchat, a empresa alega que o Flash é voltado principalmente para mercados emergentes onde conexões Wi-Fi são escassas e há pouca conectividade. Tanto é que ele tem menos de 25 MB – cerca de dois terços menor que o Snapchat para Android. E essa é uma estratégia interessante, principalmente se levarmos em consideração que o Snapchat já é utilizado por 60 milhões de jovens norte-americanos e canadenses, que dificilmente mudariam para o novo aplicativo. Já em países como Indonésia, Índia e o próprio Brasil há alguma chance de o app ser bem-sucedido – pelo menos é isso o que o Facebook acredita.
E já que falamos do Brasil, nosso país foi o primeiro a receber o Flash. O “Snapchat do Facebook” já está disponível na Play Store para todos os usuários Android desde esta terça-feira (8). Segundo George Wang, gerente de produtos do Facebook, a ideia é que nas próximas semanas outros mercados recebam a novidade.
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