Saia justa: Crivella ‘desnomeia’ o presidente da CET-Rio

Senado Federal / Flickr

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB-RJ)

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB-RJ)

“Vou bem de saúde! Tranquilo!’. Foi assim, rindo e com bom humor, que o engenheiro Paulo Cezar Ribeiro reagiu, horas após descobrir, pela imprensa, que tinha perdido o cargo de presidente da CET-Rio.

A resposta foi uma reação irônica à razão apresentada pelo prefeito Marcelo Crivella, de manhã, para nomear outra pessoa na função. Ribeiro fora apresentado há nove dias por Fernando Mac Dowell, secretário de Transportes, como o chefe do órgão.

Paulo Cezar Ribeiro já estava até trabalhando, e não sabe se vai receber pelos dias trabalhados, já que a nova presidente foi nomeada com data retroativa a 1º de janeiro.

“O Paulo Cezar infelizmente foi diagnosticado com uma doença grave e pediu para se afastar”, informou Crivella aos jornalistas, para justificar a nomeação para o cargo de Virgínia Salerno Soares.

No início da noite, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) deu outra versão. Segundo a pasta, Ribeiro, que é professor de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, teve a nomeação inviabilizada por uma Cláusula de Dedicação Exclusiva, quando professor de ensino público não pode atuar em duas funções remuneradas.

“Além da remuneração recebida por serviço prestado ao município, a prefeitura teria que arcar com o salário de professor, o que vai de encontro com a atual política de corte de gestos.”

Aos 68 anos, Paulo Cezar recebeu a notícia com surpresa. Negou ter problema de saúde e contou que nunca foi informado sobre a cláusula mencionada.

Eu só poderia ser nomeado após ser cedido pela UFRJ, uma coisa corriqueira. A questão de valores nunca foi falada para mim.”

Segundo ele, a remuneração oferecida para a presidência é de pouco mais de R$ 13 mil. Ele foi ao prédio da SMTR, em Botafogo, retirar seus pertences nesta quarta-feira.

A Coppe repudiou, em nota, o que classificou como ‘atitude desrespeitosa’ do prefeito.

“Causa estranheza que a não confirmação para o cargo do respeitado professor tenha ocorrido no dia seguinte a uma operação bem-sucedida de fiscalização da CET-Rio, por ele orientada, que resgatou a fluidez do tráfego no terminal Procópio Ferreira, na Central”.

Aos 54 anos, servidora há 20, o cargo anterior de Virgínia Salerno Soares foi de gerente de RH da CET-Rio. Ela é doutora em Engenharia de Produção e mestre em Engenharia de Transportes pela Coppe.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Confira o que cérebro de abelhas tem em comum com o de humanos

Segundo cientistas, existem semelhanças entre a atividade cerebral das abelhas-europeias e a dos humanos, o que poderia levar abelhas a serem usadas para estudar funções cerebrais dos humanos. As oscilações alfa (a atividade eléctrica gerada pelo …

Síndrome bizarra: esse é o primeiro caso de uma pessoa que urina álcool

Médicos do hospital da Universidade de Pittsburgh Medical Center (EUA) relataram o primeiro caso de uma síndrome bizarra na qual a pessoa urina álcool. Em outras palavras, o álcool se forma naturalmente na sua bexiga, …

Amazon abre seu primeiro supermercado que não aceita dinheiro

Dois anos depois de a Amazon inovar no ramo das lojas de conveniência abrindo a sua própria rede que aceita apenas pagamentos virtuais, a empresa está pronta para dar o próximo passo: nesta terça-feira (25), …

Não há motivo para pânico por coronavírus no Brasil, dizem especialistas

O primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, confirmado nesta quarta-feira (26/02), levou o estado de São Paulo, onde reside o paciente infectado, a montar um centro de contingência para enfrentamento da doença. Quatro mil leitos, …

Abolição da pena de morte no Colorado entra em vigor em julho

O Colorado, no oeste americano, se tornou o vigésimo segundo estado dos Estados Unidos a abolir a pena capital, depois de um intenso e longo debate, especialmente por parte da oposição republicana. O fim da …

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …