Saia justa: Crivella ‘desnomeia’ o presidente da CET-Rio

Senado Federal / Flickr

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB-RJ)

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB-RJ)

“Vou bem de saúde! Tranquilo!’. Foi assim, rindo e com bom humor, que o engenheiro Paulo Cezar Ribeiro reagiu, horas após descobrir, pela imprensa, que tinha perdido o cargo de presidente da CET-Rio.

A resposta foi uma reação irônica à razão apresentada pelo prefeito Marcelo Crivella, de manhã, para nomear outra pessoa na função. Ribeiro fora apresentado há nove dias por Fernando Mac Dowell, secretário de Transportes, como o chefe do órgão.

Paulo Cezar Ribeiro já estava até trabalhando, e não sabe se vai receber pelos dias trabalhados, já que a nova presidente foi nomeada com data retroativa a 1º de janeiro.

“O Paulo Cezar infelizmente foi diagnosticado com uma doença grave e pediu para se afastar”, informou Crivella aos jornalistas, para justificar a nomeação para o cargo de Virgínia Salerno Soares.

No início da noite, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) deu outra versão. Segundo a pasta, Ribeiro, que é professor de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, teve a nomeação inviabilizada por uma Cláusula de Dedicação Exclusiva, quando professor de ensino público não pode atuar em duas funções remuneradas.

“Além da remuneração recebida por serviço prestado ao município, a prefeitura teria que arcar com o salário de professor, o que vai de encontro com a atual política de corte de gestos.”

Aos 68 anos, Paulo Cezar recebeu a notícia com surpresa. Negou ter problema de saúde e contou que nunca foi informado sobre a cláusula mencionada.

Eu só poderia ser nomeado após ser cedido pela UFRJ, uma coisa corriqueira. A questão de valores nunca foi falada para mim.”

Segundo ele, a remuneração oferecida para a presidência é de pouco mais de R$ 13 mil. Ele foi ao prédio da SMTR, em Botafogo, retirar seus pertences nesta quarta-feira.

A Coppe repudiou, em nota, o que classificou como ‘atitude desrespeitosa’ do prefeito.

“Causa estranheza que a não confirmação para o cargo do respeitado professor tenha ocorrido no dia seguinte a uma operação bem-sucedida de fiscalização da CET-Rio, por ele orientada, que resgatou a fluidez do tráfego no terminal Procópio Ferreira, na Central”.

Aos 54 anos, servidora há 20, o cargo anterior de Virgínia Salerno Soares foi de gerente de RH da CET-Rio. Ela é doutora em Engenharia de Produção e mestre em Engenharia de Transportes pela Coppe.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Médico sugere que Suécia pode se tornar 1.º país a se livrar do coronavírus

A Suécia pode ser o primeiro país a atingir imunidade de 60% a 70%, necessária para o fim da pandemia, comentou à Sputnik o imunologista e especialista nas mais perigosas infecções, Vladislav Zhemchugov. Na Suécia, há …

França não vai ceder ao terror, afirma Macron

Em Nice, presidente francês condenou atentado que matou três, e anunciou que vai mais que dobrar contingente de soldados antiterrorismo. França é alvo da "loucura islâmica por permitir que todos creiam livremente", disse. O presidente francês, …

Walmart recolhe armas em lojas por risco de "agitação social" em reta final das eleições nos EUA

Revólveres, pistolas, fuzis e munição de diferentes calibres foram recolhidos nesta semana das lojas Walmart, nos EUA, onde eram expostas do mesmo jeito que telefones celulares ou eletrônicos são apresentados em lojas de departamento no …

Fazenda futurista planeja cultivar e servir carne “impressa” no Espaço

Se a reprodução dos sabores, da textura, da aparência e do aroma de carnes de origem animal não são mais limite para as empresas que produzem carne vegetal, muito em breve nem o próprio Planeta …

Rara cobra de duas cabeças encontrada na Florida

O que tem dois cérebros, nenhuma perna e a melhor foto de perfil no Facebook? Com certeza esta rara cobra de duas cabeças recentemente descoberta por um gato doméstico em Palm Harbor, Flórida, EUA. A família …

Segunda onda no Brasil pode vir a qualquer momento, alerta especialista

Apesar de diminuição dos casos, epidemia do coronavírus não acabou no Brasil e segunda onda da COVID-19 pode acontecer a qualquer momento, disse médica à Sputnik Brasil. Na terça-feira (27), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância …

Marido de Isabel dos Santos morreu no Dubai

Morreu nesta quinta-feira no Dubai o marido da empresária angolana Isabel dos Santos, o empresário congolês Sindika Dokolo, segundo confirmou à agência noticiosa Lusa, uma fonte ligada à família. A imprensa congolesa indicou há algumas …

Brasileira é uma das três vítimas do atentado em Nice

Uma brasileira está entre as três vítimas do atentado com faca ocorrido na cidade francesa de Nice nesta quinta-feira (29/10), segundo confirmou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Em comunicado, o Itamaraty afirmou que a …

Governo do Catar se desculpa por exames ginecológicos forçados feitos em aeroporto

O Catar fez nesta quarta-feira (28) um mea culpa pelos exames ginecológicos forçados a que foram submetidas várias mulheres no aeroporto de Doha. Os testes foram realizados com o objetivo de encontrar a mãe …

Sonda descobre 'duendes' e 'elfos' surgindo na atmosfera de Júpiter

Uma equipe de cientistas analisou imagens ultravioletas da sonda Juno, da NASA, no planeta gigante, e por 11 vezes surgiram luzes extremamente curtas e peculiares. A sonda espacial Juno, da agência espacial norte-americana NASA, captou uma …