Oceano escondido em lua de Saturno pode ser elemento que faltava para abrigar vida

Gray Lensman QX! / Flickr

O sexto maior satélite natural de Saturno, chamado Encélado, esconde um imenso oceano de mais de um bilhão de anos de idade abaixo de sua superfície.

Abaixo da superfície coberta de gelo de uma das luas de Saturno há um imenso oceano que poderia ter um bilhão de anos, idade considerada perfeita para abrigar vida, segundo Marc Neveu, cientista do Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA.

A idade do oceano foi calculada por Neveu e sua equipe utilizando os dados coletados pela sonda Cassini, que orbitou ao redor de Saturno durante 13 anos, e uma das principais descobertas foi que Encédalo possui um oceano repleto de respiradouros hidrotermais.

“É muito surpreendente ver um oceano hoje. É uma lua muito pequena e, geralmente, espera-se que as coisas pequenas não sejam muito ativas, [sendo normalmente] como um bloco morto de rocha e gelo”, explicou Neveu ao portal Live Science.

O cientista ressaltou que este satélite de Saturno apresenta as características necessárias para o surgimento de vida, já que, além de fontes de energia química e de elementos essenciais como o carbono, nitrogênio, hidrogênio e oxigênio, Encédalo também possui o tempo, que é mais uma importante característica para suportar vida.

Neveu explicou que se um oceano é demasiado “jovem” e tem, por exemplo, apenas alguns milhões de anos, provavelmente não teve tempo suficiente para que os elementos citados anteriormente se misturem para criar vida.

Aparentemente, o oceano de Encédalo se encontra no momento mais propício para gerar vida. No entanto, o pesquisador observou que seus cálculos atuais ainda não possuem 100% de precisão.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Vespas insaciáveis: outro desastre provocado pela radiação de Chernobyl?

A radiação de Chernobyl intensificaria o metabolismo e o consumo de néctar em vespas se comparadas com as de outras regiões. A intensificação pode ter maiores consequências ecológicas. A mudança poderia estar relacionada à constante exposição …

Maioria considera justa a soltura de Lula, mostra Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (09/12) sugere que a maioria da população brasileira considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em novembro após ele cumprir um ano …

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …