Serviço de “proteção” do Facebook espiona internautas

O Facebook está incluindo no seu aplicativo para celulares uma nova opção intitulada “Protect” que, afinal, serve sobretudo para espionagem empresarial, permitindo à rede social roubar ideias e ganhar vantagem sobre a concorrência.

O alerta é lançado pelo site de tecnologia TechCrunch que explica que a opção “Protect” (Proteger, em português) direciona os utilizadores do aplicativo para celulares do Facebook para a App Store, desafiando-os a instalar o serviço Virtual Private Network (VPN) chamado Onavo.

A Onavo surge, assim, como uma ferramenta VPN, ou seja, um sistema de proteção de dados e de privacidade que permite encriptar as informações dos utilizadores quando eles visitam sites, de modo a não serem rastreados.

Embora “mascarem” a atividade dos utilizadores, não permitindo a terceiros a recolha de dados dos mesmos, as VPNs podem registrar tudo o que seus clientes fazem online. E é precisamente isso que a Onavo faz, mas sob a “máscara” da proteção e com um intuito que passa precisamente pela recolha de dados para uso próprio – já que o Facebook não é uma empresa de segurança informática.

Na App Store, nota-se que a Onavo “guarda com segurança os logins de websites e informações pessoais, como contas bancárias e números dos cartões de crédito”, protegendo as “informações privadas dos websites móveis maliciosos, de phishing e não seguros, que podem ver e compartilhar suas informações privadas”.

Aquilo que não se explica é que a Onavo permite ao Facebook saber tudo o que as pessoas fazem nos celulares, mesmo fora do âmbito da rede social. A ferramenta permite à empresa monitorar os hábitos no uso da internet global, conseguindo rastrear informações sobre outros aplicativos e sobre a forma como os utilizadores interagem com ela.

É, assim, uma ferramenta preciosa em termos de espionagem empresarial. A Onavo “permite ao Facebook monitorar a atividade dos utilizadores entre aplicativos”, o que dá à rede social “uma grande vantagem em termos de detectar novas tendências em todo o vasto ecossistema móvel“, explica o TechCrunch.

O Facebook pode, através da ferramenta, entender em primeira mão quais “aplicativos estão se tornando grandes sucessos”, quais crescem mais lentamente e que “características novas” desses aplicativos resultam melhor com os utilizadores, refere o site tecnológico.

Onavo permitiu “esmagar” rede social em crescimento

A rede social de Mark Zuckerberg já teria tirado partido dos dados da Onavo para obter vantagem relativamente à concorrência, como na “batalha com o Snapchat”, segundo o TechCrunch.

Um artigo de agosto de 2017 do Wall Street Journal mencionava precisamente este dado, realçando que o Facebook conseguiu perceber antecipadamente que o lançamento da funcionalidade “Stories” no Instagram, rede social de que é proprietária, estava  afetando negativamente o crescimento do Snapchat, a rede social focada nos celulares que se baseia na criação de mensagens instantâneas para Android e iOS.

O TechCrunch acrescenta que a Onavo também permitiu ao Facebook “esmagar” outra rede social, vocacionada para adolescentes, que não chegou a ser divulgada, integrando uma das suas funcionalidades que estaria tendo grande sucesso nos celulares.

A VPN do Facebook não estará disponível para os utilizadores de todo o mundo. A rede social confirma ao TechCrunch que a Onavo está neste momento disponível nos EUA em dispositivos iOS. Mas o site frisa que teria também utilizadores no Brasil e na Índia e que já teria sido detectada, em 2016, no Reino Unido.

O gestor de produto da Onavo, Erez Naveh, explica ao site tecnológico que “como outras VPNs”, esta “atua como uma ligação segura para proteger as pessoas de sites potencialmente perigosos”.

Naveh também reconhece que “o aplicativo pode recolher dados de tráfego móvel para ajudar a reconhecer táticas que maus agentes utilizam”, destacando que isso “ajuda a ferramenta a funcionar melhor” ao longo do tempo, mas não confirmando os aspectos maliciosos da Onavo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …