Aeronave de 220 toneladas e movida por seis motores completa com sucesso primeiro voo, na Califórnia. Ideia é que Stratolaunch sirva de plataforma móvel para o lançamento de satélites.
A maior aeronave do mundo completou com sucesso neste sábado (13/04) o seu primeiro voo de teste. O avião Stratolaunch, com uma envergadura da mesma extensão de um campo de futebol, decolou de um aeródromo no deserto de Mojave, na Califórnia, e realizou exercícios de testes durante duas horas e meia.
Durante o voo, a aeronave atingiu uma velocidade máxima de 189 milhas por hora (304 quilômetros) e altitude de 17 mil pés (5.182 metros).
A aeronave tem envergadura de 117 metros e pesa 220 toneladas. Ela possui duas fuselagens conectadas e 28 rodas, e é movida por seis motores como os usados no Boeing 747.
O Stratolaunch foi concebido para ser uma plataforma móvel de lançamento de satélites no espaço. Pode um dia também lançar ônibus espaciais de passageiros. “O voo de hoje reforça nossa missão de fornecer uma alternativa flexível aos sistemas lançados no solo”, disse Jean Floyd, CEO da empresa Stratolaunch.
O projeto foi desenvolvido pelo cofundador da Microsoft Paul Allen, que morreu em outubro passado. “Nós todos sabemos que Paul teria ficado orgulhoso de testemunhar a realização histórica de hoje”, disse Jody Allen, presidente da Vulcan Inc. e administrador da Paul G. Allen Trust. “A aeronave é um feito de engenharia notável, e parabenizamos a todos os envolvidos”.
A ideia da empresa é baratear os custo de lançamento, reduzindo gastos em relação aos foguetes lançados do solo.