Massacre do Carandiru completa 25 anos – sem punições

ABr

Carandiru

“Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti”. O Salmo 91 “salvou” a vida do ex-presidiário Sidney Sales durante o massacre do Carandiru, o presídio que há 25 anos viveu o capítulo mais sombrio da história do sistema penitenciário brasileiro.

Em 2 de outubro de 1992, o Brasil registrou seu maior massacre carcerário quando 111 presos foram assassinados pela polícia em uma rebelião na Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru. Naquele dia, Sidney Sales, que cumpria pena por roubo de carga, sobreviveu “graças a um milagre de Deus”.

Os agentes da polícia já tinham disparado contra dezenas de presos e quando chegaram à sua cela (504-E, no pavilhão 9), Sales recitou os versículos do Salmo 91, que sua mãe lhe escreveu em uma carta: “Foi então quando o policial chutou a porta e pediu que todos nós saíssemos nus”.

Sales – hoje pastor evangélico – escapou da morte pela primeira vez naquela tarde de outubro de 1992 e desceu até o pátio para carregar os corpos dos seus companheiros.

Pelo massacre, 73 policiais foram condenados em cinco processos diferentes, julgados entre 2013 e 2014, mas um tribunal anulou no ano passado todo o procedimento porque considerou que não foi possível responsabilizar de forma individual os autores de cada uma das mortes.

“A lei humana demorou, mas a lei divina fez o seu trabalho rápido”, afirmou Sales em entrevista à EFE no Parque da Juventude, onde, há 25 anos, funcionava o maior presídio da América Latina, que foi demolido em 2002.

Após recolher mais de 30 corpos, Sales voltou a se fechar em uma cela a pedido de um policial, e foi nesse momento que ocorreu o “segundo milagre” do Carandiru. “O policial estava com um molho de chaves e me disse: ‘Se a chave que você escolher abrir o cadeado, você vai sobreviver; se não, vai ser executado agora‘. Fechei os olhos e pensei na carta da minha mãe”, conta Sales.

O pastor, de 49 anos, deixou o presídio em 1993, um ano após o massacre: “Saí e a sociedade não me queria, mas eu tampouco queria a sociedade“. Voltou então ao mundo do crime e em um confronto levou seis tiros e ficou paraplégico. Começou então a usar drogas, retornou à prisão e no caminho encontrou o “chamado do Senhor”.

Sales já não tem pesadelos, mas durante anos acordava assustado com as tenebrosas imagens daquela tarde de 1992, retratada no filme “Carandiru”, dirigido por Héctor Babenco.

ABr

Carandiru depois da implosão de dois pavilhões em 2002

O estopim do massacre aconteceu enquanto os presos disputavam uma partida de futebol no pátio do pavilhão 9. Em uma das celas superiores, os detentos começaram uma briga e os agentes penitenciários tentaram controlar a situação, mas os presidiários conseguiram tomar o controle do prédio.

A polícia então reprimiu a rebelião com uma violência extrema, disparando contra os presos quando muitos deles estavam trancados em suas respectivas celas.

Após 25 anos do massacre, os sobreviventes do Carandiru e as organizações de direitos humanos concordam que pouco mudou no sistema penal brasileiro desde então. “Mudou muito pouco desde o Carandiru e algumas coisas pioraram desde 92“, como a presença dos grupos criminosos dentro das prisões, afirmou à EFE César Muñoz, pesquisador da Human Rights Watch (HRW).

Para Muñoz, “os grandes grupos criminosos foram fundados nas prisões como forma de autoproteção dos presos, mas se transformaram em organizações muito perigosas, que controlam território e cuja influência se transferiu para as cidades”. “Por isso é tão importante que o Estado retome o controle das prisões“, continuou.

As facções criminosas foram as protagonistas dos massacres realizados no início de 2017 em diversos presídios do Brasil e que deixaram um saldo de 150 vítimas.

A violência registrada nos primeiros meses do ano trouxe à tona a dura realidade dos presídios do Brasil, onde a aglomeração e as péssimas condições dos presos são alguns dos maiores problemas do sistema carcerário, que abriga cerca de 622 mil detentos, 67,3% acima da sua capacidade.

“A minha maior decepção é que o Estado continua à toa 25 anos depois. Por isso continua essa situação caótica nas prisões”, advertiu Sales, que hoje administra vários centros para dependentes químicos no estado de São Paulo.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …