Várias múmias do período greco-romano foram encontradas dentro de uma tumba na cidade de Assuã, no sul do Egito, durante uma missão arqueológica egípcio-italiana.
O Ministério das Antiguidades do Egito informou recentemente sobre a ocorrência e apresentou na página do Facebook as imagens que mostram o sarcófago, as múmias e vários objetos antigos.
Segundo os especialistas, a tumba subterrânea, datada entre 332 a.C. e 395 d.C., consiste de uma escada feita de blocos esculpidos que leva a várias câmaras funerárias. Em uma das imagens é possível ver duas múmias juntas, cujos corpos se acredita serem de uma mãe e seu filho.
Na sala principal da área subterrânea havia cerca de 30 múmias, incluindo crianças que tinham sido atiradas para um nicho lateral.
O interior do túmulo estava preservado pelo fato de que a entrada do local havia sido selada por um muro de pedra. Também foi descoberta uma maca de madeira em perfeito estado que teria sido usada para depositar as múmias na tumba.
O secretário-geral do Supremo Conselho de Antiguidades, Mostafa Waziri, informou que também foram achados partes de um sarcófago de madeira e fragmentos de outra tumba, contendo o nome do proprietário, Tjit. “É uma descoberta muito importante porque acrescentamos algo à história de Assuã que estava faltando”, disse a professora Patrizia Piacentini, líder da pesquisa.
Além dos restos mortais, os arqueólogos encontraram tais artefatos como máscaras decoradas, estatuetas, pedaços de linho e papiro.
// Sputnik News