Arqueólogos encontram em Creta tumba intacta de jardineiro minoico

(h) Ministério da Cultura da Grécia

Arqueólogos gregos encontraram uma tumba intacta do período Minoico Pós-Palaciano, nos arredores da cidade de Ierápetra, no sul da ilha de Creta, segundo anunciou nesta quinta-feira em comunicado o Ministério da Cultura.

No interior da tumba havia três espaços diferentes: na parte sul foi achado um sarcófago de pedra em cujo interior havia o esqueleto de uma pessoa adulta bem conservado. Ao lado do esqueleto havia 14 regadores, uma cratera com base e uma copa, todos de cerâmica.

No espaço situado na parte norte foi encontrado outro sarcófago, que estava quebrado, mas que teve todas as peças recuperadas. O sarcófago, com forma de banheira, continha um esqueleto decomposto de uma pessoa adulta.

Ao lado, os arqueólogos encontraram outros seis regadores e duas vasilhas pequenas de cerâmica de grande valor artístico. Segundo demonstram as cerâmicas achadas, a tumba data do período 1.400-1.200 a.C.

“É muito importante que a tumba estava intacta, porque nos dará informação preciosa sobre aquele período”, declarou à Agência EFE a diretora do departamento do Serviço Arqueológico de Lasithi, Jrysula Sofianu.

A arqueóloga afirmou que o achado da tumba permitirá organizar as pesquisas na região, onde até agora não havia jazidas arqueológicas.

A tumba foi descoberta por acaso quando um habitante da região avisou ao departamento de arqueologia ter encontrado um poço, em um olival, de 1,20 metros de diâmetro e 2,50 metros de profundidade.

Sofianu explicou que os arqueólogos fizeram imediatamente uma escavação e descobriram a tumba, à qual se chegava através desse poço.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Descoberta uma nova estrela cercada por “megaestrutura alienígena”

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cuja luminosidade varia de forma misteriosa. Uma das teorias é que possa estar rodeada de uma possível megaestrutura extraterrestre que ofusca a luz de tempos e …

Pela primeira vez, NASA detecta explosão magnética no lado escuro da Terra

A Missão Multiescala Magnetosférica (MMS), projeto espacial composto por quatro satélites lançados pela NASA em 2015, detectou uma explosão magnética no lado noturno da Terra nunca vista antes. De acordo com o artigo publicado este mês …

Ferimentos diurnos cicatrizam mais rápido que os noturnos

Segundo uma pesquisa recente, ferimentos causados durante o dia cicatrizam mais rápido do que aqueles que foram causados durante a noite. Essa conclusão é explicada pela influência do nosso relógio biológico sobre as células humanas. Tendemos …

Promoção Black Friday Goodoffer24: Windows 10 Pro por R$ 51,20; Office 2016 Pro por R$ 115,95. Tudo com 20% de desconto!

A Black Friday está chegando e se você está à procura de novos softwares, veja algumas ótimas ofertas que a Goodoffer24.com preparou para você! A GoodOffer24.com já está vendendo com preços de Black Friday. E se …

Brasileira cria esmalte em dose única para variar cores sem desperdício

Uma empreendedora mineira de Juiz de Fora criou o esmalte em dose única, o sonho de mulheres que gostam de variar as cores, com higiene, sem desperdício e sem acumular vários vidrinhos em casa. Gláucia Mangia, …

Escritora de romance erótico gay é condenada a mais de 10 anos de prisão na China

Uma escritora chinesa foi condenada a dez anos e meio de cadeia pela publicação de um romance erótico com protagonistas homossexuais. A sentença chocou e indignou país. A escritora de apelido Liu, mas mais conhecida como …

Juiz proíbe Trump de recusar asilo a imigrantes

Um juiz federal proibiu temporariamente a Administração Trump de recusar asilo a imigrantes que cruzem ilegalmente a fronteira no sul dos Estados Unidos. Um juiz federal proibiu temporariamente a Administração norte-americana liderada por Donald Trump de …

Mudanças climáticas podem ter feito a civilização mais antiga da Terra desaparecer

Pesquisadores da Instituição Oceanográfica Woods Hole sugeriram que a antiga civilização do Vale do Indo, que se desenvolveu entre 3.300 e 1.300 anos a.C, desapareceu devido à migração causada pelas mudanças climáticas. A civilização, também conhecida …

A galáxia mais brilhante do Universo é “canibal”

A galáxia mais brilhante já descoberta no Universo, a W2246-0526, localizada na constelação Aquarius, devorou não duas, mas três das suas galáxias satélite, o que pode explicar sua forte luminosidade. De acordo com um novo artigo, …

Brasileiro Carlos Ghosn, presidente do grupo Renault-Nissan, é preso no Japão

O presidente do conselho de administração da Nissan Motor Co, o franco-brasileiro Carlos Ghosn, foi detido nesta segunda-feira em Tóquio em uma investigação das autoridades do Japão por supostas irregularidades em suas finanças pessoais, informou …