Múmias e amuletos divinos são descobertos no Egito

Egyptian Ministry of Antiquities

Um grupo de arqueólogos descobriu várias múmias antigas no Egito – incluindo os restos de um misterioso indivíduo extremamente bem conservado – em uma sepultura comum na margem oeste do Rio Nilo. 

A tumba foi encontrada em Aswan, no sul do Egito, e teria cerca de 2500 anos de idade. De acordo com o diretor do Ministério das Antiguidades do Egito, o sepulcro teria sido utilizado em um funeral comunitário.

Entre as múmias encontradas, há uma que desperta atenção especial: a de um indivíduo extremamente bem preservado, envolvido em faixas de linho, que os arqueólogos encontraram em um sarcófago de arenito. Também foram encontrados fragmentos de amuletos em homenagem a deuses na tumba.

De acordo com o ministério, não há qualquer inscrição no túmulo, sendo a identidade da múmia ainda desconhecida. Serão conduzidas mais pesquisas para tentar descobrir quem é o indivíduo.

Foram ainda descobertas outros três túmulos perto da mesma região. Os cientistas encontraram fragmentos de pinturas, textos escritos com hieroglifos e pedaços de outros sarcófagos de argila. Os especialistas agora vão tentar decifrar os textos.

Todas as tumbas contêm pedaços de amuletos feitos de fiança – uma cerâmica em vidro utilizada em algumas louças. As imagens divulgadas pelo ministério mostram que alguns dos amuletos têm a forma de deuses egípcios, como Anubis, o deus egípcio dos mortos.

Egyptian Ministry of Antiquities

Os cientistas acreditam que as descobertas datam do período que chamam de “Época Baixa do Antigo Egito”, que durou de 712 a.C até 332 a.C.

Durante esse tempo, o Egito esteve sob controle de várias potências estrangeiras, como o Reino de Cuxe (antigo reino localizado no sul do país), Assíria e Persa – período que terminou quando Alexandre, o Grande, conquistou o Egito, em 332 a.C.

Ainda não é claro para os cientistas se o indivíduo encontrado na sepultura comum pertencia a algum destes grupos estrangeiros, mas os especialistas continuam as pesquisas para resolver o mistério o quanto antes.

Este têm sido um bom mês para a arqueologia no Egito. Ainda nesta semana, o ministério dava conta de ter descoberto uma nova esfinge, também em boas condições de preservação, com cerca de 2 mil anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …

Saída de Lula da prisão pode ser “oportunidade” para Bolsonaro, diz especialista ao Le Monde

O jornal Le Monde deste domingo e segunda-feira, feriado em que a França comemora o Armistício da Primeira Guerra Mundial, traz uma reportagem de página inteira sobre a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da …

Evo Morales deixa a Bolívia rumo ao México

O agora ex-presidente Evo Morales deixou a Bolívia na noite desta segunda-feira (11) e pegou um avião em direção ao México. Em comunicado via Twitter, Evo Morales disse que estava agradecido ao México por ter lhe …

Turquia repatria jihadistas estrangeiros do "Estado Islâmico"

A Turquia começou a repatriar nesta segunda-feira (11/11) jihadistas estrangeiros do grupo terrorista "Estado Islâmico" (EI) que foram capturados no norte da Síria. Um alemão, um dinamarquês e um americano foram os primeiros deportados por …

Fumar aumenta o risco de depressão e esquizofrenia?

De acordo com um novo estudo da Universidade de Bristol (Reino Unido), fumar pode aumentar o seu risco de desenvolver depressão ou esquizofrenia. Os pesquisadores queriam estudar a relação conhecida entre tabagismo e doenças mentais. Muitas …