Um grupo de astrônomos acaba de divulgar imagens incríveis do buraco negro V404 Cygni ejetando jatos de plasma para o espaço em um movimento de oscilação nunca antes visto.
O centro do buraco negro, que está a quase 8.000 anos-luz de distância da Terra, foi comparado a um “pião” devido ao seu movimento peculiar e instável, informa a revista científica Nature.
Enquanto os buracos negros são conhecidos por “cuspir” matéria, os pesquisadores observaram que os jatos do V404 disparam plasma em rápida sucessão. “Este é um dos sistemas de buracos negros mais extraordinários com que já me deparei”, disse o líder da pesquisa, James Miller-Jones, professor da Universidade Curtin, na Austrália.
O pesquisador explica que “como muitos buracos negros, ele está se alimentando de uma estrela próxima, puxando o gás para longe da estrela e formando um disco de matéria que circunda o buraco negro e as espirais que se aproximam dele sob o efeito da gravidade”.
“O que é diferente no V404 Cygni é que pensamos que o disco de matéria e o buraco negro estão desalinhados […] Isto parece estar fazendo com que a parte interna do disco oscile como um pião, lançando jatos de fogo em diferentes direções à medida que ele muda de orientação”, declarou o autor principal do estudo. Enquanto o sistema de buraco negro continua girando, ele arrasta espaço e tempo para junto de si.
O buraco negro em questão foi descoberto pela primeira vez em 1989, quando repentinamente liberou jatos de plasma e radiação, embora explosões anteriores tenham sido detectadas em 1938 e 1956, segundo o Centro Internacional de Pesquisa em Radioastronomia (ICRAR).
Em 2015, ocorreu outra série de explosões durante duas semanas, quando o centro do sistema formou uma estrutura oscilante em forma de rosquinha.
Os cientistas continuaram observando o sistema com a Very Long Baseline Array (rede de radiotelescópios) mas só conseguiram capturar a atividade do jato desfocado. Eles esperam que as descobertas os ajudem a compreender outros “eventos extremos” no Universo.
// SputnikNews