Descoberto buraco negro 40 bilhões de vezes maior que o Sol

Com massa 40 bilhões de vezes maior que a do Sol, o Holm 15A* poderia ajudar cientistas a prever surgimento de buracos negros supermassivos. O buraco negro está a 700 milhões de anos-luz da Terra.

Este buraco negro é um dos mais massivos que já foram descobertos pelos cientistas. O Holm 15A*, como é chamado, foi descoberto a partir de observações de movimentos estrelares ao seu redor na galáxia elíptica Holm 15A, no aglomerado Abell 85.

Os cientistas publicaram um estudo no portal arXiv, no qual corrigiram desta forma os cálculos de outros astrofísicos que estimavam, com base em observações indiretas, a existência naquela galáxia de um buraco negro com uma massa 310 vezes maior que a do Sol. Após a correção os cientistas descobriram que Holm 15A* tem uma massa 40 bilhões de vezes superior à do Sol.

“Usamos modelos axissimétricos de Schwarzschild baseados em órbitas para analisar a cinemática estrelar de Holm15A a partir de novas observações espectrais de alta resolução e amplo campo”, informaram os cientistas, dizendo que as mesmas informações foram obtidas graças ao MUSE, instrumento instalado no telescópio VLT (Very Large Telescope) do observatório Paranal no Chile.

Os cientistas também chegaram à conclusão que o buraco negro está localizado em uma zona de fusão de duas galáxias. Ambas teriam maior quantidade de estrelas nos extremos do que em seu centro, razão por que tal fusão galaxial é chamada de prematura.

Atualmente os pesquisadores querem saber como surgiu o Holm 15A* para entender melhor o mencionado tipo de fusão de galáxias, e poderem prever o surgimento de novos buracos negros supermassivos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Companhia aérea cria rede de restaurantes de ‘comida de avião’ em terra firme

Em princípio a comida de avião não lembra o sabor e a qualidade de nossos restaurantes preferidos, muito menos a delícia de uma boa comida caseira – a não ser, é claro, para aqueles que …

Forças Armadas alemãs voltarão a empregar rabinos como capelães militares

As Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr) vão empregar rabinos como capelães militares. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11/12) pela ministra da Defesa do país, Annegret Kramp-Karrenbauer. As dezenas de milhares de católicos e protestantes em …

Plantas dão gritos ultrassônicos quando estressadas, e podemos até dizer por que

Uma nova pesquisa da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriu que plantações de tomate e tabaco podem falar. Infelizmente, nós não conseguimos escutar. Usando gravações, os cientistas concluíram que as plantas fazem sons ultrassônicos …

Fones inteligentes que alertam pedestres sobre perigos já estão sendo testados

Um impressionante dado levantado somente nos EUA diz muito sobre o efeito da tecnologia sobre nosso comportamento mais cotidiano – e, com isso, sobre nossas vidas e, pasmem, nossas mortes: nos últimos sete anos, o …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, Evo …

Vespas insaciáveis: outro desastre provocado pela radiação de Chernobyl?

A radiação de Chernobyl intensificaria o metabolismo e o consumo de néctar em vespas se comparadas com as de outras regiões. A intensificação pode ter maiores consequências ecológicas. A mudança poderia estar relacionada à constante exposição …

Maioria considera justa a soltura de Lula, mostra Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (09/12) sugere que a maioria da população brasileira considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em novembro após ele cumprir um ano …

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …