Cientistas confirmam que a antimatéria também se comporta tanto como partícula quanto como onda

Cientistas suíços e italianos confirmaram pela primeira vez que a antimatéria se comporta tanto como antipartícula quanto como onda, mesmo ao nível de uma única partícula.

Os físicos sabem há muito tempo que praticamente tudo – os átomos do seu corpo, a luz e outras formas de energia – existem como partículas e como ondas, um conceito conhecido como dualidade onda-partícula. Mas e as partículas de antimatéria, que são idênticas às de matéria, mas com carga e spin opostos? Elas também se comportam como ambas partícula e onda?

Demorou, mas finalmente descobrimos. É muito mais difícil realizar experimentos com antipartículas, no entanto, uma equipe de físicos europeus conseguiu demonstrar a dualidade onda-partícula no nível de um único pósitron, o gêmeo antimatéria do elétron.

Para mostrar que os pósitrons também são ondas, os físicos realizaram uma versão mais complicada do famoso “experimento da dupla fenda”, que em 1927 mostrou pela primeira vez que os elétrons – uma forma da matéria – são tanto partículas como ondas.

No experimento original, os cientistas dispararam uma corrente de elétrons através de uma folha com duas fendas e um detector do outro lado. Se os elétrons fossem apenas partículas, eles formariam um padrão de duas linhas brilhantes no detector. Se agissem como ondas, “difratariam” como a luz, formando um padrão espalhado de muitas linhas alternadas, umas mais e outras menos brilhantes.

Isso porque, quando duas ondas se sobrepõem, mas são deslocadas uma em relação à outra, seus picos e vales se cancelam ou se somam, criando um padrão distinto conhecido como interferência. Esses tipos de experimentos são conhecidos como interferometria.

Em 1976, os físicos descobriram como demonstrar o mesmo efeito com um elétron de cada vez, provando que até mesmo os elétrons simples são ondas que podem “interferir” entre si.

Desde então, os físicos demonstraram que grupos de pósitrons também se comportam como ondas, mas não haviam conseguido realizar um experimento de dupla fenda com pósitrons individuais até agora. Fazer esse tipo de experimento oferece aos físicos oportunidades de estudar o comportamento da antimatéria em um nível mais profundo do que nunca.

No novo estudo, publicado na Science Advances, a equipe descobriu como gerar um feixe de pósitrons de baixa energia. Quando os físicos direcionaram os pósitrons através de uma série mais complexa de múltiplas fendas, eles caíram no detector em um padrão que você esperaria das ondas, não de partículas individuais.

“Nossa observação prova a origem quântica do pósitron e, portanto, sua natureza ondulatória”, concluiu Paola Scampoli, física do Politécnico de Milão e uma das pesquisadoras do estudo. O trabalho abre as portas para um novo tipo de experimento de “interferometria”.

Agora, os cientistas esperam responder a perguntas sobre a natureza ondulatória da matéria exótica mais complexa e usar esses resultados para investigar a natureza da gravidade em escalas muito pequenas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …