Cientistas chineses confirmam avanços no estudo da matéria escura

KiDS / H. Hildebrandt & B. Giblin / ESO

Mapa de como a matéria escura estaria distribuída pelo Universo

Um satélite chinês detectou “sinais inesperados e misteriosos” na sua medição de raios cósmicos de alta energia, algo que, segundo os cientistas do país, poderia levar a novos conhecimentos sobre a matéria escura, informou a agência Xinhua.

Assim, o Explorador de Partículas de Matéria Escura da China (DAMPE) mediu mais de 3,5 trilhões de partículas de raios cósmicos com a energia mais alta até 100 tera-elétron-volts (TeV) e com uma resolução de energia sem precedentes.

“O DAMPE abriu uma nova janela para observar o Universo de alta energia, descobrindo novos fenômenos físicos além do nosso entendimento atual”, disse o cientista chefe do projeto, Chang Jin.

Segundo explicou, esta é a primeira vez que uma experiência espacial informa sobre o espectro detalhado e preciso de elétrons e pósitrons de até aproximadamente 5 TeV.

“Encontraram-se as 61 partículas elementares preditas pelo modelo padrão da física de partículas. As partículas de matéria escura estão além da lista. Portanto, se encontrarmos uma nova partícula elementar, será um grande avanço para a Física”, acrescentou.

A medição precisa dos raios cósmicos é importante para que os cientistas procurem rastros de aniquilação ou decomposição da matéria escura, bem como para compreender fenômenos astrofísicos como pulsares, núcleos ativos de galáxias e superestrelas novas. “Nossos dados podem inspirar ideias novas em física de partículas e astrofísica”, disse Chang.

A matéria escura, que não se pode ver ou tocar, é um dos grandes mistérios da ciência. Os cientistas calculam que a matéria normal, como galáxias, estrelas, árvores, rochas e átomos, representa apenas 5% do Universo.

Ao redor de 26,8% do Universo é matéria escura e 68,3% é energia escura, pelo que tudo o que se sabe hoje em dia é uma pequena fração da realidade.

A exploração da matéria escura é revolucionária para a Física e a ciência espacial e qualquer descoberta nesta área poderia ser tão significativa como a teoria heliocêntrica, a lei da gravidade, a teoria da relatividade e a mecânica quântica.

O DAMPE foi enviado a uma órbita 500 quilômetros sobre a Terra no dia 17 de dezembro de 2015 e é parte do programa de satélites científicos desenvolvidos pela China, de forma paralela ao plano de exploração da Lua e aos de envio de missões tripuladas, que incluem o estabelecimento de uma estação orbital permanente.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …

Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta …

Uma poção medieval provou ser eficaz contra bactérias

Uma fórmula de mil anos de idade para o tratamento infecções nos olhos talvez leve os cientistas a um novo caminho para lutar contra a resistência aos antibióticos. A poção parece mesmo bruxaria: cebola, vinho, alho …

Microsoft confirma intenção de comprar o TikTok

Em um final de semana conturbado para o aplicativo TikTok, o presidente norte-americano Donald Trump deu um prazo de 45 dias para a Microsoft concretizar a aquisição da rede social chinesa. A notícia divulgada pela agência …

Com 200.000 mortes, América Latina é segunda região do mundo mais afetada pela Covid-19

A região da América Latina e do Caribe alcançou a fúnebre marca de 200.212 mortes pelo novo coronavírus e é a segunda no mundo mais afetada pela pandemia, depois da Europa (210.435 óbitos para …