A Adobe tem criado diversas soluções para edição e manipulação de fotos, tornando o processo cada vez mais simples e acessível. Mas a empresa também está trabalhando em uma inteligência artificial capaz de identificar rostos alterados digitalmente no Photoshop.
Em uma publicação no seu blog oficial, a empresa declara que “embora estejamos orgulhosos do impacto que o Photoshop e outras ferramentas criativas da Adobe tiveram no mundo, também reconhecemos as implicações éticas da nossa tecnologia“, referindo-se ao crescente número de imagens falsas e realistas que circulam na internet.
A tecnologia foi treinada através de machine learning para encontrar edições feitas com a ferramenta Liquify, e depois de uma bateria de testes o algoritmo conseguiu identificar corretamente 99% das imagens — enquanto os humanos só conseguiram acertar 53% das vezes.
Inicialmente desenvolvida para encontrar alterações em rostos, a inteligência artificial é um primeiro passo para novas tecnologias capazes de identificar outras mudanças complexas, como manipulação de corpos e edições fotométricas.
// Nerd Bunker / The Verge