Inteligência artificial do Google aprende a criar inteligência artificial

(dr) The Future of Life Institute

Em um projeto chamado AutoML, os pesquisadores de inteligência artificial do Google ensinaram um software de aprendizado de máquinas a construir um software de aprendizado de máquinas.

Em alguns casos, ele é mais poderoso e eficiente do que os melhores sistemas que os próprios pesquisadores podem projetar. De acordo com o Google, o sistema recentemente atingiu um recorde de 82% na categorização de imagens por seu conteúdo.

Em uma tarefa mais difícil, de marcar a localização de múltiplos objetos em uma imagem, algo importante em realidade aumentada e robôs autônomos, o sistema gerado automaticamente obteve um sucesso de 43%, em comparação com os 39% do melhor sistema criado por humanos.

Automatizando conhecimento

Tais resultados são significativos porque os conhecimentos necessários para construir sistemas avançados de inteligência artificial (IA) são raros, mesmo no Google.

“Hoje, estes sistemas são feitos manualmente por cientistas de aprendizado de máquinas e, literalmente, apenas alguns milhares em todo o mundo podem fazer isso”, disse o CEO do Google, Sundar Pichai, na semana passada, em um evento de lançamento para novos smartphones e outros dispositivos. “Queremos habilitar centenas de milhares de desenvolvedores para fazer o mesmo”.

Por enquanto, o AutoML é apenas um projeto de pesquisa. Ironicamente, os cientistas trabalhando nele são exatamente o tipo de experts que esta tecnologia vai automatizar.

Mas um número crescente de pesquisadores fora do Google também está trabalhando em projetos semelhantes. Se a IA artificial se revelar prática, a aprendizagem de máquinas pode se espalhar para fora da indústria de tecnologia, por exemplo, nas áreas de saúde e finanças.

Redes neurais artificiais

Pesquisadores de dois grupos dentro da companhia, o Google Brain e o DeepMind, já ajudaram a reduzir as contas de energia em centros de dados do Google e aceleraram a capacidade da empresa de mapear novas cidades, por exemplo.

O AutoML poderia tornar esses especialistas ainda mais produtivos ou ajudar engenheiros menos qualificados a construir sistemas poderosos de IA sozinhos.

Um dos objetivos do Google, ao investir neste tipo de avanço, é acelerar o processo de implantação de redes neurais artificiais. Essa técnica envolve a alimentação de dados através de redes de operações matemáticas inspiradas pelo funcionamento dos neurônios.

Isso pode parecer altamente sofisticado, mas boa parte do trabalho dos especialistas é usar instinto, bem como tentativa e erro, para descobrir a arquitetura certa para uma rede neural.

“Uma grande parte do trabalho é essencialmente uma tarefa muito aborrecida, de tentar múltiplas configurações para ver quais funcionam melhor”, explica Roberto Calandra, pesquisador da Universidade da Califórnia em Berkeley.

Um sistema de inteligência artificial chamado AdaNet, criado por uma colaboração que inclui pesquisadores do Google, já conseguiu construir sozinho uma rede neural camada por camada, testando cada adição ao design para garantir que ela melhora o desempenho.

Amplitude

Se o AutoML funcionar bem o suficiente para se tornar uma ferramenta prática para programadores, seus efeitos podem ser sentidos além do próprio Google. Pichai insinuou na semana passada que disponibilizaria a ferramenta para outras empresas.

Queremos democratizar isso”, sugeriu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …