Inteligência artificial do Google aprende a criar inteligência artificial

(dr) The Future of Life Institute

Em um projeto chamado AutoML, os pesquisadores de inteligência artificial do Google ensinaram um software de aprendizado de máquinas a construir um software de aprendizado de máquinas.

Em alguns casos, ele é mais poderoso e eficiente do que os melhores sistemas que os próprios pesquisadores podem projetar. De acordo com o Google, o sistema recentemente atingiu um recorde de 82% na categorização de imagens por seu conteúdo.

Em uma tarefa mais difícil, de marcar a localização de múltiplos objetos em uma imagem, algo importante em realidade aumentada e robôs autônomos, o sistema gerado automaticamente obteve um sucesso de 43%, em comparação com os 39% do melhor sistema criado por humanos.

Automatizando conhecimento

Tais resultados são significativos porque os conhecimentos necessários para construir sistemas avançados de inteligência artificial (IA) são raros, mesmo no Google.

“Hoje, estes sistemas são feitos manualmente por cientistas de aprendizado de máquinas e, literalmente, apenas alguns milhares em todo o mundo podem fazer isso”, disse o CEO do Google, Sundar Pichai, na semana passada, em um evento de lançamento para novos smartphones e outros dispositivos. “Queremos habilitar centenas de milhares de desenvolvedores para fazer o mesmo”.

Por enquanto, o AutoML é apenas um projeto de pesquisa. Ironicamente, os cientistas trabalhando nele são exatamente o tipo de experts que esta tecnologia vai automatizar.

Mas um número crescente de pesquisadores fora do Google também está trabalhando em projetos semelhantes. Se a IA artificial se revelar prática, a aprendizagem de máquinas pode se espalhar para fora da indústria de tecnologia, por exemplo, nas áreas de saúde e finanças.

Redes neurais artificiais

Pesquisadores de dois grupos dentro da companhia, o Google Brain e o DeepMind, já ajudaram a reduzir as contas de energia em centros de dados do Google e aceleraram a capacidade da empresa de mapear novas cidades, por exemplo.

O AutoML poderia tornar esses especialistas ainda mais produtivos ou ajudar engenheiros menos qualificados a construir sistemas poderosos de IA sozinhos.

Um dos objetivos do Google, ao investir neste tipo de avanço, é acelerar o processo de implantação de redes neurais artificiais. Essa técnica envolve a alimentação de dados através de redes de operações matemáticas inspiradas pelo funcionamento dos neurônios.

Isso pode parecer altamente sofisticado, mas boa parte do trabalho dos especialistas é usar instinto, bem como tentativa e erro, para descobrir a arquitetura certa para uma rede neural.

“Uma grande parte do trabalho é essencialmente uma tarefa muito aborrecida, de tentar múltiplas configurações para ver quais funcionam melhor”, explica Roberto Calandra, pesquisador da Universidade da Califórnia em Berkeley.

Um sistema de inteligência artificial chamado AdaNet, criado por uma colaboração que inclui pesquisadores do Google, já conseguiu construir sozinho uma rede neural camada por camada, testando cada adição ao design para garantir que ela melhora o desempenho.

Amplitude

Se o AutoML funcionar bem o suficiente para se tornar uma ferramenta prática para programadores, seus efeitos podem ser sentidos além do próprio Google. Pichai insinuou na semana passada que disponibilizaria a ferramenta para outras empresas.

Queremos democratizar isso”, sugeriu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …

Brasil supera marca de 60 mil mortes por covid-19

Segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde, total acumulado de óbitos no país é de 60.632, com 1.448.753 infecções. Brasil tem ainda 826.866 pessoas recuperadas. O painel do Conselho Nacional de Secretários de …

Especialista pode ter encontrado a resposta para estátuas egípcias com nariz quebrado

Na arte e na simbologia religiosa do antigo Egito, a representação da figura humana era celebrada como possível receptáculo de nossas almas ou mesmo de um Deus, em estátuas que possuíam profunda função ritualística. Passados alguns …

Estrela massiva desapareceu sem deixar traços

Um objeto espacial integrante da galáxia anã Kinman desapareceu de nossas vistas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Essa estrela excepcionalmente grande foi descrita em 2001 …

Vacina da covid-19 produzida no Brasil será distribuída em dezembro, se aprovada

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pode começar a distribuir a vacina contra a COVID-19 em dezembro deste ano, caso os testes finais se mostrem efetivos para evitar a propagação da doença. A vacina vem sendo …

Hong Kong: um dia após adoção da lei de segurança nacional, polícia prende 180 manifestantes

Um homem que carregava uma bandeira a favor da independência de Hong Kong se tornou nesta quarta-feira (1°) a primeira pessoa presa com base na nova lei de segurança do território, promulgada na véspera …

Brasil tem 1.280 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

A contagem das vítimas da epidemia do novo coronavírus no Brasil, divulgada pelo painel do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Ministério da Saúde, voltou a registrar mais de mil mortes pela …