Inteligência artificial já supera os médicos no diagnóstico do câncer de pele

Em um estudo realizado recentemente, os dermatologistas detectaram com precisão 86% dos cânceres de pele. Mas a máquina detectou impressionantes 95%.

Gostaríamos que, um dia, a inteligência artificial fosse capaz de prevenir doenças ou, pelo menos, detectá-las precocemente. Esse dia pode estar mais perto do que imaginamos.

Um computador revelou-se mais eficaz na detecção do câncer de pele do que os próprios dermatologistas, em um estudo que colocou em confronto humanos e máquinas na procura de diagnósticos melhores e mais rápidos.

Uma equipe de cientistas da Alemanha, dos Estados Unidos e da França desenvolveu um sistema de inteligência artificial e o preparou para distinguir lesões perigosas da pele de lesões benignas, através de mais de 100 mil imagens.

A máquina foi então testada por 58 dermatologistas de 17 países, mostrando fotografias de melanomas malignos e benignos, sendo a maioria dos médicos superada pela máquina.

Mais de metade dos dermatologistas tinham mais de cinco anos de experiência – estando no nível “especialista”. 19% tinham entre dois e cinco anos de experiência e 29% eram iniciantes com menos de dois anos de experiência.

A equipe do estudo escreveu em um artigo, publicado nos Annals of Oncology, que a maioria dos dermatologistas tinha sido superada pela máquina, denominada CNN. Em média, os dermatologistas de carne e osso detectaram com precisão 86,6% dos cânceres de pele das imagens, em comparação com os 95% da CNN.

Holger Haenssle, um dos autores do estudo, da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, afirmou que “a CNN deixou escapar menos melanomas, o que significa que tem uma sensibilidade maior do que os dermatologistas”.

O desempenho dos dermatologistas sofreu uma melhoria quando receberam mais informações sobre os pacientes em questão e sobre suas lesões na pele. A equipe disse que a inteligência artificial pode ser uma ferramenta muito útil num diagnóstico mais rápido e fácil do câncer da pele, permitindo a remoção cirúrgica antes que se espalhe.

Contudo, afirmaram, é improvável que uma máquina substitua inteiramente os médicos humanos, funcionando como um auxílio.

Em algumas partes do corpo, como nos dedos e no couro cabeludo, o melanoma é difícil de visualizar e a inteligência artificial pode ter dificuldade em reconhecer lesões atípicas ou aquelas que os próprios pacientes desconhecem.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …

América Latina pode levar ‘muitos anos’ para superar impacto da pandemia, alerta FMI

Os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 em termos de produtividade, emprego e capital humano na América Latina e Caribe podem "demorar muitos anos para serem revertidos". O alerta foi feito nesta quinta-feira (21) pelo …

Dinossauro “garça do inferno com cara de crocodilo” é descoberto

Dois dinossauros carnívoros de dentes pontiagudos com crânios de crocodilo apareceram uma vez nas margens do rio na Ilha de Wight, na Inglaterra, revelam novos fósseis. Os cientistas deram às criaturas nomes científicos que se traduzem …

As 9 acusações contra Bolsonaro no relatório da CPI - e a manobra governista para tentar blindá-lo

Após o relatório da CPI da Covid no Senado acusar o presidente Jair Bolsonaro de nove crimes durante a pandemia, um senador da bancada governista tentou uma manobra para "blindar" o chefe do Executivo e …