Inteligência artificial da Microsoft “roubou” o emprego de um cientista de dados

Parece que não são apenas os trabalhos menos qualificados que correm o risco de ser dominados por máquinas. Durante a conferência Future of Innovation, em São Francisco, nos EUA, uma funcionária da Microsoft revelou que um cientista de dados perdeu o emprego para uma inteligência artificial desenvolvida pela empresa.

Segundo o Mashable, Jennifer Chayes, uma das cientistas de inteligência artificial da Microsoft, contou durante o evento que “a empresa estava com pouco dinheiro e decidiu despedir o cientista de dados porque a inteligência artificial funcionava muito melhor do que o especialista”, afirmou.

Chayes se referia ao Custom Decision Service, um serviço anunciado pela Microsoft durante a Build, uma conferência para programadores realizada em maio deste ano.

Trata-se de uma inteligência artificial focada em testes A/B: ou seja, que mesmo tendo poucas informações sobre qual é a preferência dos clientes entre duas opções, consegue prever quais serão suas preferências em outras situações.

Em outras palavras, o serviço da Microsoft é especializado em oferecer recomendações aos usuários com base nos seus gostos.

Tecnicamente, um cientista de dados pode avaliar os dados de navegação dos utilizadores para gerar um sistema de recomendações. No entanto, ao que parece, o Custom Decision Service (CDS) é bem melhor do que um humano a desempenhar essa tarefa – pelo menos para empresas com pouco dinheiro.

“Falei com várias empresas grandes que têm centenas de cientistas de dados a trabalhar em diversos projetos, e elas acham que o CDS seria incrível, porque pode ser usado para seus testes A/B”, disse.

// ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …

Fatores externos influenciam, mas não justificam inflação a dois dígitos no Brasil

A recuperação do impacto brutal da pandemia de coronavírus leva a inflação a subir na maioria dos países do mundo, mas a conjuntura internacional não explica o nível chegar a dois dígitos no Brasil. …

UE anuncia 1 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão

União Europeia justifica que é preciso evitar "colapso" no país e fornecer ajuda humanitária aos afegãos. Paralelamente, representantes do bloco europeu e dos EUA se reúnem com membros do Talibã em Doha, no Catar. O Talibã …

Quanto custa para a Netflix produzir uma série?

Praticamente um império do entretenimento, não é equivocado dizer que a Netflix investe muito para ter um nome forte dentro do mercado na atualidade. Nós já falamos por aqui quais são as séries mais caras …

Sinais de rádio de estrelas poderiam indicar existência de planetas escondidos

Usando a antena de rádio mais poderosa do mundo, os cientistas descobriram estrelas que, inesperadamente, emitem ondas de rádio, possivelmente indicando a existência de planetas escondidos. Benjamin Pope, da Universidade de Queensland, na Austrália, e seus …