Jovem convidado à cúpula do clima da ONU foi bloqueado por ministro Ricardo Salles

Rick Bajornas / ONU

João Henrique Alces Cerqueira, estudante de engenharia ambiental e militante ecologista de 27 anos, é um dos 100 jovens “campeões do clima” que receberam o chamado “tíquete verde” da ONU, um convite para viajar a Nova York e participar da Cúpula das Nações Unidas sobre Juventude e Clima, neste sábado (21).

Porém, no Brasil, o ativismo do jovem incomodou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. No início do governo de Jair Bolsonaro, João Henrique e outros jovens protocolaram um ofício no ministério para pedir uma reunião com Salles e apresentar as prioridades da juventude sobre a questão ambiental. O pedido foi ignorado e motivou uma campanha nas redes sociais para a realização do encontro.

“A resposta que eu tive, pessoalmente, foi ter sido bloqueado pelas redes sociais do ministro”, conta o paranaense, que relata não ter ficado surpreso com a reação. “Era esperado porque esse é o tipo de respeito e inclusão que essa gestão dá a qualquer tipo de setor que não seja alinhado com a pauta deles. A atual gestão tem transformado ONGs em inimigos do Estado”, lamenta.

João Henrique viaja pelo Brasil de bicicleta para ouvir as comunidades que já sentem os efeitos das mudanças climáticas. No evento da ONU, o estudante terá a oportunidade de conhecer centenas de outros jovens que, como ele, se engajaram para combater as alterações do clima ao redor do mundo. E antecipa: Bolsonaro deve ser um dos principais alvos dos protestos dos militantes ecologistas.

“A gente aproveita essas ocasiões para ter acesso aos líderes e fazer ações de constrangimento. Nesses espaços, eles não estão imunes a nós, à sociedade, à juventude”, afirma.

Na segunda-feira (23), acontece a Cúpula das Nações Unidas sobre a Ação Climática, na qual 63 países vão apresentar novas propostas em favor do meio ambiente. O ministro Salles vai representar o Brasil, porém não vai discursar, já que o país não enviou nenhum projeto.

Uma fonte do governo, que preferiu manter o anonimato, afirmou que o Brasil vai reafirmar os compromissos assumidos no Acordo de Paris. Brasília adotou um discurso controverso a respeito do tratado e o chanceler Ernesto Araújo chega a contestar as mudanças climáticas.

Nesse contexto de ceticismo, os ambientalistas avaliam como positivo o fato de o Brasil participar da cúpula, promovida pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres. Donald Trump, por exemplo, anunciou que não iria ao evento. Mas Emmanuel Macron (França), Angela Merkel (Alemanha), Reino Unido (Boris Johnson) e Índia (Narendra Modi), entre outros líderes, estarão presentes. Bolsonaro confirmou a presença na abertura da Assembleia-geral das Nações Unidas, no dia seguinte, terça-feira (24).

A semana de atividades ligadas ao clima permanecerá intensa em Nova York. No dia 26, outra jovem brasileira, Anna Luisa Beserra, será a primeira a receber o prêmio Jovens Campeões da Terra, por desenvolver um sistema inédito e sustentável de filtragem da água para regiões isoladas do semiárido brasileiro. O equipamento funciona apenas com a luz solar e pode purificar até 30 litros de água da chuva por dia. Com manutenção adequada – apenas limpeza regular com água e sabão -, a invenção pode durar 20 anos.

Apesar do reconhecimento da ONU, Anna Luisa indica não tido qualquer contato por parte de Brasília. “Eu nem esperava, porque nunca tive apoio do governo”, lamenta a jovem, que chegou a tentar uma aproximação com o governo estadual da Bahia.

O sistema de potabilização Aqualuz, entretanto, poderia beneficiar milhares de pessoas que sofrem com a falta do recurso, não só no Brasil. “Na ONU, teremos a oportunidade de conhecer pessoas da África, da Ásia e de outros países da América Latina. Será uma ocasião-chave para expandirmos”, espera a baiana, que vai palestrar em um evento paralelo à cúpula, no Fórum da Juventude.

// RFI BR

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A tônica dos comentários do estudante evidencia sua inclinação à esquerda. Infelizmente, estamos presenciando as esquerdas no mundo escondendo más intenções nos seus discursos públicos, para mostrá-las apenas quando já estão sob os holofotes.
    Esse sujeito se acha tão importante, assim, para ficar indignado por não ter sido recebido por Ministros de Estado? Marque uma audiência comigo. Eu não sou nada no Governo, mas prometo tentar receber suas queixas antes do Natal do ano de 2068. Traga-as impressas apenas de um lado da folha, pois já estou sentindo a falta de papel de rascunho no meu escritório.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …