Um homem e 14 mulheres protagonizam “cúpula de cônjuges” do G20

Ian Langsdon / EPA

Um homem e 14 mulheres acompanharão seus respectivos cônjuges durante a Cúpula de Líderes do G20 desta semana, mas, além de apoiar-lhes no seu trabalho político e diplomático, aproveitarão o encontro em Buenos Aires de um ponto de vista cultural, artístico, gastronômico e social.

Enquanto são apenas duas mulheres as que integrarão a mesa de deliberações do grupo que reúne as 20 maiores economias desenvolvidas e emergentes – a chanceler alemã, Angela Merkel, e a primeira-ministra britânica, Theresa May, 14 serão as que chegarão para acompanhar os líderes do sexo masculino.

O único “primeiro-damo” será o marido de Merkel, o catedrático Joachim Saur.

Não faltarão as que já se destacaram como protagonistas da cúpula anterior, em Hamburgo (Alemanha) em 2017: a ex-professora de Literatura e Teatro, Brigitte Macron, e a ex-modelo Melania Trump, esposas, respectivamente, do presidente francês, Emmanuel Macron, e do seu homólogo americano, Donald Trump.

Também estarão presentes as esposas dos líderes de China, Japão e Coreia do Sul, que casualmente procedem do mundo das artes: a cantora Peng Liyuan, a ex-DJ Akie Abe e a cantora de música clássica Kim Jung-sook.

Como anfitriã da “cúpula de cônjuges”, Juliana Awada, esposa do presidente argentino, Mauricio Macri, liderará o Programa de Acompanhantes do G20, que “mostrará o melhor da arte, da cultura e da gastronomia de América Latina”.

A lista de participantes é completada pela mulher do primeiro-ministro do Canadá, Sophie Trudeau; a do vice-presidente da Indonésia, Mufidah Jusuf Kalla; a esposa do presidente do Conselho Europeu, Malgorzata Tusk; a primeira-dama da Turquia, Emine Erdogan, e sua homóloga mexicana até o final do mês, a atriz Angélica Rivera, já que seu marido, Enrique Peña Nieto, entregará a presidência em dezembro a Andrés Manuel López Obrador.

Além disso, segundo dados atualizados pela organização, os eventos também contarão com a presença de Ho Ching, mulher do primeiro-ministro de Singapura – país convidado em representação de Associação de Nações do Sudeste Asiático.

A agenda prevista começará na próxima sexta-feira em Villa Ocampo, antiga casa da escritora Victoria Ocampo, uma das figuras culturais mais importantes da Argentina. Em 1973, a escritora doou a propriedade à Unesco com a premissa de projetar sua visão e a promoção da cultura.

Após uma visita pela mansão e seu amplo jardim, os participantes degustarão um típico almoço argentino preparado pelo reconhecido chef Francis Mallmann. Ao cair da tarde, os cônjuges se transferirão junto aos líderes ao Teatro Colón, um dos grandes ícones da cidade de Buenos Aires, onde acontecerá um espetáculo cultural e um jantar.

No sábado pela manhã continuarão as atividades dos casais com uma visita ao Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires e depois compartilharão um almoço a cargo dos chefs Fernando Trocca, Guido Tassi e Javier Rodríguez.

Para o encerramento, Awada apresentará diante dos seus pares um projeto inédito que une arte e infância no qual participam dez artistas argentinos e que será realizado no marco do Plano Nacional de Primeira Infância.

Este pretende combater um dos maiores desafios enfrentados pela região: garantir que todos os meninos e meninas do país tenham acesso a oportunidades iguais para satisfazer suas necessidades nutricionais, sociais e educativas.

Na Cúpula do G20 não só participam os países-membros e convidados, mas também chegam os mais altos representantes de organismos internacionais.

Portanto, até Buenos Aires, se deslocarão também a mulher do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, María Gabriela Sigala, e a esposa do presidente do Conselho de Estabilidade Financeira do G20, Daniela Carney.

No total, 14 mulheres e um homem com dispares trajetórias e personalidades, que nos seus respectivos países também exercem um papel transcendental para os direitos humanos e as políticas das suas comunidades.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …