Um homem e 14 mulheres protagonizam “cúpula de cônjuges” do G20

Ian Langsdon / EPA

Um homem e 14 mulheres acompanharão seus respectivos cônjuges durante a Cúpula de Líderes do G20 desta semana, mas, além de apoiar-lhes no seu trabalho político e diplomático, aproveitarão o encontro em Buenos Aires de um ponto de vista cultural, artístico, gastronômico e social.

Enquanto são apenas duas mulheres as que integrarão a mesa de deliberações do grupo que reúne as 20 maiores economias desenvolvidas e emergentes – a chanceler alemã, Angela Merkel, e a primeira-ministra britânica, Theresa May, 14 serão as que chegarão para acompanhar os líderes do sexo masculino.

O único “primeiro-damo” será o marido de Merkel, o catedrático Joachim Saur.

Não faltarão as que já se destacaram como protagonistas da cúpula anterior, em Hamburgo (Alemanha) em 2017: a ex-professora de Literatura e Teatro, Brigitte Macron, e a ex-modelo Melania Trump, esposas, respectivamente, do presidente francês, Emmanuel Macron, e do seu homólogo americano, Donald Trump.

Também estarão presentes as esposas dos líderes de China, Japão e Coreia do Sul, que casualmente procedem do mundo das artes: a cantora Peng Liyuan, a ex-DJ Akie Abe e a cantora de música clássica Kim Jung-sook.

Como anfitriã da “cúpula de cônjuges”, Juliana Awada, esposa do presidente argentino, Mauricio Macri, liderará o Programa de Acompanhantes do G20, que “mostrará o melhor da arte, da cultura e da gastronomia de América Latina”.

A lista de participantes é completada pela mulher do primeiro-ministro do Canadá, Sophie Trudeau; a do vice-presidente da Indonésia, Mufidah Jusuf Kalla; a esposa do presidente do Conselho Europeu, Malgorzata Tusk; a primeira-dama da Turquia, Emine Erdogan, e sua homóloga mexicana até o final do mês, a atriz Angélica Rivera, já que seu marido, Enrique Peña Nieto, entregará a presidência em dezembro a Andrés Manuel López Obrador.

Além disso, segundo dados atualizados pela organização, os eventos também contarão com a presença de Ho Ching, mulher do primeiro-ministro de Singapura – país convidado em representação de Associação de Nações do Sudeste Asiático.

A agenda prevista começará na próxima sexta-feira em Villa Ocampo, antiga casa da escritora Victoria Ocampo, uma das figuras culturais mais importantes da Argentina. Em 1973, a escritora doou a propriedade à Unesco com a premissa de projetar sua visão e a promoção da cultura.

Após uma visita pela mansão e seu amplo jardim, os participantes degustarão um típico almoço argentino preparado pelo reconhecido chef Francis Mallmann. Ao cair da tarde, os cônjuges se transferirão junto aos líderes ao Teatro Colón, um dos grandes ícones da cidade de Buenos Aires, onde acontecerá um espetáculo cultural e um jantar.

No sábado pela manhã continuarão as atividades dos casais com uma visita ao Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires e depois compartilharão um almoço a cargo dos chefs Fernando Trocca, Guido Tassi e Javier Rodríguez.

Para o encerramento, Awada apresentará diante dos seus pares um projeto inédito que une arte e infância no qual participam dez artistas argentinos e que será realizado no marco do Plano Nacional de Primeira Infância.

Este pretende combater um dos maiores desafios enfrentados pela região: garantir que todos os meninos e meninas do país tenham acesso a oportunidades iguais para satisfazer suas necessidades nutricionais, sociais e educativas.

Na Cúpula do G20 não só participam os países-membros e convidados, mas também chegam os mais altos representantes de organismos internacionais.

Portanto, até Buenos Aires, se deslocarão também a mulher do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, María Gabriela Sigala, e a esposa do presidente do Conselho de Estabilidade Financeira do G20, Daniela Carney.

No total, 14 mulheres e um homem com dispares trajetórias e personalidades, que nos seus respectivos países também exercem um papel transcendental para os direitos humanos e as políticas das suas comunidades.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid: saúde mental piorou para 53% dos brasileiros sob pandemia, aponta pesquisa

Mais da metade dos brasileiros entrevistados por uma pesquisa declararam que sua saúde emocional e mental piorou desde o início da pandemia, em índice superior à média dos 30 países e territórios pesquisados. Segundo pesquisa do …

Senado oficializa criação da CPI da Pandemia

Presidente do Senado diz que foco deve estar nas ações e omissões do governo federal e no repasse de recursos da União para estados e municípios. STF julgará determinação do ministro Barroso que ordenou abertura …

Bernie Madoff, maior golpista da história, morre em prisão norte-americana, diz relato

Bernard Madoff, o ex-financista que realizou a maior fraude de investimento na história dos Estados Unidos, morreu aos 82 anos de idade, de acordo com relatos da mídia. Em 2009, o notório financista recebeu uma sentença …

Salvator Mundi, obra mais cara de Da Vinci avaliada em R$2,6 bi, é vista em iate de príncipe

A obra de arte mais cara do mundo é ‘Salvator Mundi’, atribuída a Leonardo da Vinci. Com valor estimado em mais de 400 milhões de dólares ou superior aos 2,6 bilhões de reais, seu paradeiro …

Variante indiana da Covid-19 se propaga mais rápido e é menos detectada por testes PCR

A Índia enfrenta a pior onda de contaminações da Covid-19 desde o início da pandemia, com mais de 165 mil casos registrados nas últimas 24 horas: duas vezes mais do que no último pico, em …

Tipo sanguíneo não afeta risco de contrair COVID-19, diz novo estudo

Um estudo buscou entender se determinados tipos sanguíneos trazem mais riscos de contrair a COVID-19, e concluiu que não é o caso. Com a pandemia, muito se questiona em relação ao comportamento da COVID-19 em nosso …

Buracos negros são famintos, mas possuem boas maneiras à 'mesa', aponta estudo

Todos os buracos negros supermassivos nos centros das galáxias possuem períodos nos quais devoram a matéria situada de seus arredores. De acordo com um estudo publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, as galáxias ativas têm …

Pnad e Caged: No auge do desemprego, Brasil enfrenta falhas nas estatísticas do mercado de trabalho que confundem e desorientam

Num momento em que o país tem registrado números diários de mortes por covid-19 que ultrapassam 4 mil e diversos Estados e municípios reforçam medidas de distanciamento social, na tentativa de conter a propagação do …

Jovem negro de Minnesota morreu por “disparo acidental”, afirma polícia

Policial teria confundido arma de descarga elétrica com arma de fogo. Incidente em meio a julgamento da morte de George Floyd acirra tensões e agrava protestos. Mineápolis e outras cidades ampliam toque de recolher. A policial …

Bia, assistente de voz do Bradesco, vai responder mensagens de assédio

O Bradesco precisou tomar providências para proteger uma mulher de assédio. No caso, uma mulher que nem existe fisicamente. A mulher que dá voz ao sistema de inteligência artificial do aplicativo, a Bia (sigla para Bradesco …