Coreia do Norte: supostas execuções no regime por fracasso de cúpula entre Kim e Trump

(dv) KCNA / YONHAP

O emissário especial do regime norte-coreano para os Estados Unidos e representantes do Ministério das Relações Exteriores que atuaram nas reuniões preparatórias para a Cúpula de Hanói entre Kim Jong-un e Donald Trump foram executados, afirma um jornal sul-coreano nesta sexta-feira (31). A informação não pode ser confirmada por agências de notícias.

Segundo o diário Chuson Ilbo, o líder norte-coreano promoveu um expurgo dentro do governo após o fracasso de seu encontro, em fevereiro, no Vietnã, com o presidente americano e também como resposta às frustrações gerada pelas negociações. O encontro em Hanói terminou sem acordo e avanços nas relações diplomáticas entre os dois países.

Citando uma fonte norte-coreana não identificada, o jornal afirma que o emissário Kim Hyok-chol foi executado por “traição ao líder supremo”. “Uma investigação foi feita sobre Kim Hyok-chol que foi executado no aeroporto de Mirim, em março, assim como quatro representantes do Ministério das Relações Exteriores”, escreve o jornal.

A fonte diz que ele foi “acusado de espionagem por favorecer os americanos, por ter falhado em relatar as negociações e não ter compreendido as intenções dos americanos”.

Já Kim Yong-chol, alto diplomata que conduziu as discussões em nível ministerial com o secretário americano Mike Pompeo, foi demitido e enviado a um campo de trabalhos forçados fora da capital Pyongyang.

Em Berlim, onde se encontra em visita, Mike Pompeo foi questionado sobre a veracidade da informação e respondeu dizendo que os serviços americanos trabalham para confirmar a notícia publicada pelo jornal sul-coreano.

O diário Chosun Ilbo informa ainda que a intérprete de Kim Jong-un durante a Cúpula de Hanói, Shin Hye-yong, foi presa sob acusação de prejudicar a autoridade do líder norte-coreano ao traduzir de maneira incorreta suas declarações.

A irmã e integrante da delegação enviada por Pyongyang aos Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul, no ano passado, Kim Yo-jong, mantém seu posto de conselheira do regime, mas se encontra afastada atualmente, segundo uma fonte sul-coreana.

A reportagem sobre o suposto expurgo no regime acontece no dia seguinte a um alerta publicado pelo Rodong Sinmum, órgão oficial do regime norte-coreano. Um artigo afirma que os responsáveis políticos “hipócritas” serão submetidos ao “julgamento severo da revolução”. “Mostrar reverência ao líder quando se está na frente dele, mas que por trás há outros interesses, é ir contra o partido e contra a revolução“, diz o texto.

Uma fonte diplomática da Coreia do Sul afirma que não é possível afirmar com certeza que o emissário Kim Hyok-chol e outros quatros membros da chancelaria foram executados. Uma fonte ouvida pela agência Reuters declarou que existem indícios de que Hyok-chol tinha caído em desgraça, e é possível que ele tenha sido preso.

No passado, o regime norte-coreano promoveu vários expurgos. No entanto, muitos dirigentes já foram dados como mortos e reapareceram depois em outras funções.

// RFI BR

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …