Jovem convidado à cúpula do clima da ONU foi bloqueado por ministro Ricardo Salles

Rick Bajornas / ONU

João Henrique Alces Cerqueira, estudante de engenharia ambiental e militante ecologista de 27 anos, é um dos 100 jovens “campeões do clima” que receberam o chamado “tíquete verde” da ONU, um convite para viajar a Nova York e participar da Cúpula das Nações Unidas sobre Juventude e Clima, neste sábado (21).

Porém, no Brasil, o ativismo do jovem incomodou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. No início do governo de Jair Bolsonaro, João Henrique e outros jovens protocolaram um ofício no ministério para pedir uma reunião com Salles e apresentar as prioridades da juventude sobre a questão ambiental. O pedido foi ignorado e motivou uma campanha nas redes sociais para a realização do encontro.

“A resposta que eu tive, pessoalmente, foi ter sido bloqueado pelas redes sociais do ministro”, conta o paranaense, que relata não ter ficado surpreso com a reação. “Era esperado porque esse é o tipo de respeito e inclusão que essa gestão dá a qualquer tipo de setor que não seja alinhado com a pauta deles. A atual gestão tem transformado ONGs em inimigos do Estado”, lamenta.

João Henrique viaja pelo Brasil de bicicleta para ouvir as comunidades que já sentem os efeitos das mudanças climáticas. No evento da ONU, o estudante terá a oportunidade de conhecer centenas de outros jovens que, como ele, se engajaram para combater as alterações do clima ao redor do mundo. E antecipa: Bolsonaro deve ser um dos principais alvos dos protestos dos militantes ecologistas.

“A gente aproveita essas ocasiões para ter acesso aos líderes e fazer ações de constrangimento. Nesses espaços, eles não estão imunes a nós, à sociedade, à juventude”, afirma.

Na segunda-feira (23), acontece a Cúpula das Nações Unidas sobre a Ação Climática, na qual 63 países vão apresentar novas propostas em favor do meio ambiente. O ministro Salles vai representar o Brasil, porém não vai discursar, já que o país não enviou nenhum projeto.

Uma fonte do governo, que preferiu manter o anonimato, afirmou que o Brasil vai reafirmar os compromissos assumidos no Acordo de Paris. Brasília adotou um discurso controverso a respeito do tratado e o chanceler Ernesto Araújo chega a contestar as mudanças climáticas.

Nesse contexto de ceticismo, os ambientalistas avaliam como positivo o fato de o Brasil participar da cúpula, promovida pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres. Donald Trump, por exemplo, anunciou que não iria ao evento. Mas Emmanuel Macron (França), Angela Merkel (Alemanha), Reino Unido (Boris Johnson) e Índia (Narendra Modi), entre outros líderes, estarão presentes. Bolsonaro confirmou a presença na abertura da Assembleia-geral das Nações Unidas, no dia seguinte, terça-feira (24).

A semana de atividades ligadas ao clima permanecerá intensa em Nova York. No dia 26, outra jovem brasileira, Anna Luisa Beserra, será a primeira a receber o prêmio Jovens Campeões da Terra, por desenvolver um sistema inédito e sustentável de filtragem da água para regiões isoladas do semiárido brasileiro. O equipamento funciona apenas com a luz solar e pode purificar até 30 litros de água da chuva por dia. Com manutenção adequada – apenas limpeza regular com água e sabão -, a invenção pode durar 20 anos.

Apesar do reconhecimento da ONU, Anna Luisa indica não tido qualquer contato por parte de Brasília. “Eu nem esperava, porque nunca tive apoio do governo”, lamenta a jovem, que chegou a tentar uma aproximação com o governo estadual da Bahia.

O sistema de potabilização Aqualuz, entretanto, poderia beneficiar milhares de pessoas que sofrem com a falta do recurso, não só no Brasil. “Na ONU, teremos a oportunidade de conhecer pessoas da África, da Ásia e de outros países da América Latina. Será uma ocasião-chave para expandirmos”, espera a baiana, que vai palestrar em um evento paralelo à cúpula, no Fórum da Juventude.

// RFI BR

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A tônica dos comentários do estudante evidencia sua inclinação à esquerda. Infelizmente, estamos presenciando as esquerdas no mundo escondendo más intenções nos seus discursos públicos, para mostrá-las apenas quando já estão sob os holofotes.
    Esse sujeito se acha tão importante, assim, para ficar indignado por não ter sido recebido por Ministros de Estado? Marque uma audiência comigo. Eu não sou nada no Governo, mas prometo tentar receber suas queixas antes do Natal do ano de 2068. Traga-as impressas apenas de um lado da folha, pois já estou sentindo a falta de papel de rascunho no meu escritório.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …