Jovem convidado à cúpula do clima da ONU foi bloqueado por ministro Ricardo Salles

Rick Bajornas / ONU

João Henrique Alces Cerqueira, estudante de engenharia ambiental e militante ecologista de 27 anos, é um dos 100 jovens “campeões do clima” que receberam o chamado “tíquete verde” da ONU, um convite para viajar a Nova York e participar da Cúpula das Nações Unidas sobre Juventude e Clima, neste sábado (21).

Porém, no Brasil, o ativismo do jovem incomodou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. No início do governo de Jair Bolsonaro, João Henrique e outros jovens protocolaram um ofício no ministério para pedir uma reunião com Salles e apresentar as prioridades da juventude sobre a questão ambiental. O pedido foi ignorado e motivou uma campanha nas redes sociais para a realização do encontro.

“A resposta que eu tive, pessoalmente, foi ter sido bloqueado pelas redes sociais do ministro”, conta o paranaense, que relata não ter ficado surpreso com a reação. “Era esperado porque esse é o tipo de respeito e inclusão que essa gestão dá a qualquer tipo de setor que não seja alinhado com a pauta deles. A atual gestão tem transformado ONGs em inimigos do Estado”, lamenta.

João Henrique viaja pelo Brasil de bicicleta para ouvir as comunidades que já sentem os efeitos das mudanças climáticas. No evento da ONU, o estudante terá a oportunidade de conhecer centenas de outros jovens que, como ele, se engajaram para combater as alterações do clima ao redor do mundo. E antecipa: Bolsonaro deve ser um dos principais alvos dos protestos dos militantes ecologistas.

“A gente aproveita essas ocasiões para ter acesso aos líderes e fazer ações de constrangimento. Nesses espaços, eles não estão imunes a nós, à sociedade, à juventude”, afirma.

Na segunda-feira (23), acontece a Cúpula das Nações Unidas sobre a Ação Climática, na qual 63 países vão apresentar novas propostas em favor do meio ambiente. O ministro Salles vai representar o Brasil, porém não vai discursar, já que o país não enviou nenhum projeto.

Uma fonte do governo, que preferiu manter o anonimato, afirmou que o Brasil vai reafirmar os compromissos assumidos no Acordo de Paris. Brasília adotou um discurso controverso a respeito do tratado e o chanceler Ernesto Araújo chega a contestar as mudanças climáticas.

Nesse contexto de ceticismo, os ambientalistas avaliam como positivo o fato de o Brasil participar da cúpula, promovida pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres. Donald Trump, por exemplo, anunciou que não iria ao evento. Mas Emmanuel Macron (França), Angela Merkel (Alemanha), Reino Unido (Boris Johnson) e Índia (Narendra Modi), entre outros líderes, estarão presentes. Bolsonaro confirmou a presença na abertura da Assembleia-geral das Nações Unidas, no dia seguinte, terça-feira (24).

A semana de atividades ligadas ao clima permanecerá intensa em Nova York. No dia 26, outra jovem brasileira, Anna Luisa Beserra, será a primeira a receber o prêmio Jovens Campeões da Terra, por desenvolver um sistema inédito e sustentável de filtragem da água para regiões isoladas do semiárido brasileiro. O equipamento funciona apenas com a luz solar e pode purificar até 30 litros de água da chuva por dia. Com manutenção adequada – apenas limpeza regular com água e sabão -, a invenção pode durar 20 anos.

Apesar do reconhecimento da ONU, Anna Luisa indica não tido qualquer contato por parte de Brasília. “Eu nem esperava, porque nunca tive apoio do governo”, lamenta a jovem, que chegou a tentar uma aproximação com o governo estadual da Bahia.

O sistema de potabilização Aqualuz, entretanto, poderia beneficiar milhares de pessoas que sofrem com a falta do recurso, não só no Brasil. “Na ONU, teremos a oportunidade de conhecer pessoas da África, da Ásia e de outros países da América Latina. Será uma ocasião-chave para expandirmos”, espera a baiana, que vai palestrar em um evento paralelo à cúpula, no Fórum da Juventude.

// RFI BR

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A tônica dos comentários do estudante evidencia sua inclinação à esquerda. Infelizmente, estamos presenciando as esquerdas no mundo escondendo más intenções nos seus discursos públicos, para mostrá-las apenas quando já estão sob os holofotes.
    Esse sujeito se acha tão importante, assim, para ficar indignado por não ter sido recebido por Ministros de Estado? Marque uma audiência comigo. Eu não sou nada no Governo, mas prometo tentar receber suas queixas antes do Natal do ano de 2068. Traga-as impressas apenas de um lado da folha, pois já estou sentindo a falta de papel de rascunho no meu escritório.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …

A China diz ter identificado uma nova doença muito mais mortal do que o Covid-19

A embaixada da China no Cazaquistão alertou sobre uma nova pneumonia desconhecida que seria ainda mais mortífera do que o coronavírus (Sars-CoV-2) causador Covid-19, de acordo com o South China Morning Post (SCMP). “A taxa de …

The Sims ganhará reality show para premiar jogadores em US$ 100 mil

A longeva franquia The Sims, onde gamers gerenciam todos os aspectos da vida de avatares virtuais, vai ganhar um reality show. Veiculado pela emissora norte-americana CBS, a atração se chamará “Spark’d” e deve ir ao ar …

Nudes de 100 anos encontrados dentro de parede são avaliados em milhares de dólares

O senso comum sugere que as gerações passadas eram mais conservadoras que as atuais, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Basta escavarmos um pouco a memória – ou as paredes de nossas casas – para …

Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena. "Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante …

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …