Jovem convidado à cúpula do clima da ONU foi bloqueado por ministro Ricardo Salles

Rick Bajornas / ONU

João Henrique Alces Cerqueira, estudante de engenharia ambiental e militante ecologista de 27 anos, é um dos 100 jovens “campeões do clima” que receberam o chamado “tíquete verde” da ONU, um convite para viajar a Nova York e participar da Cúpula das Nações Unidas sobre Juventude e Clima, neste sábado (21).

Porém, no Brasil, o ativismo do jovem incomodou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. No início do governo de Jair Bolsonaro, João Henrique e outros jovens protocolaram um ofício no ministério para pedir uma reunião com Salles e apresentar as prioridades da juventude sobre a questão ambiental. O pedido foi ignorado e motivou uma campanha nas redes sociais para a realização do encontro.

“A resposta que eu tive, pessoalmente, foi ter sido bloqueado pelas redes sociais do ministro”, conta o paranaense, que relata não ter ficado surpreso com a reação. “Era esperado porque esse é o tipo de respeito e inclusão que essa gestão dá a qualquer tipo de setor que não seja alinhado com a pauta deles. A atual gestão tem transformado ONGs em inimigos do Estado”, lamenta.

João Henrique viaja pelo Brasil de bicicleta para ouvir as comunidades que já sentem os efeitos das mudanças climáticas. No evento da ONU, o estudante terá a oportunidade de conhecer centenas de outros jovens que, como ele, se engajaram para combater as alterações do clima ao redor do mundo. E antecipa: Bolsonaro deve ser um dos principais alvos dos protestos dos militantes ecologistas.

“A gente aproveita essas ocasiões para ter acesso aos líderes e fazer ações de constrangimento. Nesses espaços, eles não estão imunes a nós, à sociedade, à juventude”, afirma.

Na segunda-feira (23), acontece a Cúpula das Nações Unidas sobre a Ação Climática, na qual 63 países vão apresentar novas propostas em favor do meio ambiente. O ministro Salles vai representar o Brasil, porém não vai discursar, já que o país não enviou nenhum projeto.

Uma fonte do governo, que preferiu manter o anonimato, afirmou que o Brasil vai reafirmar os compromissos assumidos no Acordo de Paris. Brasília adotou um discurso controverso a respeito do tratado e o chanceler Ernesto Araújo chega a contestar as mudanças climáticas.

Nesse contexto de ceticismo, os ambientalistas avaliam como positivo o fato de o Brasil participar da cúpula, promovida pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres. Donald Trump, por exemplo, anunciou que não iria ao evento. Mas Emmanuel Macron (França), Angela Merkel (Alemanha), Reino Unido (Boris Johnson) e Índia (Narendra Modi), entre outros líderes, estarão presentes. Bolsonaro confirmou a presença na abertura da Assembleia-geral das Nações Unidas, no dia seguinte, terça-feira (24).

A semana de atividades ligadas ao clima permanecerá intensa em Nova York. No dia 26, outra jovem brasileira, Anna Luisa Beserra, será a primeira a receber o prêmio Jovens Campeões da Terra, por desenvolver um sistema inédito e sustentável de filtragem da água para regiões isoladas do semiárido brasileiro. O equipamento funciona apenas com a luz solar e pode purificar até 30 litros de água da chuva por dia. Com manutenção adequada – apenas limpeza regular com água e sabão -, a invenção pode durar 20 anos.

Apesar do reconhecimento da ONU, Anna Luisa indica não tido qualquer contato por parte de Brasília. “Eu nem esperava, porque nunca tive apoio do governo”, lamenta a jovem, que chegou a tentar uma aproximação com o governo estadual da Bahia.

O sistema de potabilização Aqualuz, entretanto, poderia beneficiar milhares de pessoas que sofrem com a falta do recurso, não só no Brasil. “Na ONU, teremos a oportunidade de conhecer pessoas da África, da Ásia e de outros países da América Latina. Será uma ocasião-chave para expandirmos”, espera a baiana, que vai palestrar em um evento paralelo à cúpula, no Fórum da Juventude.

// RFI BR

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A tônica dos comentários do estudante evidencia sua inclinação à esquerda. Infelizmente, estamos presenciando as esquerdas no mundo escondendo más intenções nos seus discursos públicos, para mostrá-las apenas quando já estão sob os holofotes.
    Esse sujeito se acha tão importante, assim, para ficar indignado por não ter sido recebido por Ministros de Estado? Marque uma audiência comigo. Eu não sou nada no Governo, mas prometo tentar receber suas queixas antes do Natal do ano de 2068. Traga-as impressas apenas de um lado da folha, pois já estou sentindo a falta de papel de rascunho no meu escritório.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade na Itália proíbe Google Maps porque pessoas 'se perdem' o tempo todo

Serviços de emergência de Baunei já tiveram que resgatar 144 perdidos em dois anos devido ao Google Maps. O prefeito da cidade italiana de Baunei, Salvatore Corrias, proibiu o uso do aplicativo de localização geográfica Google …

Emma Watson lança consultoria jurídica gratuita para mulheres assediadas no local de trabalho

A atriz Emma Watson acaba de lançar uma consultoria jurídica gratuita para mulheres que sofreram assédio no local de trabalho. O serviço está disponível na Inglaterra e no País de Gales. De acordo com o texto …

Polícia do Rio perdeu imagens que poderiam identificar assassinos de Marielle

A Polícia Civil do Rio de Janeiro perdeu imagens do carro dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco gravadas no dia do homicídio, em 14 de março de 2018. A informação foi publicada neste domingo …

Protestos se espalham pela Catalunha após condenação de separatistas

Manifestantes bloqueiam principal aeroporto de Barcelona, além de ruas e uma via férrea, após nove líderes catalães serem condenados pela tentativa de independência da região. Confrontos com a polícia deixam feridos. A condenação de nove líderes …

Erdogan revela objetivos da operação turca na Síria

Nesta terça-feira (15), o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que a operação militar no norte da Síria está progredindo com sucesso, tendo 1.000 km de território ao longo da fronteira sido libertados de terroristas. "Temos …

Cientista da NASA revela possível localização de vida extraterreste em Marte

Alfonso Davila, cientista da NASA, acredita que haja vida em Marte e afirma que a NASA elaborou um plano para realizar uma investigação do subsolo do planeta. O cientista também revela que há diversos desafios na …

Em contexto de tensão na Síria, diplomacia boicota jogo entre França e Turquia

A polícia reforçou suas equipes nos arredores do estádio. Já os responsáveis pela segurança dentro do Stade France passarão dos 1.200 habituais para 1.400 homens. Há temores de que torcedores turcos e militantes pró-curdos se enfrentem …

Enterros verdes: Paris inova e inaugura seu primeiro cemitério sustentável

O cemitério de Ivry-sur-Seine, no subúrbio de Paris, reservou uma área de 1.560 metros quadrados para enterros sustentáveis. A nova ala deverá ajudar a diminuir o impacto gerado pelos enterros tradicionais. A contaminação do solo e …

Microsoft quer levar internet a mais de 40 milhões de pessoas em 2022

A inicativa Airband, desenvolvida pela Microsoft, está sendo expandida com a meta de conectar mais de 40 milhões de pessoas à internet até julho de 2022. Lançado em 2017, o programa visa o aprimoramento da internet …

Abandonados, curdos encontram em inimigo dos EUA um aliado

Regime sírio, um aliado russo, desloca tropas para a fronteira em apoio a milícias curdas, que estão sendo atacadas pela Turquia desde que perderam apoio de Trump. Nova aliança representa reviravolta no conflito. As Forças Armadas …