Ainda que a cultura brasileira tenha o hábito de importar, no bom e no mal sentido, tudo que pode de países estrangeiros – em especial dos EUA e alguns países da Europa – na hora de ouvir música essa realidade se altera: o Brasil é um dos poucos países que consome majoritariamente a música nacional, feita por artistas do próprio país.
A maneira pela qual consumimos e escutamos essa música brasileira, porém, mudou muito ao longo do tempo – e os gêneros e estilos de preferência do público também mudaram. Uma pesquisa recente separou o gosto musical nacional por região, para mostrar como a população brasileira de cada parte do país ouve música.
A pesquisa foi realizada pela agência de pesquisa mercado e inteligência Hello Research, como parte do projeto Hello Monitor Brasil, e confirmou como ponto crucial o que já era fácil de perceber: o sertanejo é atualmente o gênero musical preferido para a maioria dos brasileiros.
Seis de cada dez entrevistados afirmou preferir esse estilo, enquanto 29% dividem o sertanejo como preferência com outros estilos. A lista se completa com 46% das pessoas escolhendo a MPB e 43% escolhendo o gospel – esses três gêneros seriam, portanto, os preferidos dos ouvidos nacionais.
Quando a pesquisa se desdobra por regiões, o resultado se revela um pouco mais detalhado e complexo: na região Norte o sertanejo perde para o gospel (52%), mas no Sul é a preferência de 64% dos entrevistados, assim como para 55% do Sudeste.
No Nordeste a MPB impera como preferência para 68%. Estilos historicamente populares ficaram de fora das principais escolhas gerais brasileiras, mas surgem nas regiões – o pop é o preferido para 36% dos entrevistados do Sul, o rock para 33% do Centro-Oeste, samba para 24% do Sudeste e, da mesma forma, o forró é massivo no nordeste, e o eletrônico aparece na preferência do Centro-Oeste.
O resultado não surpreende, mas a ausência do funk e do hip-hop, dois gêneros que parecem cada vez mais populares, salta aos ouvidos.
A Hello Research realizou 1230 entrevistas pessoais e domiciliares em 75 municípios nas cinco regiões do país, com um resultado variável em 3% para cima ou para baixo como margem de erro.
// Hypeness