Pesquisa identifica quais as preferências musicais em cada região do Brasil

Ainda que a cultura brasileira tenha o hábito de importar, no bom e no mal sentido, tudo que pode de países estrangeiros – em especial dos EUA e alguns países da Europa – na hora de ouvir música essa realidade se altera: o Brasil é um dos poucos países que consome majoritariamente a música nacional, feita por artistas do próprio país.

A maneira pela qual consumimos e escutamos essa música brasileira, porém, mudou muito ao longo do tempo – e os gêneros e estilos de preferência do público também mudaram. Uma pesquisa recente separou o gosto musical nacional por região, para mostrar como a população brasileira de cada parte do país ouve música.

A pesquisa foi realizada pela agência de pesquisa mercado e inteligência Hello Research, como parte do projeto Hello Monitor Brasil, e confirmou como ponto crucial o que já era fácil de perceber: o sertanejo é atualmente o gênero musical preferido para a maioria dos brasileiros.

Seis de cada dez entrevistados afirmou preferir esse estilo, enquanto 29% dividem o sertanejo como preferência com outros estilos. A lista se completa com 46% das pessoas escolhendo a MPB e 43% escolhendo o gospel – esses três gêneros seriam, portanto, os preferidos dos ouvidos nacionais.

Quando a pesquisa se desdobra por regiões, o resultado se revela um pouco mais detalhado e complexo: na região Norte o sertanejo perde para o gospel (52%), mas no Sul é a preferência de 64% dos entrevistados, assim como para 55% do Sudeste.

No Nordeste a MPB impera como preferência para 68%. Estilos historicamente populares ficaram de fora das principais escolhas gerais brasileiras, mas surgem nas regiões – o pop é o preferido para 36% dos entrevistados do Sul, o rock para 33% do Centro-Oeste, samba para 24% do Sudeste e, da mesma forma, o forró é massivo no nordeste, e o eletrônico aparece na preferência do Centro-Oeste.

O resultado não surpreende, mas a ausência do funk e do hip-hop, dois gêneros que parecem cada vez mais populares, salta aos ouvidos.

A Hello Research realizou 1230 entrevistas pessoais e domiciliares em 75 municípios nas cinco regiões do país, com um resultado variável em 3% para cima ou para baixo como margem de erro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NASA descobre grandes quantidades de água em cratera iluminada na Lua

Nesta segunda-feira (26), a NASA revelou os resultados de dois estudos que trouxeram novas descobertas sobre a Lua: dados obtidos pelo observatório aéreo Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA) confirmam, pela primeira vez, que existe …

Ciclone no litoral brasileiro pode causar tempestades em 9 estados

Um ciclone no litoral brasileiro já está causando graves chuvas em diversas regiões do Brasil e seus impactos podem causar tempestades em 9 estados. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu sinal de alerta para diversas …

Processo contra o Google nos EUA pode afetar o modo como você usa seu celular

Na última terça-feira (23), o Departamento de Justiça dos EUA entregou um "presente de Halloween" pouco agradável ao Google: um gigantesco processo antitruste, acusando a empresa de práticas que eliminam a competição nos mercados de …

Chilenos decidem a favor de nova Constituição por ampla maioria

Em plebiscito, quase 80% dos eleitores votam a favor de uma nova Carta Magna, em substituição à herdada da era Pinochet, e de que ela seja escrita por uma Assembleia Constituinte com igualdade entre mulheres …

'Vai comprar lá na Venezuela', rebate presidente a apoiador que reclamou de preço do arroz

O presidente Jair Bolsonaro rebateu neste domingo (25), durante passeio de moto por Brasília, crítica de apoiador sobre a alta do preço do arroz. No momento em que saia da Feira Permanente do Cruzeiro, região administrativa …

Espanha, Itália e França ampliam restrições em fim de semana com recorde de casos da Covid-19

Os líderes europeus intensificam as medidas de combate à pandemia do coronavírus, depois da alta de 42% de novos casos da Covid-19 em uma semana. A Itália reforçou neste domingo as medidas de restrição …

Pistachio, o cãozinho filhote que nasceu com pelo verde na Itália

O fazendeiro italiano Cristian Mallocci esperava uma ninhada normal de cachorros de sua cadelinha labradora. Entretanto, ao ver os filhotinhos que nasceram, ele percebeu que um era um pouquinho diferente. ‘Pistachio’, como foi nomeado posteriormente, …

Fóssil de pterossauro nunca antes visto de 100 milhões de anos é descoberto na China

Um novo gênero e uma nova espécie de pterossauro dsungaripterídeo, que viveu durante o Cretáceo Inferior, foram catalogados na China após análise de uma mandíbula inferior incompleta. Pterossauros eram répteis voadores que viveram simultaneamente com os …

A consciência é um campo energético: afirma estudo

Uma nova ideia incomum em neurociência sugere que nossa consciência é derivada de um campo de ondas eletromagnéticas emitidas pelos neurônios quando disparam suas cargas elétricas. A ideia é que essas ondas de atividade elétrica sejam …

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …