Pesquisa identifica quais as preferências musicais em cada região do Brasil

Ainda que a cultura brasileira tenha o hábito de importar, no bom e no mal sentido, tudo que pode de países estrangeiros – em especial dos EUA e alguns países da Europa – na hora de ouvir música essa realidade se altera: o Brasil é um dos poucos países que consome majoritariamente a música nacional, feita por artistas do próprio país.

A maneira pela qual consumimos e escutamos essa música brasileira, porém, mudou muito ao longo do tempo – e os gêneros e estilos de preferência do público também mudaram. Uma pesquisa recente separou o gosto musical nacional por região, para mostrar como a população brasileira de cada parte do país ouve música.

A pesquisa foi realizada pela agência de pesquisa mercado e inteligência Hello Research, como parte do projeto Hello Monitor Brasil, e confirmou como ponto crucial o que já era fácil de perceber: o sertanejo é atualmente o gênero musical preferido para a maioria dos brasileiros.

Seis de cada dez entrevistados afirmou preferir esse estilo, enquanto 29% dividem o sertanejo como preferência com outros estilos. A lista se completa com 46% das pessoas escolhendo a MPB e 43% escolhendo o gospel – esses três gêneros seriam, portanto, os preferidos dos ouvidos nacionais.

Quando a pesquisa se desdobra por regiões, o resultado se revela um pouco mais detalhado e complexo: na região Norte o sertanejo perde para o gospel (52%), mas no Sul é a preferência de 64% dos entrevistados, assim como para 55% do Sudeste.

No Nordeste a MPB impera como preferência para 68%. Estilos historicamente populares ficaram de fora das principais escolhas gerais brasileiras, mas surgem nas regiões – o pop é o preferido para 36% dos entrevistados do Sul, o rock para 33% do Centro-Oeste, samba para 24% do Sudeste e, da mesma forma, o forró é massivo no nordeste, e o eletrônico aparece na preferência do Centro-Oeste.

O resultado não surpreende, mas a ausência do funk e do hip-hop, dois gêneros que parecem cada vez mais populares, salta aos ouvidos.

A Hello Research realizou 1230 entrevistas pessoais e domiciliares em 75 municípios nas cinco regiões do país, com um resultado variável em 3% para cima ou para baixo como margem de erro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …