Pesquisa identifica quais as preferências musicais em cada região do Brasil

Ainda que a cultura brasileira tenha o hábito de importar, no bom e no mal sentido, tudo que pode de países estrangeiros – em especial dos EUA e alguns países da Europa – na hora de ouvir música essa realidade se altera: o Brasil é um dos poucos países que consome majoritariamente a música nacional, feita por artistas do próprio país.

A maneira pela qual consumimos e escutamos essa música brasileira, porém, mudou muito ao longo do tempo – e os gêneros e estilos de preferência do público também mudaram. Uma pesquisa recente separou o gosto musical nacional por região, para mostrar como a população brasileira de cada parte do país ouve música.

A pesquisa foi realizada pela agência de pesquisa mercado e inteligência Hello Research, como parte do projeto Hello Monitor Brasil, e confirmou como ponto crucial o que já era fácil de perceber: o sertanejo é atualmente o gênero musical preferido para a maioria dos brasileiros.

Seis de cada dez entrevistados afirmou preferir esse estilo, enquanto 29% dividem o sertanejo como preferência com outros estilos. A lista se completa com 46% das pessoas escolhendo a MPB e 43% escolhendo o gospel – esses três gêneros seriam, portanto, os preferidos dos ouvidos nacionais.

Quando a pesquisa se desdobra por regiões, o resultado se revela um pouco mais detalhado e complexo: na região Norte o sertanejo perde para o gospel (52%), mas no Sul é a preferência de 64% dos entrevistados, assim como para 55% do Sudeste.

No Nordeste a MPB impera como preferência para 68%. Estilos historicamente populares ficaram de fora das principais escolhas gerais brasileiras, mas surgem nas regiões – o pop é o preferido para 36% dos entrevistados do Sul, o rock para 33% do Centro-Oeste, samba para 24% do Sudeste e, da mesma forma, o forró é massivo no nordeste, e o eletrônico aparece na preferência do Centro-Oeste.

O resultado não surpreende, mas a ausência do funk e do hip-hop, dois gêneros que parecem cada vez mais populares, salta aos ouvidos.

A Hello Research realizou 1230 entrevistas pessoais e domiciliares em 75 municípios nas cinco regiões do país, com um resultado variável em 3% para cima ou para baixo como margem de erro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fumar aumenta o risco de depressão e esquizofrenia?

De acordo com um novo estudo da Universidade de Bristol (Reino Unido), fumar pode aumentar o seu risco de desenvolver depressão ou esquizofrenia. Os pesquisadores queriam estudar a relação conhecida entre tabagismo e doenças mentais. Muitas …

Prisões não vão abrir as portas após decisão do STF, dizem especialistas

Segundo especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o momento da execução da pena não vai fazer com que as "portas dos presídios sejam abertas para criminosos perigosos". Na quinta-feira …

EUA acusam China de exportar drones autônomos letais para o Oriente Médio

O exército hi-tech de autômatos letais, antes uma visão do futuro, já é uma realidade e está em pleno curso, inclusive com comércio dessa nova tecnologia em andamento. Isso é o que diz o secretário de …

Um simples exame de sangue já pode prever câncer de mama 5 anos antes de se manifestar

O câncer de mama é o segundo mais comum no mundo, e também o que mais mata mulheres. No entanto, o grande paradoxo é que, enquanto a doença é a responsável por uma das principais …

Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia

Após convocar novas eleições, líder esquerdista cede à pressão das Forças Armadas e da polícia, entregando o cargo "para que meus irmãos não sejam ameaçados". Vice e outras autoridades também se demitem. O presidente da Bolívia, …

Pesquisadores descobrem a primeira nova cepa de HIV em quase duas décadas

Um estudo dos Laboratórios Abbott e da Universidade do Missouri (EUA) detectou a primeira nova cepa de HIV em 19 anos, desde que as diretrizes para classificação de subtipos foram estabelecidas em 2000. A cepa faz …

Google, Facebook e Microsoft propõem que Pentágono controle inteligência artificial

Microsoft, Google e Facebook estão pedindo para que Washington assuma controle sobre o desenvolvimento da inteligência artificial. Dois gigantes do Vale do Silício do GAFAM, Google e Facebook, juntos com a Microsoft, exortam, através de seu …

Georg Elser, o lobo solitário que quase matou Hitler

Em 8 de novembro de 1939, um carpinteiro alemão por pouco não mudou o rumo da história. Mas ditador nazista escapou do atentado preparado por ele em Munique. Passaram-se décadas até Elser ser reconhecido. Consta que …

Pela primeira vez, Brasil apoia embargo dos EUA a Cuba na ONU

Pelo 28º ano consecutivo, o embargo dos EUA imposto a Cuba há quase seis décadas foi condenado nesta quinta-feira (7) por uma esmagadora maioria na Assembleia Geral da ONU, onde a resolução cubana obteve 187 …

Inteligência artificial resolveria problema de Isaac Newton do século XVII

Um algoritmo astronômico descoberto por pesquisadores no Reino Unido resolveu um dos problemas que ninguém conseguiu solucionar desde Newton. A inteligência artificial (IA) poderia permitir que cientistas britânicos encontrassem uma solução em menos de um segundo …