Como já contamos por aqui, uma das maiores festas de Réveillon do país, a tradicional virada de ano na Avenida Paulista em São Paulo terá queima de fogos com ruídos reduzidos em função da Lei Municipal 16.897/18.
A mudança acontece pelo segundo ano seguinte e tem como objetivo evitar o mal-estar que esse tipo de som provoca em idosos, crianças, animais domésticos e pessoas com deficiência física e/ou com necessidades especiais, como autistas.
Mas não foi só a capital paulista que tomou esta providência para a festa da virada. Esta é, pela primeira vez, a aposta da Prefeitura de Vitória, na Bahia. Segundo divulgado, serão usados 100 fogos coloridos que têm baixo e médio ruído. Os fogos de tiro, ou rojões, foram descartados.
A cidade de Itapemirim, no Espírito Santo, também adere aos fogos silenciosos pela primeira vez – e nos três pontos da cidade onde acontecerão festas de Réveillon. A programação da virada por lá também contará com shows de artistas locais e regionais.
Já a Prefeitura de Guaramiranga, município da região serrana do Ceará, firmou um acordo com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça do município para garantir fogos silenciosos na virada para 2020. Em Quixadá, no Sertão Central, a prefeitura atendeu a campanha de moradores e também determinou show pirotécnico sem barulho.
Parece que a moda está pegando! Quem sabe na virada para 2021 teremos um ano novo tranquilo para todos, por todo o Brasil.
https://www.hypeness.com.br/2019/12/nao-e-so-sp-estas-sao-algumas-cidades-com-fogos-silenciosos-no-reveillon/ // Hypeness