O mistério dos restos mortais de 59 pessoas descobertos em covas no México

(dr) Comissão Nacional de Buscas do México

O México anunciou no fim de outubro uma das maiores descobertas de corpos enterrados em túmulos clandestinos no país, mais especificamente em Guanajuato, o Estado mexicano mais violento.

A chefe da Comissão Nacional de Busca de Pessoas (CNBP), Karla Quintana Osuna, afirmou que os restos mortais de 59 pessoas foram encontrados em várias valas no município de Salvatierra. Novas descobertas não estão descartadas.

“Temos ainda mais pontos possíveis com os quais continuaremos trabalhando aqui até terminarmos o trabalho (…). Vamos localizar todas as meninas e todos os meninos de quem sentimos falta”, disse ela a jornalistas.

Segundo Osuna, informações preliminares apontam que a maioria dos cadáveres é de homens, e ao menos dez são de mulheres.

Os restos mortais ainda não foram identificados. Não há, até o momento, nenhuma informação sobre como e quando eles foram enterrados ali.

Os trabalhos de busca começaram no dia 20 de outubro depois que as autoridades receberam denúncias de familiares de desaparecidos, informando sobre a área onde eles poderiam estar enterrados.

Três suspeitos foram presos sob acusação de elo com desaparecimentos na região, mas ainda não está clara a relação entre eles e os corpos encontrados.

“Definitivamente esta é a maior (descoberta) desde a criação da comissão no Estado”, disse o chefe da Comissão Estadual de Buscas, Héctor Díaz Esquerra.

Homicídios e desaparecidos

Guanajuato é o Estado mais violento do México desde 2018, principalmente devido ao confronto sangrento entre o cartel Jalisco Nueva Generación e o cartel Santa Rosa de Lima, cujo líder José Antonio Yépez, el Marro, foi preso em agosto.

Nos primeiros nove meses deste ano, 3.438 pessoas morreram vítimas de homicídios dolosos, cifra bastante superior ao Estado da Baja California, que registrou 2.179 assassinatos e ocupa o segundo lugar no relatório mais recente do Ministério da Segurança do México.

Até fevereiro de 2019, dados oficiais contabilizaram 40 mil pessoas desaparecidas, 1,1 mil covas clandestinas e 26 mil corpos sem identificação nos necrotérios do país.

À época, o subsecretário de Direitos Humanos da Segob, Alejandro Encinas, disse que o México se tornou “uma enorme cova clandestina”. O problema se agrava porque, segundo dados oficiais, investigações policiais no México só conseguem apontar a autoria de 5 em cada 100 assassinatos.

A Comissão Nacional de Busca de Pessoas apontou em outubro que Guanajuato é o segundo Estado com maior número de desaparecidos (1.216), atrás apenas de Jalisco.

No final de setembro, também em Guanajuato, foram encontrados 17 sacos plásticos com restos humanos no município de Irapuato.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …