Cientistas proclamam um novo Estado-nação no Espaço

(dr) Asgardia

Mais de 50.000 pessoas já se inscreveram online para fazer parte de Asgardia, o novo estado-nação

Mais de 50.000 pessoas já se inscreveram online para fazer parte de Asgardia, o novo Estado-nação

Um grupo de cientistas lançou o que eles dizem ser um novo Estado-nação pacifista no Espaço, chamado Asgardia.

De acordo com o website do Estado-nação, Asgardia “se tornará um lugar em órbita que é verdadeiramente uma terra de ninguém”.

O grupo pretende lançar seu primeiro satélite no final do próximo ano. Também espera um dia ser reconhecido pela ONU.

Porém, alguns especialistas têm dúvidas sobre a viabilidade do plano, levando em conta que as leis internacionais proíbem reivindicações de soberania nacionais no espaço exterior.

Projeto ousado

O projeto é dirigido pelo International Aerospace Research Center (ou Centro Internacional de Pesquisa Aeroespacial) com sede em Viena, na Áustria, uma empresa privada fundada pelo cientista russo e empresário Igor Ashurbeiyli.

A nova nação, cujo nome deriva de uma cidade no céu da mitologia nórdica, clama oferecer uma plataforma independente, livre do constrangimento das leis de um país terrestre.

O grupo diz que vai abrir novas oportunidades no Espaço para o comércio, ciência e povos de todos os países do mundo.

Mais de 50.000 pessoas já se inscreveram online para fazer parte do Estado-nação – a ser Cidadãos de um lugar onde provavelmente nunca poderão ir.

Os “cidadãos” de Asgardia, que serão examinados antes da admissão, devem obter passaportes, conforme explica à BBC Lena de Winne, membro sênior da equipe do projeto, que trabalhou para a Agência Espacial Europeia por 15 anos.

“É claro que é difícil entender o conceito de como você pode ser um cidadão de algo em que você não pode colocar o pé”, disse.

“Mas eu sou uma cidadã dos Países Baixos e agora estou em Paris. Não há nada de incomum nisso, se você é um cidadão de um país onde você não vive e onde não vai”.

(dr) ROOM

O conceituado cientista e empresário russo Igor Ashurbeyli, fundador do Centro Internacional de Pesquisa Aeroespacial, anuncia a criação de Asgardia, o novo estado-nação no espaço

O conceituado cientista e empresário russo Igor Ashurbeyli, fundador do Centro Internacional de Pesquisa Aeroespacial, anuncia a criação de Asgardia, o novo Estado-nação no Espaço

Competições estão agora sendo realizadas para decidir o hino nacional do novo Estado-nação, e o design da bandeira de Asgardia.

Problemas

Segundo o professor Sa’id Mosteshar, diretor do Instituto de Política Espacial e Direito de Londres, na Inglaterra, é difícil que Asgardia seja reconhecida pelo direito internacional.

“O Tratado do Espaço Exterior aceito por toda a gente diz muito claramente que nenhuma parte do espaço exterior pode ser apropriada por qualquer Estado”, disse à BBC.

Como Asgardia não será associada a um território autônomo, com os seus “cidadãos” permanecendo em terra, suas perspectivas para o reconhecimento são escassas.

O projeto está sendo financiado pessoalmente pelo Dr. Ashurbeiyli no momento, mas o grupo anunciou que vai procurar crowdfunding.

Este aspecto do crowdfunding sugere que os fundadores do grupo “não têm qualquer plano de negócios real, crível”, disse o professor Mosteshar.

Sobre os aspectos jurídicos, o Dr. Ashurbeiyli afirmou que quer criar uma “nova realidade jurídica no Espaço”.

“O projeto é a criação de um novo quadro para a posse e nacionalidade no Espaço, que irá se adaptar as leis do espaço exterior atuais que regem a responsabilidade, a propriedade privada e as empresas para que sejam adequadas à finalidade na nova era da exploração espacial”, argumentou em um comunicado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …