O casal mais recente da família real britânica, Príncipe Harry e Meghan Markle, afirmou que irá se retirar da realeza britânica. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação do casal, que vai buscar fazer uma transição para manter uma vida financeira por fora dos bens britânicos.
O duque e a duquesa de Sussex afirmaram que manterão uma vida entre o Reino Unido e os Estados Unidos, mantendo negócios e estabilidade financeira por fora dos ganhos da família real com o imposto da população britânica. Entretanto, a ideia não é uma saída radical, mas uma passagem da renda pública para a renda privada.
Segundo o casal, a ideia já vinha sido discutida há muito tempo, e maturou na cabeça do casal. O anúncio oficial ainda diz que a intenção dessa mudança geográfica tem como grande fator a criação de seu filho. Harry e Meghan desejam dar à criança os conhecimentos da vida na tradição da família real, mas também fazer com que o menino conheça a vida de plebeu.
O comunicado ainda afirma que ambos manterão lealdade integral à Majestade Rainha Elizabeth II, ao Reino Unido e à Commonwealth, a comunidade de estados independentes controlados pela monarquia britânica. Markle é a primeira mulher afrodescendente a participar da família real inglesa.
Confira o comunicado do casal:
“Após muitos meses de reflexão e discussão interna, nós escolhemos fazer uma transição esse ano para começar um novo papel na instituição da família real. Nós deixaremos o posto de membros ‘senior’ da família real e trabalharemos para conquistarmos independência financeira, enquanto apoiaremos totalmente a Majestade da Rainha.
É com o seu encorajamento, particularmente após os últimos anos, que nos sentimos preparados para fazer esse ajuste. Planejamos agora balancear nosso tempo entre o Reino Unido e a América do Norte, continuando a honrar a Rainha, a Commonwealth e nossos protegidos. Esse balanço geográfico permitirá ao continuidade da tradição real para o nosso filho e proverá a nossa família o espaço para se focar nos próximos capítulos, incluindo a nossa nova entidade de caridade.
Nós esperamos compartilhar todos os detalhes desse novo passo no futuro, enquanto continuamos leais a Majestade, ao Príncipe de Gales, ao Duque de Cambridge e todos os partidos relevantes. Até lá, por favor aceitem nossa mais profunda gratidão pelo seu apoio contínuo.”
// Hypeness