Rainha Elizabeth convoca reunião de família

Facundo Arrizabalaga / EPA

A Rainha Isabel II de Inglaterra

Encontro é destinado a discutir o futuro papel de Harry e Meghan na monarquia e tentar resolver crise, após casal anunciar afastamento da realeza britânica. “Somos entidades separadas”, diz príncipe William sobre irmão.

A rainha Elizabeth 2ª convocou os principais membros da família real britânica em sua residência em Sandringham, na Inglaterra, para discutir na segunda-feira o futuro papel na monarquia do príncipe Harry e sua mulher, a duquesa de Sussex, Meghan Markle.

Além de Harry, devem participar da reunião seu irmão, o príncipe William, e seu pai, Charles, enquanto Meghan participará por telefone do Canadá, disse neste domingo (12/01) um porta-voz do Palácio de Buckingham.

A reunião deve analisar os “próximos passos” a serem tomados em relação ao casal, que na semana passada anunciou que planejar se distanciar de seus deveres como representantes da monarquia e dividir seu tempo entre o Reino Unido e a América do Norte.

Um dos pontos a ser esclarecido é quanto dinheiro os dois receberão do príncipe Charles no futuro – até agora, o herdeiro do trono financia 95% do orçamento de seu filho Harry com verba de seus ativos privados, de acordo com relatos da imprensa.

Também está na agenda a questão sobre se o casal pode manter seus títulos reais, de acordo com o jornal Sunday Times, além da questão de quais negócios eles poderão fazer no futuro. Na quinta-feira, a rainha deixou claro desejar que uma “solução viável” seja encontrada rapidamente.

A família real deve analisar possíveis planos que foram elaborados em coordenação com oficiais do governo britânico e do Canadá, onde presumivelmente os duques desejam estabelecer uma residência.

O anúncio inesperado de Harry e Meghan, que dizem que pretendem “trabalhar para ser financeiramente independentes“, surpreendeu e causou desconforto entre os outros membros da monarquia, tendo levantado dúvidas sobre as futuras fontes de financiamento dos duques de Sussex.

O tabloide The Sunday Mirror diz que o casal discutiu seus planos com o cantor Elton John antes de informar a rainha.

Já o jornal The Times afirma que o príncipe William expressou sua “tristeza” pelo fato de a família real não ser mais uma “equipe”. De acordo com o jornal, William disse a um amigo próximo: “Eu coloquei meu braço em volta do meu irmão a vida toda, mas agora não posso mais fazer isso. Somos entidades separadas”.

O especialista em finanças da família real David McClure afirmou, em entrevista à agência de notícias Associated Press, duvidar que Harry e Meghan possam continuar vivem como membros da família real e como indivíduos privados ao mesmo tempo. “Como você pode ficar metade dentro e metade fora ao mesmo tempo, meia semana realizando tarefas públicas e a outra metade ganhando seu próprio dinheiro com televisão, palestras e livros? Isso é cheio de armadilhas“, avalia, lembrando que casos similares não deram certo no passado.

De acordo com uma sondagem publicada pelo jornal Sun, os britânicos já formaram sua opinião: 81% dos entrevistados acreditam que Harry e Meghan não deveriam receber apoio financeiro da família real nem do Estado, 46% querem que os dois percam seus títulos de nobreza.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …