Rainha Elizabeth convoca reunião de família

Facundo Arrizabalaga / EPA

A Rainha Isabel II de Inglaterra

Encontro é destinado a discutir o futuro papel de Harry e Meghan na monarquia e tentar resolver crise, após casal anunciar afastamento da realeza britânica. “Somos entidades separadas”, diz príncipe William sobre irmão.

A rainha Elizabeth 2ª convocou os principais membros da família real britânica em sua residência em Sandringham, na Inglaterra, para discutir na segunda-feira o futuro papel na monarquia do príncipe Harry e sua mulher, a duquesa de Sussex, Meghan Markle.

Além de Harry, devem participar da reunião seu irmão, o príncipe William, e seu pai, Charles, enquanto Meghan participará por telefone do Canadá, disse neste domingo (12/01) um porta-voz do Palácio de Buckingham.

A reunião deve analisar os “próximos passos” a serem tomados em relação ao casal, que na semana passada anunciou que planejar se distanciar de seus deveres como representantes da monarquia e dividir seu tempo entre o Reino Unido e a América do Norte.

Um dos pontos a ser esclarecido é quanto dinheiro os dois receberão do príncipe Charles no futuro – até agora, o herdeiro do trono financia 95% do orçamento de seu filho Harry com verba de seus ativos privados, de acordo com relatos da imprensa.

Também está na agenda a questão sobre se o casal pode manter seus títulos reais, de acordo com o jornal Sunday Times, além da questão de quais negócios eles poderão fazer no futuro. Na quinta-feira, a rainha deixou claro desejar que uma “solução viável” seja encontrada rapidamente.

A família real deve analisar possíveis planos que foram elaborados em coordenação com oficiais do governo britânico e do Canadá, onde presumivelmente os duques desejam estabelecer uma residência.

O anúncio inesperado de Harry e Meghan, que dizem que pretendem “trabalhar para ser financeiramente independentes“, surpreendeu e causou desconforto entre os outros membros da monarquia, tendo levantado dúvidas sobre as futuras fontes de financiamento dos duques de Sussex.

O tabloide The Sunday Mirror diz que o casal discutiu seus planos com o cantor Elton John antes de informar a rainha.

Já o jornal The Times afirma que o príncipe William expressou sua “tristeza” pelo fato de a família real não ser mais uma “equipe”. De acordo com o jornal, William disse a um amigo próximo: “Eu coloquei meu braço em volta do meu irmão a vida toda, mas agora não posso mais fazer isso. Somos entidades separadas”.

O especialista em finanças da família real David McClure afirmou, em entrevista à agência de notícias Associated Press, duvidar que Harry e Meghan possam continuar vivem como membros da família real e como indivíduos privados ao mesmo tempo. “Como você pode ficar metade dentro e metade fora ao mesmo tempo, meia semana realizando tarefas públicas e a outra metade ganhando seu próprio dinheiro com televisão, palestras e livros? Isso é cheio de armadilhas“, avalia, lembrando que casos similares não deram certo no passado.

De acordo com uma sondagem publicada pelo jornal Sun, os britânicos já formaram sua opinião: 81% dos entrevistados acreditam que Harry e Meghan não deveriam receber apoio financeiro da família real nem do Estado, 46% querem que os dois percam seus títulos de nobreza.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …

Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa

Na próxima semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai destruir um satélite, lançando-o em direção à atmosfera da Terra, só para vê-lo queimar durante a reentrada. Sim, tudo de propósito. Trata-se de um experimento muito …

Pé Grande vagueia pelo Reino Unido enquanto centenas de relatos são registrados

Apesar de a lenda do Pé Grande ser tipicamente americana, centenas de pessoas relataram ter visto a enigmática criatura em diversas localidades do Reino Unido. Se por um lado o Reino Unido é um país relativamente …

Um terço de todas as espécies de animais e plantas pode desaparecer em 50 anos

Um novo estudo da Universidade do Arizona (EUA) estimou que um terço de todas as espécies de plantas e animais do planeta pode ser extinta em até 50 anos devido aos efeitos da mudança climática. Para …

Huawei ataca governo dos EUA e lembra caso Snowden

Em comunicado publicado nesta quinta-feira (13), a Huawei voltou a se defender dos ataques feitos pelos Estados Unidos nesta semana, afirmando que, se tem alguém envolvido com espionagem internacional, esse alguém é justamente o governo …

Os efeitos políticos e religiosos do encontro entre Lula e o papa

Reunião no Vaticano vai além de troca de gentilezas entre dois líderes sul-americanos. Para especialistas, audiência tem repercussões para o ex-presidente, o PT e a própria Igreja Católica, que vive disputa de poder. A reunião entre …

Candidato de Macron à prefeitura de Paris renuncia devido a escândalo sexual

Reviravolta na campanha pelas eleições municipais em Paris a apenas um mês da votação. O candidato do partido presidencial, Benjamin Griveaux, renunciou nesta sexta-feira (14) à corrida pela prefeitura da capital. A decisão foi anunciada …

Sim, essa foto de uma manta rosa é real

A imagem acima foi publicada recentemente pela Australian Geographic. A cor pouco usual da manta, no entanto, chamou a atenção do público, que cogitou a utilização de Photoshop. O animal é realmente cor de rosa, no …

Vacina universal? Descoberto 'calcanhar de Aquiles' da maioria dos vírus

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos permitiu encontrar o "calcanhar de Aquiles" da maioria dos vírus que afetam a humanidade, descoberta que poderia levar a uma vacina universal. Os cientistas do Hospital Geral de Massachusetts (MGH), …