Elizabeth Warren abandona a corrida à Casa Branca

A senadora Elizabeth Warren anunciou nesta quinta-feira (5) que decidiu abandonar a disputa pela nomeação democrata para a eleição presidencial dos Estados Unidos.

A decisão pegou muita gente de surpresa, já que há quatro dias Elizabeth Warren disse que continuaria na corrida esperando fazer a diferença na convenção democrata em julho.

Sem indicar se vai apoiar outro candidato, a senadora de Massachusetts parece ter mudado de ideia após a derrota na Super Terça, em que chegou na terceira colocação em seu próprio estado.

Elizabeth Warren, 70 anos, concentrou sua campanha no combate à corrupção em Washington e no desejo de levar o Partido Democrata um pouco mais para a esquerda. Ela também se concentrou em políticas direcionadas a grandes fortunas, o que fez de Michael Bloomberg um alvo nas primárias.

Muitos acreditam que ela desempenhou um papel importante na derrota do bilionário, principalmente por causa dos ataques lançados contra ele durante os debates na televisão.

Agora que Warren está fora da corrida, a questão é saber quem ela vai apoiar. Politicamente, a senadora está mais próxima de Bernie Sanders, mas também poderia optar por apoiar Joe Biden na esperança de obter uma posição-chave para executar suas políticas caso o ex-vice-presidente vença a eleição presidencial.

A pré-candidata progressista que chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto disse que sai das primárias do partido, mas não abandona a luta. “Posso não estar na corrida para a presidência em 2020, mas essa luta, a nossa luta, não acabou”, afirmou.

Duelo entre Sanders e Biden

Com a saída de Elizabeth Warren da disputa, a primária democrata deverá ser um duelo entre Bernie Sanders, senador de Vermont de 78 anos com ideias mais próximas às de Warren, mas ainda mais radicais, e o moderado ex-vice-presidente Joe Biden, de 77 anos, ganhador de 10 dos 14 estados na disputa eleitoral da Super Terça.

Warren nunca conseguiu formar uma ampla coalizão de apoio que se traduzisse em êxito nas urnas. Ela não venceu em nenhuma das quase 20 primárias democratas realizadas até agora e sofreu derrotas particularmente humilhantes em Massachusetts, estado que representa no Senado, e em Oklahoma, onde foi criada.

A decisão de Warren de abandonar a corrida foi anunciada um dia depois de o bilionário ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg desistir da campanha e dar seu apoio a Biden.

A outra mulher na corrida pela indicação democrata é a representante do Havaí Tulsi Gabbard, de 38 anos, em último lugar e sem qualquer chance de deslanchar na campanha.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …