Tecnologia de controle e de leitura mental estão próximas

Segundo R. Douglas Fields, pesquisador de desenvolvimento e plasticidade do sistema nervoso nos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, em breve, tecnologias como leituras elétricas e estimulação elétrica do cérebro poderão nos ajudar a diagnosticar e tratar diversas condições mentais.

Enquanto isso representa uma evolução e um avanço enorme para a medicina, existem também diversas questões éticas envolvidas com essas técnicas de leitura e controle mentais.

A habilidade de manipular a atividade elétrica do cérebro humano pode ser uma revolução no diagnóstico e tratamento de doenças mentais do mesmo nível que a bioquímica foi para o diagnóstico de diversos fatores de risco e doenças corporais.

Por exemplo, quando você vai ao médico, ele pode lhe pedir um exame de sangue para determinar a saúde de seu corpo. Se você descobre que possui colesterol alto, o médico pode lhe informar que este é um fator de risco para derrame e lhe explicar que medidas você pode tomar para diminuir esse risco.

De maneira semelhante, o monitoramento de apenas alguns minutos de atividade cerebral pode revelar muitas coisas sobre nossa saúde mental, desde doenças neurológicas até habilidades cognitivas até doenças mentais, como déficit de atenção e hiperatividade e esquizofrenia.

O problema é como aplicar esse conhecimento. Para o diagnóstico ou tratamento de alguma condição, é certamente excelente. Mas existem algumas fronteiras perigosas. Por exemplo, padrões de atividade elétrica no cérebro também podem revelar se a cognição de uma pessoa é normal ou anormal.

Fields explica que analisar a mente através das ondas elétricas captadas por uma touca de eletroencefalograma pode levar a várias descobertas: pode servir para medir o QI de uma pessoa, para identificar seus fortes e fracos cognitivos, para identificar traços de personalidade e até para determinar a aptidões de aprendizado.

Por exemplo, a atividade elétrica de uma criança em idade pré-escolar pode ser usada para predizer quão bem ela será capaz de ler quando for à escola.

Em seu livro “Electric Brain” (em tradução literal, “Cérebro Elétrico”), Fields conta que ele mesmo foi submetido a esse tipo de teste e, depois de ter suas ondas cerebrais registradas usando eletroencefalograma por apenas cinco minutos, o neuropsicológico Chantel Prat, da Universidade de Washington (EUA), lhe disse que aprender uma língua estrangeira seria difícil para o cientista por conta de ondas beta fracas em uma parte específica de seu córtex, responsável pelo processamento de linguagem.

De fato, Fields já estudou alemão e espanhol, mas não conseguiu dominar nenhuma dessas línguas e não pode falá-las.

Até aí, tudo bem. Mas como essa forma de “leitura cerebral” poderá influenciar a vida das pessoas, suas escolhas de educação e carreira, caso se torne corriqueira? É isso que ainda não sabemos.

Um estudo conduzido pelo neurocientista Marcel Just e seus colegas da Universidade Carnegie Mellon (EUA) utiliza ressonância magnética para decifrar os pensamentos de uma pessoa através de padrões complexos de atividade cerebral.

Eles podem determinar, através apenas da leitura da atividade cerebral de uma pessoa, em qual número ela está pensando ou qual emoção está sentindo, por exemplo.

Essa pesquisa tem diversas implicações. Just e sua equipe podem prever se uma pessoa está pensando em se suicidar somente ao analisar como seu cérebro responde a palavras como “morte” e “felicidade”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …