Tecnologia de controle e de leitura mental estão próximas

Segundo R. Douglas Fields, pesquisador de desenvolvimento e plasticidade do sistema nervoso nos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, em breve, tecnologias como leituras elétricas e estimulação elétrica do cérebro poderão nos ajudar a diagnosticar e tratar diversas condições mentais.

Enquanto isso representa uma evolução e um avanço enorme para a medicina, existem também diversas questões éticas envolvidas com essas técnicas de leitura e controle mentais.

A habilidade de manipular a atividade elétrica do cérebro humano pode ser uma revolução no diagnóstico e tratamento de doenças mentais do mesmo nível que a bioquímica foi para o diagnóstico de diversos fatores de risco e doenças corporais.

Por exemplo, quando você vai ao médico, ele pode lhe pedir um exame de sangue para determinar a saúde de seu corpo. Se você descobre que possui colesterol alto, o médico pode lhe informar que este é um fator de risco para derrame e lhe explicar que medidas você pode tomar para diminuir esse risco.

De maneira semelhante, o monitoramento de apenas alguns minutos de atividade cerebral pode revelar muitas coisas sobre nossa saúde mental, desde doenças neurológicas até habilidades cognitivas até doenças mentais, como déficit de atenção e hiperatividade e esquizofrenia.

O problema é como aplicar esse conhecimento. Para o diagnóstico ou tratamento de alguma condição, é certamente excelente. Mas existem algumas fronteiras perigosas. Por exemplo, padrões de atividade elétrica no cérebro também podem revelar se a cognição de uma pessoa é normal ou anormal.

Fields explica que analisar a mente através das ondas elétricas captadas por uma touca de eletroencefalograma pode levar a várias descobertas: pode servir para medir o QI de uma pessoa, para identificar seus fortes e fracos cognitivos, para identificar traços de personalidade e até para determinar a aptidões de aprendizado.

Por exemplo, a atividade elétrica de uma criança em idade pré-escolar pode ser usada para predizer quão bem ela será capaz de ler quando for à escola.

Em seu livro “Electric Brain” (em tradução literal, “Cérebro Elétrico”), Fields conta que ele mesmo foi submetido a esse tipo de teste e, depois de ter suas ondas cerebrais registradas usando eletroencefalograma por apenas cinco minutos, o neuropsicológico Chantel Prat, da Universidade de Washington (EUA), lhe disse que aprender uma língua estrangeira seria difícil para o cientista por conta de ondas beta fracas em uma parte específica de seu córtex, responsável pelo processamento de linguagem.

De fato, Fields já estudou alemão e espanhol, mas não conseguiu dominar nenhuma dessas línguas e não pode falá-las.

Até aí, tudo bem. Mas como essa forma de “leitura cerebral” poderá influenciar a vida das pessoas, suas escolhas de educação e carreira, caso se torne corriqueira? É isso que ainda não sabemos.

Um estudo conduzido pelo neurocientista Marcel Just e seus colegas da Universidade Carnegie Mellon (EUA) utiliza ressonância magnética para decifrar os pensamentos de uma pessoa através de padrões complexos de atividade cerebral.

Eles podem determinar, através apenas da leitura da atividade cerebral de uma pessoa, em qual número ela está pensando ou qual emoção está sentindo, por exemplo.

Essa pesquisa tem diversas implicações. Just e sua equipe podem prever se uma pessoa está pensando em se suicidar somente ao analisar como seu cérebro responde a palavras como “morte” e “felicidade”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …